7 dicas para fazer sua primeira venda na internet em 2023


Conseguir fazer a primeira venda na internet é sem dúvidas, um dos momentos inesquecíveis na carreira daqueles que trabalham com vendas online.

De maneira geral pode parecer algo simples, mas existem muitos começando nesse ramo que suam a camisa para alcançar tal feito.


Como fazer minhas primeiras vendas na internet 2018
Como fazer minhas primeiras vendas na internet
em 2023? 

Mas, mesmo diante de tamanha dificuldade, há ações a serem tomadas que podem facilitar a tão desejada primeira venda. Não é algo fácil ou mágico, precisará de dedicação e paciência, mas com certeza valerá a pena o esforço.

Veja agora quais são as 7 dicas que irão lhe ajudar a realizar sua primeira venda na internet em 2023:

1 - Escreva um artigo e compartilhe no seu blog

Blogs são muito importantes pela capacidade de estarem em constante movimento. E isso ajuda muito no quesito ranqueamento, fazendo com que ele se torne um canalizador de tráfego qualificado direto para seu site de vendas.

Além disso, esta também é uma chance de você promover seu produto de uma forma mais abrangente e convincente.

Então se você tem um blog dedicado a sua loja virtual, escreva sobre seu produto falando da descrição, benefícios e até um estudo de caso se você tiver. Desta maneira você poderá mostrar aos seus visitantes que você conhece bem o seu produto e é uma autoridade no nicho em que atua. 

Compartilhe seu post e seu blog nas redes sociais ou se for o caso em um site de press release como o Online PR News ou o Press Release Brasil.

2 - Publique press-releases online

Enviar um press release para os melhores press releases existentes na internet é uma maneira eficiente de apresentar o seu negócio online para as pessoas. Sites desse tipo tem uma grande audiência e isso podem favorecer em sua primeira venda.

Existem muitos sites bons de press releases sejam eles gratuitos como o Online PR News, ou pagos (DinoPRNewswire). 
Primeira venda online press release dino

Claro que os pagos prometem mais audiência e distribuição melhor. Mas no geral, sites de PR podem ser bons para criar uma ligação entre você e seus compradores em potencial e lhe ajudar a fazer sua primeira venda.

Contudo, seja bastante cauteloso quando for utilizar press releases. Evite de usar o mesmo texto em vários PR para não ser penalizado pela Google e arruinar seu negócio.

3 - Frequente fóruns regularmente

Fóruns de discussões online são ótimos lugares para lhe fornecer dicas sobre o setor em que sua loja virtual atua, responder perguntas, e conseguir alguns clientes. Pesquise no Google fóruns ativos que podem estar diretamente relacionados ao seu nicho.

Quando você fazer uma postagem, certifique-se de que não está quebrando nenhuma das regras ao divulgar seu produto. 

Fique por dentro dos limites e permissões do fórum e cumpra-os. Utilizar seu avatar, assinatura e página de perfil para promover sua marca, normalmente são aceitos dentro das regras.

Cuidado para não se sentir tentado a postar o tempo todo. Seja profissional. Nenhum fórum irá tolerar divulgação constante ou posts cheios de links para seu blog ou página de produtos da sua loja virtual.

Agir de tal maneira, só irá prejudicar sua marca online diante de outros usuários. Então, mantenha um ritmo de postagem que seja suficiente apenas para as pessoas notarem sua atividade e não para produzir spam.

4 - Experimente vender em redes sociais

Você pode utilizar as redes sociais para divulgar seus produtos postando imagens e vídeos ou até mesmo utilizá-las para comunicar e incentivar o engajamento de clientes e compradores em potencial. 

Apesar de que você está trabalhando para realizar sua primeira venda, tenha sempre em mente primeiro de construir relações nas redes sociais. Daí quando você conseguir estabelecer um relacionamento sólido, as vendas acontecerão naturalmente.

Redes sociais como Facebook e Instagram estão aí para ajudar tanto quem está começando quanto quem já está há algum tempo no mercado, a conseguir vender ainda mais na internet.

5 - Comece um programa de marketing de afiliados

Se você quer alcançar uma extensão ainda maior de seus compradores online, talvez você queira considerar o marketing de afiliados. Dessa forma, outras pessoas (afiliados) irão lhe ajudar a vender seus produtos através de seus sites e blogs por uma justa porcentagem ou comissão. 

Este pode ser um bom método para gerar não somente sua primeira venda, mas também as próximas, especialmente se os afiliados são bem confiáveis e possuem alto reconhecimento.

6 - Envie amostras grátis para influenciadores

Influenciadores são pessoas com elevado poder de influência na internet que tem a habilidade de persuadir outras pessoas para fazer algo, ou nesse caso, comprar algo.

Blogueiros e pessoas que se destacam por serem bastante ativas nas comunidades e redes sociais são exemplos de influenciadores.

Tente entrar em contato com essas pessoas para fazer reviews dos seus produtos. Você pode enviar para eles amostras grátis e pedi-los para que eles publiquem um feedback em seus blogs ou redes sociais.

Quando esses influenciadores escrevem, tweetam, postam ou criam um vídeo sobre o seu produto, sua loja virtual e os produtos ganham publicidade instantânea graças aos seguidores. 

Além de enviar amostras grátis para eles, você pode também realizar uma entrevista e postá-la em seu blog ou rede social e o mais importante, marcar o influenciador.

Ele ou ela será notificado e provavelmente compartilhará o vídeo ou entrevista com seus seguidores.

7 - Faça parte de sites de comparação de preços

Sites de comparação de produtos como o Google Shopping lhe permitirão postar seus produtos no site e comparar os preços com outras lojas online que vendem os mesmos produtos que os seus.
Embora a maioria das pessoas que frequentam esse tipo de site esteja mais interessada nos preços, há aqueles que consideram a qualidade do produto como prioridade.

Então evite baixar o preço do seu produto a fim de se manter competitivo ou então você acabará prejudicando seu negócio.

Hora de começar 2023 vendendo bem


Fazer a primeira venda na internet pode ser uma tarefa difícil e as vezes o tempo que isso leva para acontecer pode ser frustrante. Todavia, se você for paciente e trabalhar de verdade, com o auxílio dessas dicas e estratégias, o grande momento acontecerá em questão de pouco tempo. 

Agora que você possui novas dicas, que tal começar a colocá-las em prática e fazer acontecer? Boas vendas!

Ah e se por acaso você ainda está decidindo o que vender, veja essa lista de 5 produtos que vendem muito bem na internet em qualquer época.

Quer saber mais? Então veja:
O que vender na internet para ganhar um dinheiro extra?
Como vender produtos pela internet usando uma loja virtual
11 Dicas imperdíveis para vender mais roupas pela internet
4 tipos de sites eficientes de vender seus produtos pela internet

3 comentários
Unknown disse...

Boa tarde! Possuo duas lojas online: uma Natura e outra do Magazine Luisa. Não consegui vender nada no Magazine Luisa e no da Natura somente uma amiga comprou. Isso é muito desanimador. O da Natura paguei pelo trafego na página. Contratei 10.000 clicks. O site do trafego disse que foram 6.800 cliks até o momento, a Natura me informa que foram 5.000. Porém não houve nenhuma compra na página. Realmente vender online não é fácil mesmo com propaganda.

Carlos Sousa disse...

Rosane boa noite!
Realmente vender online é uma experiência tão desafiadora quanto vender offline.
Conheço pessoas que já passaram por situações como a sua mas ainda assim não desistiram. Até eu mesmo já tive muita dificuldades para construir um público com esse blog. mas tanto as pessoas quanto eu mesmo não desistiram e hoje graças a Deus, consegui fazer o blog crescer.

O que pode ter ocorrido em sua campanha, é você não ter escolhido as palavras chaves certas para fazer com que as pessoas já caiam na sua página de vendas com a intenção de compra.
A pesquisa cuidadosa de palavras chave e segmentação do público alvo é o passo fundamental no planejamento de uma campanha de anúncios. Seja no Google Adwords ou Facebook Ads. Além disso, você também pode usar outras estratégias com um custo menor. Utilizar outras redes e aplicativos com Instagram ou os grupos de venda no WhatsApp e Facebook. Além disso há as estratégias offline que você pode conferir aqui: http://www.comovenderpelainternet.net.br/2014/09/como-vender-pela-internet-fora-da-internet.html

Se precisar de mais orientações, você pode entrar em contato comigo pela página de contatos do blog que terei o prazer em ajudar.

Unknown disse...

Ter um Marketplace vale muito a pena mesmo, obrigado pelas dicas. Eu tenho meu marketplace montado há 2 anos e minhas vendas melhoraram muito. Para conseguir gerenciar tudo em uma plataforma só, contratei a Plugg.to para fazer a integração de todos marketplaces em um só lugar. Então eu não preciso entrar um a um para atualizar os dados ou estoque. Tem me ajudado bastante. Fica a dica! https://plugg.to/

Postar um comentário

Receba dicas valiosas no seu email