Vale a Pena Anunciar no Google Adwords ou Em Outro Serviço PPC?

anunciar no google adwords
Google Adwords - Publicdade Online

Anunciar no Google Adwords ou em outro serviço de publicidade PPC (Pay Per Click) é uma maneira bastante popular fazer a publicidade da maioria dos sites. Principalmente para aqueles que dependem constantemente do tráfego dos buscadores para gerar lucros em seus negócios online (seja ele uma loja virtual ou outro site de ecommerce).

Aqui o proprietário do site de ecommerce irá pagar empresas como a Google (Google Adwords) ou outros serviços que trabalham de forma semelhante, um valor concordado toda vez que um internauta clicar no anúncio no qual os levarão ao site ou no caso.

Estes são anúncios colocados normalmente no topo e no lado direito das páginas dos resultados de pesquisa(SERPs) no qual são considerados “hotspots” para anunciar.

anunciar no google adwords resultados das pesquisas
Anúncios pagos na 1ª página dos resultados de pesquisa


Sendo um proprietário de uma loja virtual ou outra plataforma de vendas online você definitivamente gostaria de tirar proveito do grande benefício de anunciar no Google Adwords, mas para isso há um preço. E é a partir desse fator que a questão de anunciar no Google Adwords é para você e se vale a pena ou não, surgem na mente.

A melhor maneira de responder essas questões é compreendendo os diferentes prós e contras de anunciar no Google Adwords, no qual você verá nos próximos parágrafos deste artigo.

Vantagens de anunciar no Google Adwords

v vantagens de anunciar no google adwords
Vantagens de anunciar no Google Adwords


Anunciar no Google Adwords tem vários benefícios para blogs, lojas virtuais e outras páginas na internet que podem ser:

Controle de custos eficiente – Esse tipo de publicidade lhe permite controlar quanto você gasta em sua campanha publicitária. Ao fazê-lo você pode evitar ultrapassar seu orçamento da campanha. Você pode trabalhar em uma campanha de PPC com uma quantidade fixa em mente, e quando o limite for alcançado, seus anúncios serão removidos das páginas dos resultados de busca.

Mensurável – esta é outra vantagem no qual serve de grande incentivo para donos de lojas virtuais experimentarem anunciar no Google Adwords. Utilizando certas ferramentas de análise e relatórios da empresa contratada, você pode contar e medir quantos cliques seus anúncios conseguem obter, fazendo desta sua maior vantagem em relação aos métodos tradicionais de publicidade.

Publicidade direcionada – Sua publicidade só aparecerá para os internautas que pesquisam por palavras-chave definidas. Isso torna sua publicidade muito mais relevante para a busca feita pelo usuário e dessa forma aumentar as chances de ele clicar e ser direcionado para o seu site.

Aumento da visibilidade online – Optando pela publicidade online de PPC, você estará pagando aos mecanismos de busca para colocar seu site de ecommerce no topo das páginas de resultados das pesquisas. Este é um grande meio de fazer sua nova loja virtual ganhar destaque em menor tempo.

Se você tem muita concorrência, ficar à frente nos resultados de busca será um dos seus maiores desafios e anunciar no Google Adwords pode lhe ajudar (e muito) a resolver esse problema. Colocar sua loja virtual nos “hotspots” das páginas de resultados dos sites de busca dará a você uma vantagem sobre sua concorrência.

Desvantagens de anunciar no Google Adwords

x desvantagens de anunciar no google adwords
Desvantagens de anunciar no Google 

Embora anunciar no Google Adwords seja uma prática conhecida por trazer vários benefícios para lojas virtuais e outras atividades no ecommerce, há também falhas e desvantagens que devem ser levados em conta nesse processo:

Preços das palavras-chave – Ao contratar o serviço de publicidade de PPC, você estará dando lances por certas palavras-chave que você estará usando em sua campanha. Palavras-chave são precificadas diferentemente, dependendo de quantos dos seus concorrentes com anúncios PPC estão ofertando lances por elas.

Quanto mais concorrentes tiver, mais altos serão os lances. Se você tem um limite bem definido na carteira, as melhores palavras-chave definitivamente irão para seus concorrentes.

Risco de Fraude – Esse caso aqui não se aplica ao Google Adwords. Porém, se você não tomar cuidado, você pode acabar se tornando uma vítima de fraude de PPC. O que acontece é que há algumas empresas que irão lhe encorajar a organizar uma campanha de PPC com eles. Mas, ao invés de usuários da internet, serão essas empresas fraudulentas que irão clicar em seus anúncios.

E com isso o dinheiro que você investiu rapidamente se esgotará sem que você faça sequer uma venda.

Há outras empresas como a Google que oferecem esse tipo de serviço de maneira confiável. Tudo depende de uma criteriosa pesquisa. Por isso é preciso estar sempre atento a empresas no qual você contratará esse tipo de serviço na internet.

Não caia na tentação de ofertas com preços aparentemente excelentes de publicidade online. Faça uma boa pesquisa antes, para descobrir quais as empresas que trabalham de forma séria nesse setor.

Chances de baixo resultado em campanhas de curto prazo – Campanhas de anúncios de PPC são raramente considerados métodos de publicidade de curto prazo. Uma vez que o dinheiro investido na campanha acabar, seus anúncios serão removidos das páginas dos resultados de pesquisa reduzindo assim, sua visibilidade online.

Se você falhou em tornar seu site, blog ou loja virtual memorável para os clientes que lhe encontraram durante a campanha e nem sequer eles o adicionaram aos favoritos, você pode nunca conseguir vê-los de novo.


E então? Para você vale a pena anunciar no Google Adwords (ou em outros serviços do gênero)?

Anunciar no Google Adwords pode ser uma forma de publicidade online bastante poderosa considerando todos os benefícios mencionados nos tópicos acima, mas como também foi dito, não sem os inconvenientes.

Se você planeja utilizar esse tipo de serviço para aumentar o número de clientes e vendas na internet, você precisa seriamente analisar o quanto lhe é permitido investir e quais metas a serem alcançadas com isso.

É preciso colocar os prós e contras da publicidade PPC na balança, medi-los e decidir cuidadosamente se os prós vão prevalecer sobre os contras ou não.

Quer saber mais? Então veja:
18 Técnicas de SEO Para Sites Ecommerce
[Ebook grátis] Guia de SEO Para Sites de Ecommerce
Porque Anunciar no Facebook?
Guia de SEO definitivo de otimização de fotos para lojas online
9 ideias de negócios e produtos para vender na internet em tempos de crise

Nenhum comentário
Postar um comentário

Receba dicas valiosas no seu email