Como Vender Pela Internet No Facebook

como vender pela internet no facebook
Como vender pela internet no Facebook

Se você está buscando uma maneira de como vender pela internet no Facebook ou mesmo você que já possui uma loja virtual e busca maximizar suas vendas, esse artigo lhe mostrará como sua fan page no Facebook poderá se transformar em uma loja virtual possibilitando que as vendas sejam feitas diretamente a partir dela.

Mas antes de tudo uma pergunta? Porque vender pela internet no Facebook? Bem, Facebook tem mais de 2.2 bilhões de usuários atualmente.

E dentre esses de usuários, pode haver vários clientes em potencial à sua espera!

Vamos supor que desses usuários ativos, você consegue atrair a atenção de 50.000. Isso teria um impacto bem significativo em seus negócios não acha?

Se você ainda não tem sua própria loja virtual, essa é uma boa oportunidade de você começar a montar uma para crescer seus negócios online.

E uma vez que você tiver sua própria loja virtual, você poderá expandir a presença dos seus negócios instalando versão da sua loja virtual no Facebook e começar a vender por lá.

Como funciona?

O Facebook permite que você instale uma versão da loja virtual loja em sua fan page. Tendo em mãos uma fan page você poderá instalar e configurar sua loja no Facebook como uma das abas de sua página.

Então quando as pessoas visitarem sua fan page eles poderão clicar na aba de sua loja e comprar diretamente do Facebook.

Vale frisar que para fazer com que pessoas dispostas a comprar voltem a atenção delas para você, considere aumentar a sua audiência e da sua página no Facebook.

Uma forma de fazer isso é investindo no Facebook Ads. Se estiver interessado em saber mais sobre Facebook Ads e quais os melhores anúncios para você, veja este artigo.

Engajar com as pessoas no Facebook é um excelente meio de ampliar seus negócios, desde que ele torna mais fácil a tarefa atingir usuários com interesses específicos.

Além disso o Facebook também torna o compartilhamento de seu conteúdo muito mais fácil em qualquer outro lugar.

Configuração

O Facebook permite que você crie lojas dentro da sua fan page, mas normalmente para isso é preciso que você saiba como criar um App, para então fazer o upload de seus produtos, preços e outras informações.

E assim você poderá conectar tudo isso de alguma maneira a algum tipo de carrinho de compras para processar seus pagamentos.

Sim – isso soa um tanto técnico. Então você pergunta: “não existe um jeito mais fácil?”.

A resposta é: sim! 


Há uma maneira mais fácil de fazer isso sem que você precise suar a camisa e passar por apertos.

Atualmente, há um bom número de Apps ou softwares que permitem você configurar sua loja no Facebook facilmente. Sem que você precise dominar linguagens de programação e coisas do tipo.

Então se você está usando algum desses softwares de ecommerce para criar sua loja virtual no Facebook, quaisquer mudanças ou atualizações que você fizer em seus produtos, serão automaticamente enviados para sua loja virtual no Facebook.

O benefício é que você apenas tem que atualizar seu produto uma vez e sua loja no Facebook também irá atualizar perfeitamente – poupando seu tempo e paciência!

Agora vamos ver alguns ótimos construtores de ecommerce que permitem que você crie uma versão da sua loja virtual no Facebook.

como vender pelo facebook
Como vender pela internet no Facebook com Shopify 

Como vender no Facebook com Shopify

O sistema de ecommerce da Shopify é atualmente o um dos melhores do mercado. Além de simplesmente criar uma loja virtual, você pode vender no Facebook criando sua loja virtual unicamente lá usando uma ferramenta da própria rede social, ou adicionando uma versão de sua loja virtual do Shopify no Facebook.
Como vender pelo Facebook no Shopify
Como vender pelo Facebook no Shopify 

Veja alguns dados do sistema de lojas virtuais Shopify:

  • Mais de 100.000 lojas online construídas e em atividade 
  • Temas com design profissional e “clean” para garantir um ótimo visual para sua loja. 
  • Centenas de Apps para expandir a funcionalidade de sua loja virtual. Você pode adicioná-los na medida em que seu negócio for crescendo e precisar de mais recursos. 
  • Suporte 24/7 a qualquer hora. 
Veja algumas características da Shopify que permite o gerenciamento de sua loja no Facebook:

Organização Visual - Você pode adicionar banners e mudar o número de colunas dos produtos

Escolha quais produtos você quer vender no Facebook - e automaticamente os importe de sua Loja virtual na Shopify para sua página no Facebook

Atualizações em tempo real - atualize seus produtos em sua loja Shopify e sua versão da loja no Facebook é atualizada automaticamente também

Like Gate - configure sua loja virtual Facebook de modo que seus visitantes possam curtir sua fan page antes que eles possam comprar seus produtos (opcional).

Como vender no Facebook com Bigcommerce

Como vender pelo Facebook Bigcommerce
Como vender pela internet no Facebook - Bigcommerce


Bigcommerce também é um excelente construtor de ecommerce com boa reputação que poderá lhe ajudar a construir sua loja virtual sem precisar lidar com códigos e mais códigos, assim como no Shopify.

O sistema Bigcommerce oferece a opção de criar uma versão da loja virtual no Facebook, diferente da Shopify que oferece duas formas diferentes de adicionar uma loja virtual na rede social. Eis alguns dados sobre o Bigcommerce:


  • Mais de 50.000 lojas online ativas
  • Conjunto de ferramentas inovadoras e práticas para ajudar você a construir a sua loja
  • Aproveita os diferentes canais sociais para ajudar a aumentar suas vendas
  • Você pode adicionar mais ferramentas avançadas através de sua App store (assim como no Shopify).

Bigcommerce também está entre um dos melhores softwares disponíveis no mercado atualmente. Em relação ao Shopify, ambos tem seus prós e contras e são grandes concorrentes um do outro.

Artigo relacionado: Como vender na internet sem uma loja virtual?

Como vender no Facebook com Wix

Wix é um construtor de sites bastante conhecido no estilo “clicar e arrastar”. Embora seu foco principal não seja no ecommerce (diferente do Shopify e Bigcommerce, que são diretamente focados no ecommerce), eles recentemente introduziram algumas ferramentas de ecommerce bastante funcionais.

Como vender pela internet no Facebook - Wix
Como vender pela internet no Facebook - Wix

  • Mais de 49 milhões de sites foram construídos com Wix
  • Com uma interface baseada em “clique, arraste e solte”, você pode inserir conteúdo em qualquer lugar do seu site.
  • Centenas de modelos com belos designs
  • Apps para adicionar mais funcionalidade ao seu negócio.

Wix permite que você construa facilmente uma loja virtual no Facebook com a ferramenta Easy Social Shop (que também é compatível com lojas virtuais Shopify) , no qual você poderá administrar no editor do Wix.

Todo seu inventário é gerenciado em sua loja virtual do Wix e todas as atualizações são sincronizados com a versão da sua loja vitual do Wix no Facebook.

Como vender pela internet no Facebook - Easy Social Shop
Como vender pela internet no Facebook - Easy Social Shop

Isso torna as coisas mais simples e é um meio eficiente de gerenciar sua loja através de plataformas diferentes.



Conclusão – Como Vender Pelo Facebook

Você não precisará mais ter um monte de conhecimento técnico para vender pelo Facebook com uma loja virtual .

Construtores de lojas virtuais de boa reputação como Shopify ou Bigcommerce, assim como construtores de sites como o Wix, oferecem alternativas para você criar de forma rápida (e sem sofrimento) sua própria loja virtual no Facebook baseada no portfólio de produtos que você possui.

Vale ressaltar que uma das melhores partes em criar uma loja virtual no Facebook é que todas as atualizações dos seus produtos estão automaticamente sincronizadas – poupando seu tempo e prevenindo você de alguma falha humana em potencial que pode ocorrer no momento em que fosse fazer várias atualizações manualmente.

Quer saber mais? Então veja:
Como vender produtos na internet com um blog Wordpress
Venda mais roupas na internet seguindo 11 dicas imperdíveis
Os 5 erros que lhe impedem de vender na internet e como resolver
Como turbinar suas vendas usando o Facebook
9 ideias de negócios e produtos para vender na internet em tempos de crise

4 comentários
rose disse...

Quero vender através de fan page, quais serão os meus custos efetivos? grata Rose

Carlos Sousa disse...

Bom dia Rose!

É complicado dizer valores exatos, isso vai depender principalmente da forma você pretende vender no Facebook e a quantidade dos seus produtos.

Mas para lhe ajudar a esclarecer sua dúvida, considere o seguinte:

Caso seja uma grande quantidade de produtos seria preciso um aplicativo para transformar sua fan page em uma vitrine como um desses que citei nesse artigo.

Mas como já foi dito esses aplicativos são para pessoas que já tem uma loja virtual em uma dessas plataformas. Então aí já vai o custo mensal da plataforma da loja virtual que no caso da Shopify está em torno de R$ 35,00/mês (que é justamente o plano no qual permite vender unicamente no Facebook).

Daí você inclui a despesa com embalagens e a taxa de envio pelos correios que pode variar de acordo com o tipo de produto.

Mas há como vender produtos em uma fan page usando o Paypal. Aí nesse caso as despesas seriam com embalagem, envio pelo correio e a taxa cobrada pelo Paypal para cada venda realizada.

Para saber mais sobre como vender no Facebook pelo Paypal venja esse artigo: http://www.comovenderpelainternet.net.br/2015/04/como-vender-pelo-facebook-com-conta-paypal-brasil.html

em último caso, você pode vender em uma fan page apenas adicionando fotos dos produtos com descrição, preços, informações de pagamento, etc. E aí as pessoas entrariam em contato em você para realizar a compra. Daí as despesas seriam apenas com embalagem e envio pelo correio.

Uma outra possível despesa para os três casos acima, caso você queira alcançar um público maior e aumentar suas vendas, seria a do Facebook Ads. PAra saber mais sobre ele veja esse artigo: http://www.comovenderpelainternet.net.br/2014/09/porque-anunciar-no-facebook-ads-e-quais-os-melhores-anuncios.html

Com isso espero ter ajudado com suas dúvidas sobre custos. Se ainda quiser saber mais fique à vontade para perguntar e desejo muito sucesso no seu negócio!

Unknown disse...

Meio difícil kkkk

Unknown disse...

Boa Tarde !!!
Não tenho site (loja virtual) mas quero começar a vender pela internet e com o paypal ou pagseguro (ainda não decidi) gostaria de saber da melhor opção que posso usar para começar as vendas ?? E a forma mais segura ?

Postar um comentário

Receba dicas valiosas no seu email