Como Montar Uma Loja Virtual Grátis Passo A Passo

Em nosso 4º post sobre como montar uma loja virtual, você aprenderá como criar uma loja online grátis na plataforma Loja Integrada passo a passo.

Mas antes me deixe esclarecer algumas perguntas que podem estar na sua mente agora sobre o plano grátis da Loja Virtual Integrada:

  • Quantos produtos poderão ser cadastrados? - No plano gratuito você poderá cadastrar até 50 produtos.
  • É possível adicionar um domínio próprio? - sim, você poderá adicionar seu próprio domínio na loja. Por exemplo: minhanovalojavirtual.com.br.
  • É preciso pagar alguma taxa para a Loja Integrada por cada venda? - não. Tudo que você será seu, independente da quantidade ou valor dos produtos.
  • Eu poderei realmente criar uma loja virtual na Loja integrada totalmente de graça? - com certeza. Você não pagará nada para criar e ter sua loja virtual funcionando gratuitamente.
  • Será seguro para mim e meus clientes montar uma loja virtual na Loja Integrada? - totalmente. Sua loja virtual será hospedada em servidores da Amazon com ISO 27001, sendo que este segue os padrões internacionais de Gestão de Segurança da Informação.

Agora aqui vai uma dica super importante: caso você esteja pensando em montar sua loja virtual assim do nada, sugiro que antes veja 9 coisas importantíssimas que devem ser planejadas antes de colocar seus produtos para vender online.

Pois assim você diminuirá (e muito!) os riscos de seu negócio ter grandes prejuízos logo no começo.

Dica: se você já tiver providenciado pelo menos parte das 9 coisas citadas no link acima, a criação será mais rápida. Algumas delas são:

  • Palavras chave definidas (para nome da loja, descrição dos produtos, nomes das fotos e outros textos)
  • Nome da loja
  • Fotos dos produtos
  • Outras imagens (ícone, capa, logotipo, etc)
  • Descrição dos produtos

Outra coisa: caso esteja querendo montar uma loja virtual de roupas você já tem no estoque os produtos prontos para vender? Pois caso ainda não tenha, veja onde você pode comprar roupas novas, seminovas ou usadas por ótimos preços para vender na sua loja.

Ídice de tópicos do artigo

1 - Primeiros passos - cadastrando sua loja virtual

2 - Completando as informações da sua loja virtual

3 - Melhorando a aparência da sua loja virtual (com vídeo)

4 - Adicionar páginas e conteúdo

5 - Cadastrando produtos na loja (com vídeo)

6 - Como definir as formas de pagamento e envio

7 - Integração da loja com as redes sociais

8 - Últimos passos e testes

9 - Vamos começar a vender com sua nova loja virtual?

Com isso podemos dar continuidade a criação da sua loja virtual gratuita. Outras dúvidas que surgirem vão ser respondidas no decorrer do post e se ainda restar alguma, é só comentar ok?
Como montar uma loja virtual gratis na plataforma Loja Integrada

1 - Primeiros passos - cadastro da sua loja virtual

Para começar clique nesse link e no campo abaixo de "Crie sua loja virtual grátis", digite seu email e depois clique em Criar loja. Em seguida digite seu nome, crie uma senha e tecle Enter.

Na próxima tela coloque o nome da sua loja seguido do endereço. Cuidado com endereços muito longos ou de difícil compreensão.
criando loja virtual gratis loja integrada

Quanto mais fácil de as pessoas memorizarem, melhor. Mas é legal também lembrar que se possível, colocar pelo menos uma das palavras chave principais que você irá usar na construção da sua loja virtual.

Sendo esse guia sobre uma loja virtual de roupas então o endereço ficou assim: http://temporario-bestshirt.lojaintegrada.com.br. Depois disso clique em Prosseguir.

Agora preencha esse pequeno formulário com as informações que pedem e prossiga.
dados da loja virtual gratuita

Na parte dos planos só queria fazer uma observação: note que o plano grátis permite até 5000 visitas por mês. 
loja virtual integrada plano grátis

Isso pode parecer pouco para algumas pessoas, mas é importante lembrar que são 5000 visitas únicas, ou seja se a mesma pessoa visualizar a mesma página várias vezes, ainda conta como uma única visita.

E na medida em que seu negócio for crescendo, você pode considerar aumentar o limite de visitas contratando um plano pago.

Afinal, todo negócio que tenha como objetivo crescer no futuro, precisará de investimento em algum momento.

E na próxima janela você já tem uma loja virtual pronta. Mas isso é só o começo. Vamos aos próximos passos para deixar seu ecommerce pronto e funcionando.
loja virtual gratis
Viu como é simples ter uma loja virtual gratis? Mas vamos em frente que isso é só o começo!

Depois de criar sua loja virtual dê um pulo rápido no seu email para poder confirmá-lo. Você verá uma mensagem desse tipo:
confirmação de email loja virtual integrada

2 - Completando as informações da sua loja virtual

Após a confirmação, vamos voltar ao painel principal da sua nova loja virtual. E a 1ª coisas que vamos fazer a partir de agora é adicionar o restante das informações importantes do seu ecommerce. Para isso vá na parte superior, no menu Minha loja e clique em Dados da loja

Note que as primeiras informações são do seu endereço baseado no CEP que você forneceu no cadastro lá no começo. Até um mapa de localização do endereço foi adicionado à página "Fale conosco".

Agora vamos preencher os dados que faltam:
informações da loja virtual integrada


Nome da loja no <title> - é como se fosse uma extensão do nome da sua loja. Ele será mostrado nas pesquisas logo após o nome da sua loja e na aba do navegador.

Como como a loja que criei no exemplo é de camisetas então coloquei assim: camisetas estampadas personalizadas masculina e feminina. Evite passar dos 60 caracteres (contando com espaços).

Descrição - Digite em no máx 155 caracteres (contando com espaços) um texto que melhor descreva sua loja. Lembre de inserir sua palavra chave principal, pois isso também influenciará no posicionamento do seu ecommerce. Na minha coloquei assim:

Loja virtual de t-shirts, camisetas e camisas com estampas personalizadas para moda masculina e feminina. Vendemos camisetas para todo Brasil

Endereço do blog - se você já tinha preparado um blog para seu ecommerce, então coloque o endereço dele ali. 

Ou você pode deixar isso para outra hora. Embora eu recomende que você providencie um o quanto antes. Pois ter um blog para sua loja virtual resultará em mais visitas e mais vendas para você.

Depois disso vem o telefone para contato e um outro para o WhatsApp. Se você é ativo nesse aplicativo então vale a pena deixar o contato em sua loja virtual. Muitas fazem isso hoje para usá-lo como canal de atendimento e ferramenta de marketing.

Skype e email são os dois últimos campos. É bom ter tanto um email quanto um Skype dedicado apenas para sua loja virtual. 

Fica mais profissional e assim você poderá falar apenas com clientes e não será interrompido por outras pessoas enquanto trabalha.

Por último escolha o ramo de atividade (no caso de roupas, escolhi "Moda e Acessórios"). Salve as alterações e vamos em frente. 

3 - Melhorando a aparência da sua loja virtual

Chegamos em uma das partes que mais gosto! Vamos dar um up no visual da sua loja e deixá-la irresistível. Por enquanto a minha está assim:
criando uma loja virtual na loja integrada

A primeira coisa que vamos adicionar é a logo. Caso você já tenha uma, ótimo! Senão você pode criar uma ou se não souber contrate um profissional ou peça a alguém para fazer.

Vá no menu Minha loja e clique em Logo. Depois clique em Escolher arquivo, localize a logo em seu PC e adicione em sua loja. os formatos indicados são JPEG e PNG. Na minha loja de exemplo escolhi PNG e a medida ficou 300 x 300 pixels. O tamanho do arquivo ficou em torno de 20Kb.
adicionar logo na loja virtual grátis

Ficou pequena não acha? Por isso você pode experimentar outros tamanhos e escolher o ideal para sua loja.

Aproveitando que chegamos nesse assunto, recomendo que leia esse guia completo de otimização de imagens para sua loja virtual caso você ainda não saiba como fazer. 

É super importante otimizar as imagens do seu ecommerce pois assim poderá garantir melhores posições nos resultados de pesquisa e deixar o carregamento das suas páginas mais rápido.

Para adicionar o ícone é quase a mesma coisa, porém a medida é bem menor e o formato recomendado para aparecer em todos os navegadores é o .ico. (se não tiver como pode usar um PNG ou JPEG mesmo). 

Você pode encontrar milhares de ícones nesse ou outros formatos, cores e tamanhos totalmente grátis nesse site.

Vamos agora na opção Visual da loja que fica no menu Minha loja. Como são muitas opções, para essa parte fiz um vídeo mostrando cada uma das opções que utilizei:


Você pode mudar o que quiser na hora que quiser. O interessante é fazer testes para ver quais as melhores combinações de cores, tamanhos e outros detalhes ficam melhor na sua loja.

Agora vamos adicionar um banner. No menu Minha loja, clique em banners. Note que há a possibilidade de inserir banners de diferentes tamanhos e locais da página.

Nesse exemplo vou adicionar um na parte superior de modo que apareça apenas na página inicial. Para isso vou usar o modelo "Full Banner".
loja virtual grátis integrada mudando aparência

Depois de clicar em "Criar novo banner", basta dar um nome a ele, definir em qual página ele será mostrado, se abrirá na mesma página ou em outra, título e adicionar a imagem.

É importante saber que a imagem precisa estar na medida recomendada. Por exemplo, para full banner é 1140 x 300 px.

E depois de mexer aqui e ali, a loja virtual por enquanto está assim:
loja virtual gratis montar loja virtual passo a passo
Por enquanto nossa loja virtual grátis está assim

4 - Adicionar páginas e conteúdo

Vamos adicionar algumas páginas? E um pouco de conteúdo também. Afinal nossa loja está um pouco vazia não é?

Novamente no menu Minha loja, clique em Páginas extras e na página seguinte em Criar página. Nesse exemplo vou criar uma página chamada "A loja" onde será adicionado um breve perfil da loja virtual.

O 1º item destacado em vermelho é o link da nova página. E o 2º é a ferramenta para inserir imagens na página. 

Caso a imagem ainda não esteja no servidor da plataforma, será preciso enviá-la. É simples: depois de clicar na ferramenta, vá em Enviar -> Escolher arquivo. Escolha uma imagem no seu computador, depois clique em Enviar para o Servidor e dê OK.

Na janela seguinte, digite um texto alternativo para a imagem, defina o tamanho dela e dê OK. Na minha loja virtual, cada link para página que eu criar, aparecerá no canto esquerdo no rodapé.

Para mudar a posição basta mudar o layout em Minha loja -> visual da loja.

5 - Cadastrando produtos na loja

Antes de adicionar um produto, preciso te mostrar como criar dois itens importantes para organizar sua loja: categoria e marca.

Vá em Produtos -> Categorias -> Criar categoria. Existem dois tipos: a categoria principal (pai) e a subcategoria. Por exemplo, eu criei uma categoria principal chamada Camisetas.

Lembre de descrever bem a categoria, utilizando as palavras chave da sua loja virtual, pois isso irá influenciar no SEO.

Tá vendo aquela URL destacada ali em cima? Depois de digitar a categoria, o nome dela aparece no final da URL. Mas caso ache necessário, você pode personalizá-la clicando no lápis. Desse jeito:

Por último preencha as Tag Title e Meta Tag Description.

Para adicionar a marca é quase a mesma coisa da categoria. As diferenças são que não há marca principal ou secundária, você pode adicionar uma imagem com o logotipo da marca e não há
Tag Title e Meta Tag Description para preencher.
criar loja virtual de graça adicionar marca do produto

Agora confira no vídeo o passo a passo para adicionar um produto na sua loja virtual:


Antes de terminar, gostaria de acrescentar algumas observações:
  • A imagem utilizada no exemplo está otimizada para os buscadores. Lembra que falei disso no 3º tópico?
  • Entendeu agora porque preferi criar a categoria e marca antes de adicionar um produto? Para nessa hora já ter a categoria e marca listada para escolher.
  • Depois de salvar as alterações, surgirá na parte superior direita um botão vermelho para definir o tipo de produto. Isso ficou fora do vídeo por uma falha minha (sorry!) que só percebi depois.
  • Escolha o tipo de produtos que mais combina com seu ecommerce. Como nesse exemplo é uma loja de roupas então escolhi Vestuário.
  • Descrição - além das informações principais, você pode dar um toque especial à descrição do produto para encantar/surpreender o visitante e aumentar as chances de ele comprar.
  • Se quiser saber como criar descrições que irão fazer a diferença nos seus produtos clique aqui.
  • Meta Tag Description é o texto que aparecerá junto com o link da página do produto nos resultados de pesquisa. Use sempre a palavra chave que você deseja ranquear para tal página. E cuidado com o tamanho pois o máximo de caracteres (contando espaços) é 155.

6 - Como definir as formas de pagamento e envio

Pagamento


No menu Minha loja clique em formas de pagamento. Há uma boa diversidade delas e todas estão ativas, sendo que parte delas são disponíveis apenas no plano pago (como pagamento por boleto). No exemplo escolhi a Paypal.
montar uma loja virtual gratis formas de pagamento


Depois de clicar em Paypal, ative o pagamento, e insira o email que você utilizou no cadastro de sua conta Paypal caso já tenha. Caso ainda não, note que lá mesmo há um botão para você criar sua conta.

Você também pode definir um valor mínimo para o cliente realizar pagamentos via Paypal. Há também se preferir, a opção de definir um valor mínimo para pagamento parcelado. Caso não queira nada disso, deixe os valores zerados e clique em Salvar alterações.

Envio


Vá em Minha loja -> Formas de envio.  Depois escolha uma das formas de envio para sua loja. Aqui escolhi via PAC.
como montar uma loja virtual grátis formas de envio

Depois de escolher a forma de envio, ative-a e adicione as seguintes informações:

  • CEP de origem - o seu CEP
  • Prazo adicional - dias a mais adicionado ao prazo de envio. Por segurança, a quantidade recomendada é 1.
  • Acrescentar o frete - você tem 2 opções: adicionar um valor fixo, ou uma % para o valor do produto. Escolha a qual melhor se adequar ao seu negócio.
  • Possui contrato com os correios? - referente à lojas virtuais que fazem parcerias com os Correios para serviços de entrega, tendo benefícios como desconto no envio além de não precisar pagar na hora pelas postagens. Para saber mais clique aqui.
  • Serviços adicionais prestados pelos correios - serviços adicionais para tornar ainda mais eficiente a experiência de entrega dos produtos (todos são pagos) e o valor de cada um será acrescentado ao frete:
  1. Entrega em mão própria
  2. Declarar valor dos produtos
  3. Aviso de recebimento

Por último salve as alterações. Repita o procedimento para outras formas de pagamento que você achar necessárias. Esteja ciente de que dependendo da forma de envio podem haver mais opções para configurar.

7 - Integração da loja com as redes sociais

Nem pense em deixar de lado as redes sociais! Sua loja virtual tem de estar lá. Clicando em Redes sociais (no menu Minha loja) você poderá adicionar o link da página da sua loja em cada uma das principais redes sociais. Se você ainda não criou, poderá fazer mais tarde. Porém, quanto antes fizer melhor.
loja virtual grátis nas redes sociais
Depois de adicionar os links, clique em Salvar alterações. Assim os links farão parte da loja virtual na parte de contato. E isso também é bom para o link building SEO.

8 - Últimos passos e testes

Não vá cair na besteira de montar toda sua loja virtual e depois lançá-la para começar a vender sem ao menos se certificar se tudo está funcionando direito.

Já pensou se na hora de sua primeira venda, ocorre algum erro na hora de o cliente realizar o pagamento?

Portanto verifique tudo direitinho, teste todas as páginas, cadastre-se em sua própria newsletter, simule uma compra e toda vez que você fizer mudanças em sua loja, visualize-a em seguida.

9 - Viu como você mesmo pode montar sua loja virtual?

Chegamos ao fim de um imenso post. Espero muito que ele tenha ajudado você na sua tarefa de criar seu ecommerce. E como eu falei lá no começo, se há dúvidas, pergunta para mim nos comentários.

E depois que sua loja estiver pronta para vender você já sabe como irá realizar sua primeira venda? Não? Então descubra aqui.

Saiba também como usar o Facebook para conseguir mais vendas e dê uma olhada em minha série especial de SEO para lojas virtuais para conseguir posições ainda melhores nas pesquisas da Google.

E se você chegar à conclusão de que a plataforma Loja Integrada não é para você, então experimente algo mais completo como a Shopify ou UOL Host.

8 comentários
  1. Muito bom seu blog, estou aprendendo bastante, está de parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alex! Fico feliz em saber que está aprendendo mais sobre o ecommerce, lojas virtuais e vendas online através de nosso blog!

      Excluir
  2. Eu não tenho uma loja física, e portanto não gostaria que meu endereço pessoal aparecesse. Alguma sugestão? Esse site é apenas para quem possui loja física?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Karen!

      A plataforma é tanto para quem tem loja física, quanto para quem não tem e está interessado em ter a loja virtual apenas. E em relação ao endereço, quando for imprimir seu pedido, o endereço cadastrado aparecerá na etiqueta do remetente. Os dados são mostrados no site de forma obrigatória pois é exigido por lei, segundo o Decreto Federal 7962/13.

      Excluir
  3. Preciso ter um cnpj para criar minha loja virtual? e para fazer parceria com Correios e os parceiros de pagamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Isaque!

      É possível montar sua loja virtual utilizando o seu CPF na hora do cadastro. E para fazer parceria com os correios, dê uma olhada neste guia, desenvolvido pela própria equipe da Loja Integrada: http://blog.lojaintegrada.com.br/faca-um-contrato-com-os-correios/

      Em relação à forma de pagamento, esta informação pode ser útil para sanar sua dúvida: https://atendimento.lojaintegrada.com.br/manuais/formas-de-pagamento/como-configurar-uma-forma-de-pagamento-para-receber-do-cliente/

      Excluir
  4. Olá!
    Uma pergunta: a pessoa pode comprar com cartão de crédito e débito ou parcelar a compra normalmente?

    Obgda!

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu fiz uma loja virtual no www.clasf.com.br para que a minha loja tenha mais visibilidade e o pessoal conheça. O blog está muito legal, parabéms pela informação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...