Como Vender Produtos Pela Internet No Instagram

Que tal transformar o Instagram em uma máquina de vendas? Descubra agora como você pode usar sua conta no Instagram para vender produtos pela internet (tanto novos quanto usados).

O artigo Como vender pela internet com o Instagram se divide nos seguintes passos:




  1. Preparando seu perfil de vendas
  2. Fotos 
  3. Descrições 
  4. Pagamento e entrega
  5. Transforme seu Instagram em uma vitrine com o Instagram Shopping 
  6. Dicas extras

Como vender pela internet com o Instagram
Como vender seus produtos pela internet com o Instagram


Preparando seu perfil de vendas

Aqui é aonde você criará uma conta no Instagram dedicada só para vender pela internet. Não é recomendável sua própria conta pessoal pois isso pode irritar muitos de seus seguidores e você deixará de desfrutar das vantagens que apenas um perfil comercial oferece.

E essas vantagens podem fazer toda diferença no seu negócio. Para isso basta acessar suas configurações e clicar na opção "Mudar para conta comercial".
vender com uma conta comercial no instagram

Dentre os benefícios desse tipo de conta você tem os botões interativos e acesso a dados estatísticos como número de visualizações do seu conteúdo postado. 

São informações valiosas que você irá obter, para assim descobrir o que está trazendo melhores resultados na sua página e trabalhar cada vez mais em cima disso.

O perfil comercial ideal no Instagram deve ser capaz de:
Transmitir com clareza o que seu negócio faz
Mostrar a personalidade da empresa
Convencer o cliente a executar uma ação

Veja como você pode fazer isso:
Adicione uma hashtag de marca e o link para outro perfil
Se sua marca possui outro perfil no Instagram relacionado ao seu negócio, considere colocar o link desse perfil na bio para que seus clientes possam conhecer.

Se você criou hashtags específicas para sua marca, adicione uma delas na bio para que as pessoas encontre os posts mais relevantes do seu negócio com apenas um toque no link.

O design do perfil
Uma bio com o formato de lista (quebras de linha) e acompanhada de emojis é muito bem aceita no Instagram. Apenas evite exageros nos emojis para não deixar seu perfil “poluído”!

Call to action
O que você quer que seu visitante façam depois de visualizar seu perfil? Crie as chamadas para ação ou call to action com base nisso (ex: telefone ou e-mail)

Informações de contato
Inclua as principais informações de contato na bio, como número de telefone, endereço de email, e loja virtual caso tenha.

Caso não tenha uma loja virtual, você precisará de uma conta no Paypal ou outro processador de pagamentos, e os materiais para o envio dos produtos. Não se preocupe, veremos isso em detalhes mais adiante.

Fotos

como vender pela internet no instagram
Como Vender Seus Produtos Pela Internet Com o Instagram - Fotos 

Independente de como você irá vender pela internet uma coisa é certa: capriche sempre nas fotos! Principalmente se você vai fazer isso em um aplicativo o qual fotos são o maior propósito.

Faça o melhor possível para conseguir fotos limpas, de qualidade e acima de tudo que faça os produtos parecerem tão atraentes como eles são na vida real.

Usar filtros uma vez ou outra pode ajudar, mas evite excessos. 

Você pode tirar fotos tanto diretamente do Instagram e digitar a descrição ali na hora e postar. Ou tirar todas as fotos do seu smartphone primeiro e então postá-las todas depois.

Caso seu smartphone não garanta fotos com uma qualidade muito boa, utilize uma câmera digital, faça um belo tratamento em um editor de imagens e depois transfira as fotos para seu aparelho.

E se estiver em suas condições, considere investir em um fotógrafo e serviço profissional de edição de imagens para as fotos do seu produto gerarem o melhor resultado. Afinal, é do Instagram que estamos falando.

Descrições 

Certifique-se de ser bastante claro e convincente quando descrever um item.

A foto em si já explicará muito sobre o produto, mas garanta que outras informações importantes como tamanho, cor, marca, alguma falha (no caso de produtos usados) e, caso haja, outros detalhes relevantes.

Ser criativo também conta muito e pode ser interessante usar um pouco de storytelling para falar do seu produto de um jeito diferenciado dos seus concorrentes e que encante os visitantes.

Pagamento e entrega


vendas pelo instagram
Como Vender Seus Produtos Pela Internet Com o Instagram - Entrega

Você pode optar por utilizar o Paypal para as transições do pagamento (até mesmo pela sua forma segura e prática de usar), você pode proceder da seguinte maneira para aceitar os pagamentos:

1) Peça aos seus compradores para deixar seu endereço de email e envie uma solicitação de pagamento. Se for conveniente para você, dê o prazo de 24 horas para o pagamento. Toda comunicação com seu cliente pode ser feita via Direct.

2) Quando você enviar a solicitação de pagamento, inclua para qual item é, preço e qual seu nome no Instagram. Isso ajudará seu comprador a saber quem ele está pagando e pelo o que.

3) Assim o Paypal enviará um email contendo instruções com detalhes de como efetuar o pagamento usando o Paypal.

4) Também ajudará você quando estiver embalando o produto, principalmente se tiver 1-2 para enviar.

5) Vale lembrar que é recomendável também obter uma balança que pese em quilos e gramas.

6) Preencha o formulário no Paypal e ele permitirá que você imprima os dados do envio. Ele também anexará um número de rastreamento para essa transação então não haverá dúvidas se o produto foi enviado ou não.

Transforme seu Instagram em uma vitrine com o Instagram Shopping

Recentemente o Instagram lançou uma atualização que permite marcar a foto de um produto com o nome e valor deste. Dá para marcar até 5 produtos por foto. Ao ser clicado, redireciona o usuário para a página de detalhes do produto.

E caso o usuário tenha interesse em comprar, ele pode clicar no link "Visualizar no site" e vai direto para a página de compra da loja virtual.

O melhor é que esse recurso está disponível mesmo se você não tiver uma loja virtual! Nesse caso você precisaria de uma página no Facebook vinculada à conta comercial do Instagram o qual você vende os produtos. 

Além disso, a página do Facebook precisa ser no modelo Compras e ter a guia loja ativada. 

configurar página modelo de compra no Facebook

Depois disso os mesmos produtos que você vende no Instagram tem de ser adicionados na guia Loja da página do Facebook.

E depois de tudo configurado, terá de aguardar até que o catálogo de produtos seja vinculado no Instagram. E quando isso acontecer, você o encontrará na opção Compras que fica dentro das configurações do Instagram. 

Um último detalhe importante é que para o recurso de marcação de produtos funcionar, é preciso que você tenha pelo menos 9 publicações de produtos no Instagram. 

E nesse caso em específico, ao invés de adicionar o link da do produto na loja virtual, você adicionaria o link para um processador de pagamentos como Paypal ou Pagseguro e assim o cliente poderá efetuar a compra.

Dicas extras de como vender pela internet com o Instagram:

Marque seus posts com hashtags relacionadas ao seu negócio ou contendo o nome do produto que está vendendo para alcançar uma audiência maior. Mas nada de exageros! Até 10 hashtags está de bom tamanho.

Use stories. Você sabia que mais de 300 milhões de contas visualizam stories todos os dias? Isso são dados do próprio Instagram For Business!

Stories atualmente é um dos maiores aliados para quem tem um negócio no Instagram, sele ele qual for. Portanto nem pense em deixar esse valioso recurso de lado se quiser vender bem.

Interagir é super importante, principalmente se você está começando, então aproveite para fazer parte de discussões interessantes sobre assuntos variados com seus possíveis clientes.

Seja responsável e educado. Interagir de forma agradável com seus clientes não custa nada. Evite tratamentos e linguajar rude e faça de tudo para não atrasar as entregas, pois quanto maior a demora maior será a indignação do cliente e tenha certeza de que ele compartilhará essa experiência com mais pessoas.

Mantenha sempre os custos em mente. Despesas de envio, suprimentos e taxas do Paypal. Você pode optar por incluir a despesa de envio em seus preços e se você já tem alguma experiência com vendas, pode estipular os valores, embora algumas pessoas prefiram calcular o frete baseado no CEP e no peso do produto.

Use o bom senso. Assim como há pessoas na qual vale a pena comprar, há outras que não. Então trabalhe para ser justo (tanto para você quanto para seus clientes) em seus preços.

Concluindo

Em relação às maneiras mais conhecidas de como vender pela internet, vender no Instagram, é um modelo que caiu nas graças de vários empreendedores e empresas devido principalmente a praticidade que o aplicativo oferece para os negócios.

Seja para vender novos ou usados, seguindo os passos certos, você encontrará lá pessoas que se interessarão pelos seus produtos. Seu público está lá, pode acreditar.

Mesmo sendo um espaço cada vez mais disputado por comerciantes, estamos falando de um aplicativo que em um espaço de tempo relativamente pequeno alcançou a marca de um bilhão de usuários. Portanto, mãos à obra e boas vendas!

Quer saber mais? Então veja:
Como preparar um produto para vender online e enviar pelos Correios
Como começar a vender online gastando menos
11 Dicas imperdíveis para vender mais roupas pela internet
Iniciar um negócio online: 5 coisas que você precisa saber antes de começar

8 comentários
  1. Tem uma ferramenta chamada NowLink, onde você consegue levar o cliente direto do Instagram para a página do produto da foto postada. Mais uma dica boa! www.nowlink.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa dica do NowLink! Pena que eles não disponibilizam o valor da assinatura no site. :-(

      Excluir
  2. Mto boaa dicas. Obrigada

    ResponderExcluir

Receba dicas valiosas no seu email

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...