Por Que Anunciar No Facebook E Como Definir O Anúncio Ideal Da Sua Campanha

Porque anunciar no Facebook? Vale a pena investir nisso? Quais os melhores anúncios? Aí estão algumas perguntas feitas por muita gente interessada em começar com esse tipo de publicidade. E se você está lendo este artigo, possivelmente é uma dessas pessoas.

Pois continue lendo para encontrar as respostas e conseguir definir o formato de anúncio que irá funcionar melhor para sua campanha, seja ela para um negócio online ou offline.

Quais as vantagens de anunciar no Facebook Ads?


porque anunciar no facebook ads
Saiba à partir de agora porque vale a pena investir em Facebook Ads e 
como definir o melhor anúncio para sua campanha

Independente de sua página ser de uma loja virtual, blog ou até mesmo um negócio local, anunciar no Facebook pode lhe gerar inúmeros benefícios, dependendo do objetivo da campanha:

  • Gerar reconhecimento do seu negócio na internet
  • Gerar mais tráfego para o site
  • Aumentar o engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.)
  • Aumentar o número de leads
  • Tornar seu negócio local mais fácil de encontrar
  • Aumentar consideravelmente as vendas através do Facebook (tanto online quanto offline)

Como já dito, esses benefícios serão obtidos de acordo com o objetivo da campanha. Mas antes de definir objetivo, é fundamental que você conheça cada tipo de anúncio e para que eles servem. Veja:

Objetivos dos anúncios do Facebook 

Como você pode ver, os anúncios são organizados em três categorias: Reconhecimento, Consideração e Conversão. E abaixo estão os formatos de anúncios para cada categoria.

Formatos e tipos de anúncios do Facebook

Formatos de anúncios do Facebook

Carrossel
anúncio do facebook formato carrossel
Esse formato permite que você crie um anúncio à partir de 2 mídias ou mais, podendo ser imagens ou vídeos. 

Anúncios formato carrossel são indicados para quando se tem uma grande variedade de produtos, podendo apresentá-los em um único espaço e de uma forma mais detalhada.

A dinâmica de rolar do formato carrossel, também permite que você vá além e conte uma história do seu produto ou negócio através deste formato.


Imagem única
anúncio formato de imagem única do facebook
Como o nome já diz, nesse formato você pode criar até seis anúncios, cada um com uma única imagem. Uma das indicações para esse tipo de anúncio é mostrar para seu público de uma forma mais direta, um lançamento, utilizando uma bela foto.

É também muito utilizado para levar ao usuário para o site através de uma imagem que chame a atenção

Para quem está começando, esse é um dos formatos de anúncio mais indicado.  


Vídeo Único
anúncio formato de vídeo único do facebook
Aqui você pode utilizar um vídeo único ou criar um vídeo novo à partir de fotos. Vídeos possuem um incrível alcance fazendo desse formato de mídia o mais compartilhado no Facebook.

Só para você ter uma ideia, até 2021 78% dos dados móveis consistirão em vídeos, segundo o Facebook Business.

Para aquele púbico que gosta de conteúdos mais detalhados, o formato de vídeo é muitíssimo indicado. E é ainda melhor para contar histórias do que o formato carrossel.

Seja para clientes novos ou existentes, anúncios de vídeos podem gerar grande reconhecimento de marca através de histórias cativantes.

Apresentação multimídia

apresentação multimídia facebook adsSe você quer contar a história do seu negócio de um jeito diferente, a apresentação multimídia pode ser o formato ideal. Nele você pode criar uma apresentação semelhante a que vemos nos slides e mostrar ao público em forma de vídeo.

Um exemplo de como você pode usar esse formato para criar uma história é mostrar de um jeito divertido, o processo de fabricação de um hambúrguer caso você tenha uma hamburgueria.

Por ser exibido como um formato de vídeo, esse tipo de anúncio também é indicado para chamar a atenção do seu público e reunir em uma única apresentação uma variedade de produtos.

Outra vantagem é que se no momento você não dispõe de recursos para investir em criação de vídeo, esse formato vai poupar seu orçamento sem deixar a desejar no resultado final.

Coleção
Para dar ao visitante tudo o que ele precisa saber sobre o seu produto, de uma forma detalhada e sem estragar a experiência do usuário, o formato Coleção é uma boa escolha.

Como se fosse uma vitrine dos produtos dentro de um anúncio do Facebook, ele é ideal para quem tem um e-commerce ou um varejo offline.

Esse tipo de anúncio oferece um visual totalmente diferenciado, permitindo que até 50 produtos do seu catálogo seja adicionado em cada coleção.
Isso fará com que o usuário tenha uma experiência única e consiga obter as informações necessárias para tomar a decisão de compra e realizá-la ali mesmo, diretamente do celular.

Esse formato de anúncio foi criado exclusivamente para dispositivos móveis.


Canvas
Duas palavras que definem o Canvas: interação e imersão.

Com este formato, você pode contar uma história incrível para seu público, seja ela sobre sua marca, produto ou serviço.

Designado unicamente para dispositivos móveis, no Canvas você terá um espaço personalizável para montar seu anúncio com textos, imagens, vídeos e botões de chamada. Com esses recursos você pode oferecer ao usuário uma experiência totalmente nova e agradável sem inconvenientes como lentidão ou redirecionamento de página.

É como se fosse uma página completa dentro do seu anúncio. Um bom exemplo do uso desse formato é para o lançamento de um produto novo. E se você tem uma mente criativa, como anunciante irá muito além com o Canvas.

Onde os anúncios irão aparecer?

posicionamentos dos anúncios do facebook
Posicionamentos dos anúncios do Facebook

Há uma etapa na criação de anúncios que permite você definir onde eles serão vinculados. Dentre os posicionamentos disponíveis atualmente no Facebook estão:

  • Feed - os anúncios aparecem nos feeds de notícias tanto em notebooks ou desktops quanto em dispositivos móveis como tablets e smartphones;
  • Coluna da direita - esse formato de anúncio só aparece para os usuários que estão acessando o Facebook em computadores; 
  • Marketplaces - anúncio exclusivo para o Facebook Marketplace, aparecendo na página inicial deste;
  • Video-in stream - voltado para vídeos curtos, esse formato é exibido tanto em vídeos sob demanda quanto ao vivo;
  • Instant Articles - São aqueles artigos de sites ou blogs carregados diretamente no Facebook. Com isso o usuário não precisa esperar pelo carregamento completo do site para ter acesso ao conteúdo, gerando uma experiência muito melhor e são totalmente responsivos. Anúncios no instant articles, aparecerão dentro do artigo, geralmente no meio ou no final, na área de postagens relacionadas; 
  • Stories - o anúncio será exibido para o público através dos Stories do Facebook e nesse formato; 
  • Messenger  - os anúncios do Facebook Messenger poderão aparecer na caixa de entrada ou como se fosse uma mensagem patrocinada. Nesse caso ela será entregue diretamente a uma pessoa quando esta iniciar uma conversa com você. 

O remarketing do Facebook

Sabe aquele produto ou serviço que você viu na internet e depois aparece como um anúncio no feed do seu Facebook? Isso é o remarketing. Uma publicidade direcionada, perfeita para impactar pessoas específicas.
Por exemplo, as que não finalizam a ação que você desejava em seu site. O abandono do carrinho de compras ou não finalizar a inscrição, são exemplos bem comuns.

O anunciante, tem a opção de determinar o tipo de audiência que será impactada pelo anúncio, para que a ação seja concluída e assim a conversão gerada.

Como definir o anúncio ideal de uma campanha?

Antes de escolher um anúncio, você precisa ter em mente algo fundamental: qual o objetivo da campanha? Tenha sempre isso em mente durante todas as etapas da criação do anúncio.

Tendo o objetivo da campanha bem definido, você será capaz de escolher um anúncio com mais segurança e que funcione de maneira eficiente.

Uma dica: não se limite a definir o objetivo de forma rasa como simplesmente "aumentar o tráfego do meu site". Experimente definir uma meta tipo aumentar o tráfego do seu site em 15% no próximo mês.

Agir dessa forma pode ser mais trabalhoso, mas você conseguirá fazer as ferramentas de mensuração do Facebook funcionarem melhor ao seu favor, através dos dados gerados na campanha. E com isso você poderá identificar com uma precisão muito maior o que está de fato funcionando ou não.

Defina bem o seu público. Jamais caia na tentação de usar um anúncio para atingir milhões de pessoas no Brasil, se você oferece serviços exclusivamente dentro de sua cidade por exemplo. Isso vai torrar todo seu dinheiro investido na campanha sem gerar nenhum resultado. Faça uma boa pesquisa de mercado antes, pois ela será muito útil para:


  • Definir seu público;
  • Descobrir o perfil das pessoas intencionadas a se conectar à sua marca;
  • Como você falará com esse público (que tipo de linguagem usará na copy, tamanho do texto, tipo de call to action, etc.);
  • Qual o melhor momento para fazer contato com esse público;
  • Quais os formatos de mídia mais indicados para os anúncios que você usará na campanha.

Outra dica importante: quando for criar seu anúncio, prefira o Gerenciador do Facebook. Pois diferente de apenas impulsionar um post, no Gerenciador você terá acesso a recursos e configurações que não estão disponíveis no impulsionamento, e impactarão no desempenho da sua campanha, além de ter um controle muito maior sobre seus anúncios.

Quer provas reais de que vale muito a pena investir nos núncios do Facebook? Confira os casos de sucesso de várias marcas de portes e segmentos variados, que se deram muito bem anunciando lá. E você poderá também encontrar ideias para usar em suas campanhas.

Viu porque anunciar no Facebook tão é importante para o seu negócio?


Cada vez mais as empresas estão compreendendo a real necessidade de anunciar no Facebook e por conta disso já implementaram essa prática em sua estratégia de marketing digital, gerando excelentes resultados. 

Todavia, você deve planejar cuidadosamente sua campanha para dessa forma maximizar sua eficiência e lhe render o maior retorno possível para seus investimentos.

Se você quiser ver mais dicas de publicidade para aplicar em seu negócio, então dê uma olhada no artigo que mostra as vantagens e desvantagens da publicidade PPC (Pay-Per-Click).

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