Como Elaborar A Análise SWOT De Sua Loja Virtual

Quer saber como fazer uma Análise SWOT de uma loja virtual ? Então leia esse artigo e descubra como poderá resolver problemas que impedem seu negócio de crescer.


Vamos imaginar que você quer abrir uma loja virtual. Você arregaça as mangas, encontra os produtos e negocia com os produtores. Depois monta seu ecommerce, prepara o conteúdo e faz um pouco de divulgação. Você está super empolgado com a nova aventura.

Mas depois de alguns meses você bate com a cara na parede. As vendas não estão acontecendo e seu negócio não está indo como você pensou que iria.

Por que?

É possível que, uma das razões tenha sido por causa de algo que você não fez durante esse período: pesquisar seu negócio.

Ecommerce tende a ser visto como um negócio muito movido pela tecnologia. Muitos varejistas online que estão começando focam sua energia especialmente nos estágios iniciais, nas questões relacionadas ao site, uma plataforma de ecommerce, terminologia e mais.

Mas, uma loja virtual ainda é um negócio. Ela é governada pelas mesmas leis que regem qualquer outra empresa, seja ela uma empresa de serviços ou uma loja física.

Falhar em perceber isso as vezes resulta em perder grandes oportunidades de negócios. Felizmente isso pode ser retificado em qualquer momento.

E se você está pensando em abrir uma loja virtual, ou quem sabe já possua um site de ecommerce no qual esteja enfrentando problemas, aqui está uma ferramenta que pode lhe ajudar: a Análise SWOT.
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Como Fazer Uma Análise SWOT De Uma Loja Virtual - www.comovenderpelainternet.net.br


O que é uma Análise SWOT

Trata-se de uma ferramenta de administração de negócios voltada principalmente para a avaliação dos cenários internos e externos de uma empresa e a partir disso, desenvolver estratégias para a mesma. As 4 letras que formam o termo SWOT é um acrônimo que se originam das palavras:

Strengths (Forças) - Fator interno

Trata-se das vantagens competitivas que a empresa possui. São os pontos mais fortes da empresa, no qual quanto mais tiver, mais relevante para a Análise SWOT serão. 

Weaknesses (Fraquezas) - Fator interno

Exatamente o oposto de Strengths: aqui são identificados os principais pontos fracos, problemas que a empresa enfrenta, falta de recursos, incapacidade de lidar com determinadas variáveis, etc.

Opportunities (Oportunidades) - Fator externo

São as forças externas pelas quais não se tem controle e influenciam positivamente a empresa. Elas podem ser previstas através de pesquisas. Alguns exemplos são aumento do salário dos consumidores, mudanças na economia ou algum tributo que sofre alterações.

Threats (Ameaças) - Fator externo

O lado oposto das oportunidades: são as forças externas que influenciam a empresa de forma negativa. É preciso ter muito cuidado ao lidar com ameaças para não por em risco o planejamento estratégico da empresa assim como seus resultados.

Uma Análise SWOT ajuda você a ver seu negócio como um todo e não como partes individuais dele. Ela também lhe ajuda a descobrir no que você precisa focar, quais oportunidades estão esperando por você sem mencionar quaisquer problemas em potencial que seu negócio pode encontrar.

Vantagens de fazer uma Análise SWOT

Ajuda a identificar oportunidades para seus negócios
Aleta sobre possíveis ameaças
Mostra o que precisa ser trabalhado
Ajuda a compreender melhor seu negócio e sua posição no mercado
Contribui no desenvolvimento de metas para o negócio

Limitações de uma Análise SWOT

Assim como qualquer outra ferramenta, há certas limitações ao conduzir uma Análise SWOT para ecommerce:

Ela pode gerar várias ideias porém sem nenhuma forma de classifica-las por nível importância.
Pode produzir também muita informação causando um pouco de caos no processo de tomada de decisão.

Como fazer uma Análise SWOT de uma loja virtual

Do meu ponto de vista, a melhor maneira de fazer uma análise SWOT é definindo perguntas para cada parte da pesquisa. O que você verá a seguir é um modelo simples de Análise SWOT que você poderá usar em sua loja virtual:

Strengths (Forças)

Você tem alguma experiência específica que pode lhe ajudar com o crescimento de sua loja virtual?
Qual sua seleção de produtos?
Você oferece algum tipo de incentivo em especial para os clientes, que outros varejistas online não oferecem?
Você vende itens únicos/de nicho que não são disponíveis em outro lugar?
O que torna seu negócio único?

Weaknesses (Fraquezas)

Quais conhecimentos de negócios/Marketing você não tem?
Você pode rapidamente mudar seus produtos caso os atuais falhem no mercado?
Sua loja virtual é completamente segura contra fraudes?
Quais são seus custos de envio?

Opportunities (Oportunidades)

Quais novas tendências podem impactar no seu nicho?
Há novos produtos no seu nicho sendo lançados no mercado?
Há alguma demanda para produtos no mercado que ninguém mais parece estar atendendo?
Existe uma oportunidade de construir uma comunidade em torno do seu nicho?

Threats (Ameaças)

Há grandes lojas virtuais especializadas em seu nicho?
Você tem de confiar em empresas de terceiros em sua loja virtual (entrega, processamento de pagamentos, etc)?
Você tem outra opção para obter o estoque, caso o estoque do fornecedor fique sem o produto?
Você tem um orçamento grande o suficiente para o marketing?

Como extrair o que há de melhor dos dados de sua Análise SWOT

Uma das maiores limitações da Análise SWOT é que ela pode produzir uma enorme quantidade de dados sem nenhuma indicação do que é importante e o que você deveria estar se preocupando primeiro.

Portanto, é importante que você saiba como agir diante desses dados para assim obter o melhor de sua Análise SWOT e não ser esmagado por tarefas desnecessárias no seu negócio.

Confira três dicas para você aproveitar o máximo de sua Análise SWOT:

Conduza uma pesquisa adequada

O maior perigo em uma análise SWOT é a hipótese. É fácil usar estimativas e dar palpites para responder as questões relacionadas ao mercado. Ou usar suas próprias impressões a respeito dos seus concorrentes ao invés de fatos concretos. 

Porém, se espera que a Análise SWOT produza dados valiosos, você precisa se certificar de que toda a pesquisa seja conduzida corretamente e basear todas suas respostas em fatos concretos e não em ideias.

Dê respostas objetivas

Outra armadilha comum quando se trata da SWOT é pensar de forma subjetiva, não se “desapegando” do negócio quando conduzir a análise. Porém, o único meio de fazê-la corretamente é ser tão objetivo e fortemente honesto a respeito do seu negócio o quanto você puder ser.

Agir nos resultados

Não há ponto algum em fazer uma Análise SWOT e obter todos os dados se você não tomar nenhuma ação. Uma vez que você tiver a pesquisa completa, priorize suas descobertas e providencie um plano para resolver todos os problemas que você identificar.

Concluindo

A Análise SWOT é uma poderosa ferramenta para qualquer negócio de ecommerce. E diferente de outras ferramentas de pesquisa, ela não tem que ser conduzida antes de você lançar o negócio. Em fato, devido a rapidez na mudança na natureza do ecommerce, ela deve ser conduzida regularmente para garantir que você esteja entre os melhores no seu nicho e setor.



E você? O que acha de fazer uma Análise SWOT para uma loja virtual?

Você conduz Análise SWOT em sua loja virtual ou em outro negócio (seja online ou offline)? Tem dicas e sugestões que gostaria de compartilhar? Quero muito saber sua opinião a respeito. Comente! Participe!

Agora que tal colocar em prática o que você viu aqui? Baixe esse modelo simples de Análise SWOT para Excel e descubra como anda a saúde do seu negócio.

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