Como Montar e Personalizar Uma Loja Virtual na UOL Host

Vamos ver agora nesse tutorial bem explicadinho como montar uma loja virtual passo a passo, na plataforma UOL Host e deixá-la pronta para começar a vender seus produtos na internet.

Mas antes, aqui vai uma dica super importante: caso você esteja pensando em montar sua loja virtual assim do nada, sugiro que antes veja 9 coisas importantíssimas que devem ser planejadas antes de colocar seus produtos para vender online.

Pois assim você diminuirá (e muito!) os riscos de seu negócio ter grandes prejuízos logo no começo.

Nota: se você já tiver providenciado pelo menos parte das 9 coisas citadas no link acima, a criação será mais rápida. Algumas dessas coisas são:

  • Palavras chave definidas (para nome da loja, descrição dos produtos, nomes das fotos e outros textos)
  • Nome da loja
  • Fotos dos produtos
  • Outras imagens (ícone, capa, logotipo, etc)
  • Descrição dos produtos

Outra coisa: para o caso de você estar montando uma loja virtual de roupas, e ainda estiver adquirindo produtos para seu estoque, veja onde você pode comprar roupas novas, ou usadas por ótimos preços para revender na sua loja.

Mas, se você já organizou tudo, está com os produtos no estoque e chegou na etapa decisiva para criar sua loja online e começar a vender, então vamos direto ao ponto e ver como ter sua loja virtual na UOL Host!
como montar uma loja virtual de roupas passo a passo
Como montar uma loja virtual na plataforma UOL Host

Montando sua loja virtual: primeiros passos

Antes de tudo você precisa escolher um dos planos disponíveis na UOL Host para montar sua loja. Se está começando, este plano é o ideal para você.

Ao escolher o plano você irá para uma página onde adicionará seu email e logo depois criará um cadastro no site para depois escolher a forma de pagamento.
cadastro montar uma loja virtual uol host
Digite seu email principal e clique em 'Continuar' para concluir seu cadastro no site
Depois de se cadastrar, realizar o pagamento e este for confirmado, você terá o link de acesso para começar a montar sua loja virtual. Na página inicial do painel administrativo você verá as seguintes informações:
UOL Host montar loja virtual

Clique em Começar agora. E a janela que você verá em seguida é:

criar uma loja virtual uol host

Clique em Prosseguir e na janela depois dessa em Começar agora.

começar-a-montar-uma-loja-virtual-de-roupas-na-uol-host


Agora clique em Começar.
iniciar-criação-de-loja-virtual-na-uol-host

A primeira coisa a ser feita é digitar o nome da sua loja. Como você ainda não adicionou o domínio próprio então ficará assim: nomedasualojavirtual.minhalojanauol.com.br. Depois do nome, vem o ícone da sua loja (que aparecerá no canto superior esquerdo da página).
montando uma loja virtual de roupas

É preciso ter muito cuidado para não escolher um arquivo grande. O ícone é pequeno então algo em torno de 64 pixels está bom. Se você mesmo souber criar um ícone, ótimo. Senão, peça ou contrate alguém para isso.

Ou você pode visitar esse site e pesquisar por um ícone relacionado à sua loja virtual, é possível baixar em diversos formatos, cores e tamanhos diferentes. Dê preferência ao formato PNG ou JPG.

Depois do ícone, escolha a cor padrão da sua loja. Cuidado na hora de escolher cores e não exagerar em cores muito diferentes. Prefira manter o padrão. Por exemplo: fundo branco e os outros detalhes com uma ou no máximo duas cores.

A etapa seguinte é adicionar seu primeiro produto. Insira todos os detalhes possíveis pois isso influenciará no SEO e consequentemente no posicionamento da página deste produto nos resultados de pesquisa. Veja o exemplo:
cadastrar produto  montar loja virtual de roupas

Note que "Camiseta Cavalera estampada preta" apresenta bastante informações sobre o produto. Fazendo isso em todos os que você irá vender, aumentará as chances de as pessoas encontrá-los na internet.

Adicione as informações de medidas também. Nesse caso é a medida da embalagem. E na hora de definir o peso, leve em consideração a embalagem.

Para adicionar a imagem do produto, faça o mesmo que fez para adicionar o ícone. E em seguida chegamos em um ponto importantíssimo: como trabalhar com as imagens da sua loja virtual

Tamanho da imagem, tamanho do arquivo, formato, cor de fundo, nome do arquivo da imagem são itens que se você não trabalhar direito, poderá fazer com que sua loja leve mais tempo para carregar e perca valiosas posições nos resultados de pesquisa da Google. 

E como eu sei que você não quer que isso aconteça, recomendo (muito!) que leia esse guia completo de otimização de imagens para lojas virtuais.

Agora vamos em frente. Depois de cadastrar seu primeiro produto, você verá a seguinte informação:
começar a vender  em uma loja virtual uol host

Acessando sua nova loja virtual

De fato, sua loja está pronta para começar a vender como diz ali na mensagem. Mas você só cadastrou um produto até agora lembra? E além de adicionar os restantes, preciso te mostrar outras coisas para fazer. Então, clique em Ir para o Painel da loja.

uol host montar loja virtual passo a passo

Você pode acessar normalmente o Painel Administrativo da sua loja virtual através desse link. E a imagem acima, é para você acessar o mesmo painel de uma maneira alternativa. Mas para isso será preciso criar um novo usuário.

Se você quiser, então faça assim: Acesse o Painel Administrativo normalmente. E na página de administração da sua loja virtual, clique em Administrar loja.

como montar loja virtual uol host


Na janela seguinte, na parte inferior esquerda clique em Configurações Gerais, depois em Usuários Administradores.
loja virtual uol host configurações gerais

Na janela de Administradores de loja virtual, clique em Criar novo, preencha os campos e clique em Cadastrar. Obs.: a senha tem de ser diferente da que você criou no primeiro cadastro lá no começo.

De volta à janela de Usuários Administradores, no novo usuário que você criou e clique em Detalhes. Na janela seguinte dê um clique em Liberar Acesso de Todos. Isso fará com que o novo usuário que você adicionou tenha acesso a todas as opções e configurações de sua loja virtual.

Hora de personalizar sua loja virtual

Veja agora em vídeo como customizar sua loja virtual e deixá-la com uma aparência de acordo com o tipo de produto que você pretende vender:


Cadastrando um novo produto na sua loja virtual

Vimos no começo como adicionar um produto na sua loja online, mas é preciso deixá-lo com o máximo de informação possível. Na página de administração, note que há três passos faltando. O primeiro é adicionar o resto dos produtos. Clique lá.

As informações iniciais dos produtos você já sabe, então vamos avançar um pouco para essa parte:
adicionar marca para os produtos da loja virtual

Para adicionar a marca e fornecedor é simples: clique em Criar nova marca, digite o nome depois em Cadastrar. O procedimento é o mesmo para o fornecedor, porém ao invés de Cadastrar você clica em Inserir.
criar marca e categorias de produtos na loja virtual uol host

Agora para categoria, você tem a opção de adicionar uma principal ou subcategoria. Por exemplo categoria Camisas e dentro desta, a subcategoria Camisas Femininas. Para ficar mais claro, o link para essa página na sua loja virtual ficaria assim:

www.nomedasualoja.com.br/produtos/camisas/camisas-femininas

Outra opção interessante no cadastro de produtos é a de exibir um certo produto na vitrine da sua loja por determinado período de tempo. Ideal por exemplo para destacar seus produtos que estão vendendo mais.

cadastrando produto loja virtual uol host

Agora que sabe como criar categorias, confira nesse passo a passo em vídeo como adicionar um produto à sua loja:



Domínio e email personalizado para sua loja virtual

E novamente, confira mais um vídeo dessa vez sobre como fazer para adicionar um domínio próprio e email personalizado em sua loja virtual:


Viu como é fácil montar uma loja virtual na UOL Host?

Com isso, seu projeto de começar a vender produtos na internet está a apenas alguns passos (ou cliques) de se tornar realidade! Mas caso você ainda não tenha se decidido totalmente clique aqui para conhecer as vantagens do plano da UOL Host.

E caso prefira deixar a UOL Host para um projeto futuro, veja aqui como você pode criar uma loja virtual totalmente de graça passo a passo.

Vou deixar também dicas especialmente para você que está começando seu negócio de vendas online.

Um comentário
Genilson disse...

Qual melhor investimento hoje a curto prazo

Postar um comentário

Receba dicas valiosas no seu email