Montar Uma Loja Virtual: 9 Coisas Para Você Fazer Antes de Começar

Você já está super empolgado para montar uma loja virtual toda sua não é?

Mas se você deu um pulinho aqui nesse artigo é porque quer ter certeza se está fazendo tudo direitinho antes de lançar oficialmente sua loja online.


Então veja agora quais são as 9 coisas que você precisa fazer antes de dar vida a sua loja.




montar uma loja virtual como começar
9 coisas que você precisa fazer ants mesmo de montar sua loja online


1 - Pesquisar a concorrência

A primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar seus concorrentes. Dê uma olhada em lojas virtuais que estão vendendo os mesmos produtos (ou semelhantes) que você irá vender.

Reúna o máximo possível de informação e através dessas crie estratégias para combater sua concorrência. Compare os principais aspectos da sua loja com os dos seus concorrentes, analise de maneira realista e depois disso pergunte a si mesmo se ela é capaz de competir com as outras.

  • Em que ponto sua loja sairá na frente?
  • Preço? Qualidade?
  • Prazo de entrega?
  • Seus produtos estão bem definidos?
  • Suas estratégias para promover seus produtos são tão boas quanto ou melhores que as da concorrência?

Se você não for capaz de competir com eles então é melhor rever seu negócio ou sua loja virtual será uma grande perda de dinheiro. Estamos falando aqui de um dos passos mais importantes em todo o processo de lançamento do seu negócio!

Só lembrando que pesquisa de concorrência é uma das etapas da pesquisa de mercado que você mesmo pode fazer até online. Se quiser saber como dê uma lida nesse artigo.

2 - Planejamento do SEO

Ao contrário do que muitos pensam, SEO não é algo que você aplica em seu site durante o processo de criação, mas antes disso. As pesquisas de palavras chave devem ser feita antes mesmo de você pensar em “rascunhar” sua loja.

Nome da loja, páginas, descrição dos produtos e outras coisas vêm depois de sua pesquisa de SEO estiver pronta. A lista de produtos que você irá vender devem estar em sintonia com a pesquisa de palavras chave realizada.

Se essa tarefa é árdua para você considere contratar uma consultoria de SEO para ajudar você a identificar as principais palavras chaves a serem usadas em sua loja e os passos certos para ranqueá-las na primeira página dos buscadores.

Há também ferramentas como a Google Adwords  KeyWord PlannerSEMRush ou Ubersuggest que serão grandes companheiras durante esse processo.

E claro que é preciso levar duas grandes coisas em consideração aqui: tempo e investimento. A otimização de um site para alcançar a primeira página é um processo de longo prazo. Por isso que é bom pensar em investir em campanhas de cliques pagos como a Google AdWords para resultados mais imediatos.

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3 - Imagens dos produtos

Prepare as imagens de todos os produtos que você irá adicionar em sua loja. Se for preciso tirar novas fotos desses produtos você vai querer que sejam além de bonitas, precisas e convincentes.

Então o que fazer? Se você tiver reservado parte do investimento para as imagens da loja, então contrate um fotógrafo. Mas caso isso não seja possível você mesmo pode fazer as fotos com uma câmera digital ou celular de boa resolução.

Há vários vídeos no Youtube ensinando como preparar o cenário e a câmera para garantir ótimas fotos dos produtos.

Além disso as fotos precisam ser otimizadas para ajudar a melhorar o posicionamento da sua loja nos resultados de pesquisa. Veja como você mesmo pode fazer isso nesse guia super completo.

4 - Descrição dos produtos

Não deixe isso para depois! Como você não tem ideia de quanto texto será preciso escrever, garanta que todas ou pelo menos quase todas as descrições dos produtos estejam prontas, pois isso influenciará na taxa de conversão e no ranqueamento da sua loja virtual nas páginas de busca.

As descrições funcionarão como agentes de venda em sua loja. Pois lá deverão estar todas as informações que os visitantes desejarão saber antes de tomar uma decisão em relação ao produto.

Portanto se você quer encantar e convencer os visitantes a comprar seu produto através de descrições irresistíveis dos seus produtos, clique aqui.

5 - Páginas de conteúdo

Não esqueça que cada loja virtual tem páginas estáticas que precisam de conteúdo também. Normalmente elas são a “Sobre”, “Contato”, “Perguntas frequentes”, “Política de troca/devolução”, etc. Fazendo isso você estrá alimentando sua loja com mais conteúdo e o SEO agradece.

Por isso que é importante ter esse tipo de informação já escrito para quando você estiver montando a loja não precisar ficar pensando no que escrever nessas páginas. Assim como no caso da descrição.

6 - Blog dedicado à sua loja virtual

Isso mesmo, um blog! Se você realmente quer pessoas com intenção de compra visitando sua loja o quanto antes, ter um blog com artigos otimizados e com links apontando para as páginas dos produtos fará com que mais pessoas conheçam sua loja virtual.

Mesmo que sejam apenas algumas postagens, construa um blog com conteúdo relacionado aos produtos que você irá vender. Se bem que antes mesmo do blog é preciso já ter as postagens para quando você terminar de montá-lo, já ter algum conteúdo pronto para alimentá-lo.

Um exemplo: se você pretende vender roupas infantis, então porque não criar um blog com excelentes dicas para as mamães de primeira viagem cuidar bem de seus pequenos? Elas irão adorar.

E entre uma postagem e outra elas terão vontade de comprar um conjuntinho novo, ou acessório para a princesinha dela. E essa é a oportunidade de deixar ela saber que em sua loja ela encontrará isso e muito mais.

Quanto mais postagens otimizadas você fizer, mais tráfego e inscritos você conseguirá apenas com o blog.

Quer saber mais sobre os benefícios que essa incrível ferramenta pode trazer para sua loja virtual?clica aqui!

7 - Frete

Quais países você irá realizar entregas? Ou atuará unicamente no Brasil? Você irá oferecer frete grátis mediante alguma condição (para comprar acima de X valor, por exemplo)? E quanto isso irá custar a você? É preciso saber disso antes de definir o preço final do seu produto.

Além do mais, a plataforma que você irá usar para montar sua loja virtual oferece suporte e ferramentas para as questões relativas ao frete? Coisas como aplicações para cálculos de frete e valores exatos para serem mostrados para os clientes no checkout.

Pois se tem uma coisa que compradores online odeiam é não saber o tempo de entrega e preço do frete. Se você vai vender para fora então precisará verificar todos os regulamentos necessários para cada país que você for realizar uma entrega.

8 - Escolha sua plataforma cuidadosamente

Escolha uma plataforma de ecommerce que seja além de popular, com suporte e ferramentas eficientes e que ofereça uma grande variedade de belos designs e estilos para uma loja virtual.

Se você vai querer evitar contatos com códigos, linguagens de programação e coisas do tipo, plataformas como a Shopify, Prestashop (Cloud), UOL Host ou Loja Integrada é o que você precisa para ter sua loja pronta em pouco tempo com planos bem acessíveis para iniciar com uma boa quantidade de produtos.

Agora se você domina linguagens de programação, dê uma olhada na Wordpress com um dos plugins mais populares para ecommerce como o Jigshop ou WooCommerce, na Magento ou uma solução open source dedicada para ecommerce tipo a Open Cart.

Artigo Relacionado: Como montar uma loja virtual na plataforma UOL Host

9 - Newsletter

Uma das armas secretas do ecommerce são as newsletters. Quando você fizer uma venda, convide o cliente para se inscrever na newsletter da sua loja virtual. Em adição, garanta que tenha uma área de inscrição simples para ela na homepage ou topo da sidebar e fácil de ver.

E seu sistema de ecommerce permitir isso, incentive a inscrição com um pequeno cupom de desconto na primeira compra. Funciona bem.

Poucas coisas se comparam a isso. Sério! Pense bem: uma campanha de email marketing irá colocar você na caixa de entrada de seus inscritos e aí as oportunidades são muitas: oferecer cupons, ofertas especiais, anunciar novos produtos, além de ajudar seu público oferecendo informação útil.

Lembra do blog para sua loja virtual que falei no tópico 6? Não esqueça de capturar inscritos lá também. Adicione um formulário simples de inscrição no topo da sidebar e no final das postagens.

Das plataformas de email marketing que posso lhe indicar são: Mailchimp (uso e gosto muito!) Aweber ou Clickmail.

Prefira ter tudo configurado antes de sua loja ficar online. Afinal, se alguém visitar seu site e querer mais, eles irão se inscrever para não perder nada.

Na Shopify, por exemplo, depois de você montar uma loja virtual, há a opção de deixar uma "página em construção" com um formulário simples para as pessoas se inscreverem e receberem as novidades futuras.

Portanto, se eles se inscreverem, estarão na expectativa de em breve estar recebendo emails com novidades. Com essa estratégia você aumenta suas chances de ter vários inscritos antes mesmo de lançar sua loja, ansiosos pelo que ela irá oferecer futuramente.

Além disso, é importante também já ter um bom conteúdo preparado para eles quando a loja online estiver funcionando. Assim você irá atender às expetativas ou quem sabe superá-las, dependendo do conteúdo que você enviar regularmente.

Pronto para montar uma loja virtual de sucesso?


Então, como você vai contar para o mundo sobre sua mais nova loja virtual? Apenas um press release não será o bastante (embora seja recomendável você fazer). 

Você precisará de um plano mais robusto para atrair a atenção do máximo possível de pessoas logo de cara. Você pode fazer isso oferecendo um desconto em todo o site. Ou lançar algum tipo de sorteio. 

Tente construir uma comunidade engajada nas redes sociais da sua loja virtual antes do lançamento e compartilhe mensagens. Entre essas mensagens deixe seus seguidores sabendo o dia do lançamento da sua loja e o que eles vão encontrar de bom lá.

Uma vez que o grande dia chegar, certifique-se de que seu plano de lançamento seja consistente e leve em consideração cada lugar na qual você tenha uma presença online.

Veja também como você pode usar o Facebook para aumentar suas vendas nesse artigo.

Um comentário
ze disse...

qual o valor pra entrar no negocio


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