7 ideias de negócios na internet para 2024 começar mais lucrativo

2024 está se aproximando, e as ideias de iniciar um novo negócio na internet se tornam, cada vez mais o interesse das pessoas em um cenário com foco no digital.

Porém, com tantas opções disponíveis, torna-se desafiador selecionar aquela que realmente oferecerá resultados satisfatórios, seja para garantir uma renda extra ou ser a renda principal, especialmente em um contexto em que os custos de investimento a aumentar.

Então aqui estou eu trazendo 7 ideias de negócios na internet para você trabalhar com seu computador ou celular e começar 2024 ganhando dinheiro com ferramentas gratuitas! Bora lá?

ideias de negócio na internet para 2024
7 ideias de negócio na internet para 2024



1 - Criação de sites para empresas

ideia de negócio online criação de sites
Comece 2024 criando sites profissionais para empresas

Por incrível que pareça, hoje em dia ainda existem muitas empresas que não tem uma presença digital muito em definida (ou no pior dos casos, nenhuma!). Ou seja, há empresas que não tem um site e é aí que está sua oportunidade!

Atualmente temos ferramentas incrivelmente fáceis para criar um site, sem precisar de conhecimentos de programação ou desenvolvimento web.

Entre algumas delas estão, a Wix, Hostgator ou Locaweb. Você pode contratar uma dessas plataforma para oferecer seus serviços de criação sites profissionais para empresas.

E para aumentar ainda mais sua renda você pode serviços extras que estão diretamente relacionados com seu negócio principal. Um deles é a criação de um blog para a empresa!

Daí você pode oferecer um plano individual ou pacote com site e blog e, se você quiser aumentar ainda mais seus ganhos pode oferecer a produção de conteúdo para o blog para a empresa, que é justamente a próxima ideia de negócio que vou te mostrar :)

2 - Content Writing

trabalhar com criação de conteúdo online em 2024
Ganhe dinheiro trabalhando online como content writer

Se você é bom em escrever e tem habilidade para criar ótimos conteúdos, pode começar um negócio de redação de conteúdo. Aqui está uma das melhores ideias de negócios online para 2024, pois a principal habilidade que você precisa focar para esse tipo de negócio é sua escrita.

Se você consegue convencer as pessoas com suas palavras, pode ganhar a vida com esta ideia de negócio e ganhar muito com ela.

Parte fundamental de todos os negócios online as empresas hoje em dia estão seguindo o caminho online, especialmente pós-pandemia. E, quer escolham criar um site, um podcast, um canal de vídeo ou uma aplicação, há algo que elas precisam: o conteúdo.

O conteúdo é uma parte integral de todas as experiências online. Você consegue imaginar um site ou um aplicativo sem conteúdo?

Mesmo que seja um vídeo no YouTube, ainda é preciso escrever um roteiro. Você também precisa de um título e uma descrição, que novamente são conteúdos.

Não é preciso dizer que, com os requisitos de conteúdo atingindo níveis cada vez mais altos, a demanda por redatores de conteúdo também está aumentando constantemente.

Entre as habilidades necessárias para começar um negócio de redação de conteúdo? Você vai precisar principalmente de excelentes habilidades de escrita.

No entanto, para transformar isso em um negócio com resultados, existem algumas outras habilidades essenciais que você deve ter, que são:

Conhecimento de SEO - para otimizar seu conteúdo para os motores de busca; 

Habilidades de pesquisa - para poder escrever ótimos conteúdos, pois vai ter casos em que você terá que escrever sobre tópicos que talvez não esteja familiarizado.

Habilidades de Edição e Revisão - Depois de escrever o conteúdo, também é importante editá-lo e revisá-lo antes de entregá-lo ao cliente. Isso é importante para garantir que não haja erros no conteúdo e que esteja à altura das expectativas.

Se você tiver essas três habilidades, poderá começar um negócio de redação de conteúdo sem problemas.

Agora para oferecer um serviço ainda mais diferenciado, considere também habilidades de Marketing para poder promover seu negócio e conseguir mais clientes. O LinkedIn é um dos melhores canais de marketing para redatores de conteúdo.

3 - Gestão de mídias sociais (Social Media)

As empresas estão buscando cada vez mais os serviços de profissionais de agências de publicidade e marketing digital para garantir sua visibilidade na internet através das redes sociais. 

Isso significa que há muitas possibilidades nessa área, onde você pode oferecer seus serviços para gerenciar a conta do Instagram de uma marca, criando conteúdos variados, engajando com outros perfis ou atendendo ao público.
negócio online gestão de mídias sociais social media
Trabalhe online como Social Media gerenciando as redes sociais das marcas

E claro que você não precisa se limitar apenas ao Instagram! Há empresas com forte presença em outras redes como Twitter, Youtube ou uma mais nichada como o LinkedIn.

O legal é que hoje existem várias ferramentas online para te ajudar a executar esse trabalho e sem gastar absolutamente nenhum centavo: o Canva para a produção de posts, Business Suite ou Estúdio de Criação para gerenciar e agendar posts, o Google Drive ou Mega para armazenar seus arquivos, e por aí vai...

Agora vai uma dica de quem tá trabalhando na área: tenha um cronograma de publicações. Sério! 

Um dos motivos de as empresas buscarem esse tipo de serviço é por não terem tempo de gerenciarem suas próprias redes, claro. E para você conseguir dar conta do recado, principalmente se você tiver que fazer muitas publicações no mês, um cronograma vai salvar seu dia. 

Pode ser em uma planilha no Excel mesmo e lá você vai organizar os dias e horários das publicações, legendas e outras informações importantes.

Vai por mim, isso vai fazer uma diferença absurda no seu negócio! Principalmente quando você aumentar o número de clientes.

4 - Consultoria de Marketing Digital

trabalhar com consultoria de marketing online

Ao invés de tomar conta das redes sociais, você pode dar consultoria online para um profissional ou equipe dentro de uma empresa, orientando como gerenciar as redes sociais da marca. 

Esse serviço pode ser dividido em áreas específicas: tráfego pago, criação de design e conteúdo para redes sociais, criação de chatbots entre outros.

Você pode usar ferramentas como Zoom, Skype ou Meet tanto para marcar reuniões com seus clientes quanto dar as consultorias.

O que você precisa ter cuidado é em ter uma boa conexão de internet para evitar travamentos durante as consultorias, preparar o cenário deixando-o com uma aparência profissional ou se preferir pode deixar um fundo branco mesmo. 

Além disso há outra alternativa de usar um recurso do próprio aplicativo para ofuscar o fundo e deixar apenas você em evidência.

Você pode cobrar por hora ou a depender da quantidade de consultorias para um determinado cliente, pode oferecer um pacote com um valor mais flexível. 

Esse tipo de serviço é interessante porque se você tem conhecimento em assuntos mais específicos das redes sociais como criação e gerenciamento de anúncios, você pode focar sua consultoria nessa temática. Até porque tráfego pago é um serviço bastante valorizado no mercado.

5 - Canal no Youtube

Já pensou em ter um canal no Youtube como negócio online?

Antes de qualquer coisa, um aviso: não se preocupe em aparecer se isso é um problema para você! É possível ter um canal no Youtube sem aparecer e ganhar dinheiro da mesma forma que você ganharia se aparecesse.

Os números estão aí para comprovar: na pandemia houve aumento tanto de pessoas consumindo conteúdo no Youtube quanto o surgimento de novos youtubers (eu fui um deles hehe) e isso significa mais oportunidades de negócios na plataforma

E claro que há mais de uma forma de ganhar dinheiro com um canal no Youtube: você pode ganhar com o Adsense a cada clique ou 1000 visualizações do vídeo, vendendo produtos afiliados, vendendo seus próprios produtos, clube de membros, entre outros.

E se você trabalhar com o Shorts, o formato de vídeos curtos da plataformas, suas chances de lucra mais só aumentam!

A dica aqui é como em qualquer negócio, fazer uma boa pesquisa nos assuntos mais lucrativos no Youtube e claro, escolher um que você tenha conhecimento e goste de falar sobre. 

É importante também manter uma frequência na publicação de vídeos e usar o máximo possível de recursos que aumentem o engajamento com o seu público.

E caso você faça vídeo aparecendo é bom ter alguns cuidados como cenário, qualidade do vídeo, áudio e claro, como você vai falar. 

Esses fatores vão fazer uma diferença esmagadora em quanto tempo dos seus vídeos as pessoas vão assistir. 
E tempo de visualização hoje é uma das principais métricas que o Youtube considera para posicionar os vídeos nos resultados de pesquisa da plataforma.  

Por último, não se resuma apenas a atuar no Youtube! Crie uma conta do seu canal no Instagram e outra rede que você também tenha familiaridade. Assim você pode conseguir mais inscritos e gerar mais visibilidade para seu negócio na internet!

6 - Podcast

ganhar dinheiro online em 2024 com podcast

Da mesma forma que aconteceu no Youtube, os podcasts cresceram muito na pandemia

A diferença é que esse formato de conteúdo é relativamente novo em relação aos outros. E a mesma regra se aplica: você pode criar um podcast sem aparecer também! Tanto que há aplicativos especializados nisso como o Anchor, que é totalmente de Graça. 

Entretanto, as ferramentas de monetização do Anchor estão disponíveis apenas nos EUA por enquanto.

Já aqui no Brasil o Youtube está sendo a principal ferramenta para criar um podcast, principalmente no formato onde o apresentador e convidado(s) aparecem.

Falando nisso, como é que se ganha dinheiro com podcasts? No caso do Youtube as formas são quase as mesmas que a de um canal. 

E se você conseguir ter um podcast com uma grande quantidade de views pode cobrar para divulgar marcas entre intervalos dos episódios. 

E dentro desse modelo de negócio, uma estratégia que tem dado certo é um canal secundário de cortes.

Afinal, sabemos que episódios de podcasts tendem a ser longos e nem sempre os espectadores estão dispostos a assistir tudo, então para facilitar, são criados os cortes com momentos específicos do episódio completo.

Entre as diversas vantagens em ter um canal de cortes, as principais são que você terá uma segunda fonte de tráfego e receita. 

Tendo isso em mente estude qual o melhor formato funciona para você, planeje seu conteúdo, cuide da qualidade do áudio e vídeo se você for aparecer.

7 - Designer online

“Mas Carlos, eu até tenho vontade mas não sei mexer em Photoshop, Illustrator”... Calma! Mesmo que você não saiba lidar com esses programas, ainda é possível você criar um negócio online como Designer! 

Hoje existem várias ferramentas que permitem você criar trabalhos que antes eram possíveis apenas em programas mais complexos. 

O Canva é um bom exemplo disso.

ganhar dinheiro online com canva
Com o Canva, você pode ter um negócio de design online e oferecer vários tipos de serviços

Nele você pode criar posts para redes sociais, e-books, panfletos, logotipos e tantos outros só no clicar e arrastar.
 
É claro que quanto mais criativo você for e tiver o mínimo de entendimento da utilização de cores fontes e outros conceitos básicos, muito melhores serão seus resultados. O resto é com o Canva que já traz os templates prontinhos para você modificar de acordo com sua necessidade.

Se preferir você também pode criar seus trabalhos do zero. Isso vai de acordo com sua necessidade e conhecimentos.

E o melhor de tudo é que o Canva é de graça! Existe a versão paga que traz mais recursos e funções, mas na gratuita você já consegue ganhar dinheiro como designer. 

Atualmente essa é uma das ferramentas que uso no meu trabalho de social media e além disso também crio trabalhos de design como relatórios, capas para Youtube e por aí vai...

Para esse negócio vale a pena você ter também um portfólio online mostrando os serviços que executa, trabalhos realizados, clientes, etc. Uma boa plataforma para fazer isso de graça é a Behance.

7 ideias de negócio online que pode fazer a diferença no seu 2024

Agora que você já tem um ponto de partida, chegou a hora de você escolher a melhor ideia de negócio para começar 2024 ganhando dinheiro!

Para tal lembre do tempo que você tem disponível para se dedicar a esse empreendimento, quais suas habilidades e o quanto estará disposto a investir financeiramente no futuro para escalar seu negócio e aumentar ainda mais o retorno! 

E claro, é super importante para mim saber o que você achou dessas dicas porque fiz esse conteúdo especialmente para você que tem o objetivo de empreender na internet!

Nenhum comentário
Postar um comentário

Receba dicas valiosas no seu email