Como Vender Produtos Pela Internet No Instagram

Que tal transformar o Instagram em uma máquina de vendas? Descubra agora como você pode usar sua conta no Instagram para vender produtos pela internet (tanto novos quanto usados).
O artigo Como vender pela internet com o Instagram se divide nos seguintes passos:

  1. Preparando 
  2. Fotos 
  3. Descrições 
  4. Pagamento e entrega 
  5. Dicas extras

como vender pela internet com o instagram mão segurando câmera
Como Vender Seus Produtos Pela Internet Com o Instagram


Preparando

Aqui é aonde você criará uma conta no Instagram dedicada só para vender pela internet (não é recomendável sua própria conta pois isso pode irritar muitos de seus seguidores). Você também precisará de uma conta no Paypal e os materiais para o envio dos produtos. Não se preocupe, veremos isso em detalhes mais adiante.

Fotos

como vender pela internet câmera antiga máquina fotográfica antiga
Como Vender Seus Produtos Pela Internet Com o Instagram - Fotos

Em relação a como vender pela internet uma coisa é certa: capriche sempre nas fotos! Faça o melhor possível para conseguir fotos limpas, de qualidade e acima de tudo que faça os produtos parecerem tão atraentes como eles são na vida real.

Usar filtros uma vez ou outra pode ajudar, mas evite excessos. Há diferentes formas de postar.

Você pode tirar fotos tanto diretamente do Instagram e digitar a descrição ali na hora e postar. Ou você pode tirar todas as fotos do seu smartphone primeiro e então postá-las todas depois.

Caso seu smartphone não garanta fotos com uma qualidade muito boa, utilize uma câmera digital e depois transfira as fotos para seu aparelho.

Descrições 

Certifique-se de ser bastante claro e convincente quando descrever um item. A foto em si já explicará muito sobre o produto, mas garanta que outras informações importantes como tamanho, cor, marca. Alguma falha (no caso de produtos usados) e, caso haja, outros detalhes relevantes.

Pagamento e entrega

como vender pela internet homem transportando carga avião carro
Como Vender Seus Produtos Pela Internet Com o Instagram - Entrega


























Você pode optar por utilizar o Paypal para as transições do pagamento (até mesmo pela sua forma segura e prática de usar), você pode proceder da seguinte maneira para aceitar os pagamentos:

1) Peça aos seus compradores para deixar seu endereço de email e envie uma solicitação de pagamento. Se for conveniente para você, dê o prazo de 24 horas para o pagamento. 

2) Quando você enviar a solicitação de pagamento, inclua para qual item é, preço e qual seu nome no Instagram. Isso ajudará seu comprador a saber quem ele está pagando e pelo o que.

3) Assim o Paypal enviará um email contendo instruções com detalhes de como efetuar o pagamento usando o Paypal.

4) Também ajudará você quando estiver embalando o produto, principalmente se tiver 1-2 para enviar.

5) Eu recomendo realizar o processo de vendas através do Paypal sempre que possível. Vale lembrar que é recomendável também obter uma balança que pese em quilos e gramas.

6) Preencha o formulário no Paypal e ele permitirá que você imprima os dados do envio. Ele também anexará um número de rastreamento para essa transação então não terá disputa se o produto foi enviado ou não.

Dicas extras de como vender pela internet com o Instagram:

Marque seus posts com hashtags tipo #shop ou contendo o nome do produto que está vendendo para alcançar uma audiência maior (mas nada de exageros!).

Interagir é super importante, principalmente se você está começando, então aproveite para fazer parte de discussões interessantes sobre assuntos variados com seus possíveis clientes.

Seja responsável e educado. Interagir de forma agradável com seus clientes não custa nada. Evite tratamentos e linguajar rude e faça de tudo para não atrasar as entregas, pois quanto maior a demora maior será a indignação do cliente e tenha certeza de que ele compartilhará essa experiência com mais pessoas.

Mantenha sempre os custos em mente. Despesas de envio, suprimentos e taxas do Paypal. Você pode optar por incluir a despesa de envio em seus preços e se você já tem alguma experiência com vendas, pode estipular os valores, embora algumas pessoas prefiram calcular o frete baseado no CEP e no peso do produto.

Use o bom senso. Assim como há pessoas na qual vale a pena comprar, há outras que não. Então trabalhe para ser justo (tanto para você quanto para seus clientes) em seus preços.

Concluindo

Em relação às maneiras mais conhecidas de como vender pela internet, vender no Instagram, é um conceito mais recente, porém bastante popular.

Seja para vender novos ou usados, seguindo os passos certos, você encontrará lá pessoas que se interessarão pelos seus produtos. E como bônus, você tem a possibilidade de encontrar pessoas bem interessantes também!

3 comentários
  1. Tem uma ferramenta chamada NowLink, onde você consegue levar o cliente direto do Instagram para a página do produto da foto postada. Mais uma dica boa! www.nowlink.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...