18 Técnicas de SEO Para Sites de Ecommerce - Parte1

Esta é a primeira série de artigos que escrevo no blog. E o tema escolhido foi técnicas de SEO para sites de ecommerce.


São 18 práticas que você poderá adotar para seu site de ecommerce no qual poderão aumentar significativamente suas vendas.


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18 Técnicas de SEO Para Sites de Ecommerce - Parte 1


Técnica 1 - Como lidar com produtos esgotados?

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Técnicas de SEO - como lidar com produtos esgotados

Há vários fatores envolvidos aqui. E por isso a resposta pode variar. Mas considere seguir essas dicas:

Mantenha as páginas lá - Se depois esse item estará de volta ao estoque então deixe as páginas dele do jeito que estão. Não delete, oculte ou a substitua. Não adicione outros produtos nela ou redirecione os visitantes para outra página.

Ofereça itens alternativos - Se produtos específicos são vendidos, ofereça alternativas altamente relevantes através nos widgets do site. Veja alguns exemplos:

  • O mesmo produto em outras cores 
  • Modelos ou versões novas 
  • Produtos idênticos de outras marcas 
  • Outros produtos na mesma categoria com a mesma qualidade e preço 

Você estará oferecendo aos clientes um ótimo serviço e isso os deixará satisfeitos. Fazer isso também ajudará os mecanismos de busca a descobrir páginas relevantes e compreender melhor a estrutura do seu site.

Informe quando terão novos produtos - Sempre ofereça uma data prevista de quando o produto estará de volta ao estoque para que os visitantes saibam voltar e comprar.

Ofereça a opção de pedido antecipado - Permita que eles façam o pedido e assuma o compromisso de que a entrega do produto será feita assim que um novo estoque chegar. Clientes em potencial que realmente querem o produto não vão se importar em esperar alguns dias extras por isso.

Facilite e compense - Garanta uma compensação oferecendo algum benefício, como uma redução no preço quando o novo estoque chegar. Isso pode os manter interessados em comprar depois.

Técnica 2 - O que fazer com produtos obsoletos ou que expiraram?

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Técnicas de SEO - Aplicando SEO em produtos obsoletos ou expirados
Todos os sites de ecommerce tem produtos que nunca voltarão a ser vendidos, como eletrônicos, ou roupas da moda que são constantemente substituídos com modelos e estilos mais novos.

Muitos sites de ecommerce apagam as páginas e nada mais fazem. De uma perspectiva do SEO, isso não é bom. Você perde valor em SEO e pessoas que adicionaram em favoritos a URL para aquela página vão encontrar uma mensagem de erro.

A melhor solução dependerá de muitas coisas:

1) URLs com redirecionamento 301 permanente para produtos expirados - Se o produto expirado é substituído por um novo modelo, utilizando um redirecionamento 301 permanente da página antiga para a URL do modelo mais novo diz ao Google que essa é a página que deve ser ranqueada. Seu valor em SEO é recuperado.

2) Redirecione para uma categoria principal - A intenção subjacente aqui é resolver o problema do visitante. Se você tem outros produtos relevantes que servem para o mesmo propósito que o do item expirado, você pode direcionar os visitantes a uma categoria principal. Isso poderá resolver o problema do visitante.

3) Apagar definitivamente as páginas, conteúdos e URLs do produto expirado - Quando você não tiver produtos que tenham uma relação bem próxima com o que expirou, você pode optar por deletar a página completamente utilizando um código de status 410 (desaparecido) no qual notifica a Google que a página foi permanentemente removida e nunca mais retornará.

4) Reutilize URLs - Se você vende produtos genéricos cujas especificações técnicas e números de modelos não são relevantes, você poderia reutilizar suas URLs. Dessa forma você vai preservar a autoridade da página e aumentar suas chances de ranquear no Google.

5) Alguns merecem ficar - Certos produtos podem ter valor informativo para determinados clientes ou outros que estão pesquisando sobre ele. Páginas assim você deixa intactas. Os últimos compradores podem obter informação, ajuda e serviço através dessas páginas.

Técnica 3 - Como lidar com produtos sazonais?

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Técnicas de SEO - Lidando com produtos sazonais

Procure reforçar as categorias dos produtos. Foque nas categorias e link produtos sazonais a elas com breadcrumbs e links nas descrições em páginas de produtos. Otimize as páginas dos produtos mais importantes com grande potencial e invista em SEO para reforçar as categorias.

Se você está lançando um produto popular e sabe que terá uma grande demanda para ele, adicione uma página de “em breve” na estrutura da URL e ofereça um conteúdo único, lance notificações e formulários de pré-venda. Integre mídias sociais nessa página e incite os prospectos com conteúdos gerados pelos próprios usuários.

Com lançamentos anuais que você sabe que serão substituídos anualmente, simplesmente adicione o ano na URL dessa forma: seusite/categoria-sub-categoria/nome-do-produto-2014 e um redirecionamento 301 para a versão seusite/categoria-sub-categoria/nome-do-produto-2015 quando a nova versão substituir a anterior.

Técnica 4 - Como aplicar SEO em produtos novos?


Técnicas de SEO - homem pensando com dúvida - homem de negócios pensando
Técnicas de SEO - aplicando SEO em produtos novos
Boa arquitetura da informação, estrutura do site e arquitetura de links internos são fatores críticos para ranquear bem as páginas de produtos novos. Faça o link entre as categorias de sua página inicial e as páginas dos níveis de categorias dos seus produtos. Isso vai garantir que o Google encontre, rastreie e indexe seu conteúdo rápido.

Otimize o tema do seu site de modo que os novos produtos sempre sejam apresentados na página inicial, onde eles serão encontrados e indexados. Uma boa arquitetura de links internos fará com que as páginas dos novos produtos sejam indexadas e ranqueadas mais rápido.

Técnica 5 - Como lidar com páginas de produtos com pouco conteúdo único?

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Técnicas de SEO - lidando com páginas de pouco conteúdo

De fato é um grande desafio administrar um site de ecommerce. Todavia, boa parte dos casos a produção de conteúdo único nas páginas dos produtos é deixada de lado. Muitos recorrem à informações deles guardadas em um banco de dados, o que resultará em problemas de conteúdo duplicado.

Algumas páginas tem apenas pouco mais do que a foto de um produto. Isso faz com que os mecanismos de busca não consigam identificar o conteúdo dessas páginas, como elas estão relacionadas a outras páginas em seu site e quão relevantes elas são para os usuários.

1) Adicione conteúdo para seus produtos mais populares. Comece identificando suas páginas de produtos mais populares e com as melhores vendas usando suas ferramentas de analytics e então atualize-as com conteúdo manualmente.

2) Reforce as categorias dos seus produtos. Você pode não conseguir produzir texto para 50.000 produtos diferentes portanto, ao invés disso, foque seu SEO em reforçar as categorias principais. Melhore a arquitetura de links internos, breadcrumbs e adicione produtos relevantes para alimentar os robôs do Google e fazer com que eles compreendam o conteúdo do seu site.

3) Adicione conteúdo gerado pelo usuário. Aqui está um meio bem efetivo de diferenciar suas páginas de produtos de outras duplicatas na internet. Mídias sociais funcionam bem. Depoimentos e avaliações de usuários ou clientes satisfeitos não irão apenas aprimorar sua campanha de SEO, mas também turbinar a taxa de conversão e vendas.

Técnica 6 - Como apresentar as descrições dos produtos dos fabricantes?

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Técnicas de SEO - descrição dos produtos

Google não suporta conteúdo duplicado. Reedição de descrições de produtos dos fabricantes é conteúdo duplicado. Porém grandes sites de ecommerce não podem reescrever todas as descrições e especificações dos produtos.

Você pode contornar esse problema adicionando conteúdo único como aqueles gerados pelos próprios usuários (comentários e análises de produtos). Incentive os usuários a comentarem. Integre as redes sociais. Permita que os usuários contem suas histórias.

Usuários felizes servirão como seus ajudantes no marketing do seu negócio.

1) Adicione conteúdo às páginas dos produtos - Aumente a qualidade e singularidade de seu conteúdo personalizando-o para resolver os problemas dos seus usuários. Adicione informação, imagens, vídeo ou sugestões para seu conteúdo.

2) Adicione uma dose de psicologia ao seu conteúdo - Descrições comuns dos produtos são entediantes e técnicas. Máquinas se sentem mais a vontade com esse tipo de descrição. Mas pessoas apostam mais em emoções e sentimentos.

Dê vida e um real sentido ao seu produto contando uma história para assim tornar a leitura da descrição do seu produto, uma experiência única.







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