Como Escrever A Melhor Descrição Para Seus Produtos Converterem Mais Vendas

como descrever bem o produto de uma loja virtual
Confira algumas técnicas para criar atraentes descrições para seus produtos

Você pode ter o melhor produto para vender, ter escolhido o melhor site para colocar seus produtos à venda, mas ainda assim há uma boa chance de não vender tão bem quanto o esperado se você não der um cuidado especial a algo muito importante: a descrição do produto.

Nesse artigo você saberá o que é preciso para criar uma descrição que tornará seu produto mais atraente e apresentando seus benefícios de um modo que seus visitantes se sentirão tentados a comprá-lo.


O que é preciso para começar a escrever bem?

De fato, criar uma boa descrição não é algo tão fácil de fazer principalmente se você está começando a vender na internet e mais ainda se são vários produtos para vender.

E é justamente por isso que muitos preferem usar a descrição do fabricante para poupar tempo e ter menos trabalho.

O problema é que embora a descrição do fabricante explique o que é o produto, as vezes ela faz isso de forma entediante ou não muito fácil de compreender, sem contar que em casos piores boa parte da descrição do fabricante tem informações desnecessárias.

Esses fatores contribuem para tornar a leitura quase tão chata quanto ler uma bula de remédio. Nada divertido.

Não estou dizendo para você desprezar completamente a descrição do fabricante, mas se dedicar em usar o conteúdo dela junto com outras técnicas para criar algo melhor.

Pense bem: boa parte do tempo que você vai dedicar no seu negócio são em esforços para conseguir vender seu produto certo? Então por que não criar você mesmo as próprias descrições?

Há muitas vantagens nisso: boas descrições tem um impacto positivo no SEO da sua loja virtual. Além disso, mais visitantes ficarão com vontade de levar seu produto para casa (bem, nesse caso mandar trazer em casa rs).

Dirija-se aos seus visitantes de forma pessoal

Toda boa descrição de produto que se preze é direcionada a um comprador de forma direta e pessoal. Você pergunta e responde questões como se estivesse conversando com ele. E para tornar essa experiência mais real, usar a palavra você nesse “diálogo” faz uma diferença e tanto.

Outra coisa: considere falar com seu cliente como você falaria se você estivesse vendendo um produto em uma loja física. Face a face.

Experimente e tente incorporar essa linguagem em seu site e assim você poderá ter uma experiência similar a de uma conversa real. Soa bem mais profundo.

Destaque os benefícios

A arte de descrever bem o produto está ligada principalmente a focar em apresentar para o cliente não o produto em si, mas o benefício que ele oferece.

Afinal, quando alguém busca por um produto ou serviço, na verdade ele está procurando a solução de algum problema, realizar algum desejo ou satisfazer uma necessidade. Veja uns exemplos:

Roupas e acessórios - Desejo de estar na moda (roupas, bolsas, calçados de marca/grife), ficar elegante/bonito (ternos, vestidos, joias), de fazer parte de uma “tribo” (bandanas, bonés, jaquetas).

Cosméticos - Necessidade de levantar a auto estima, combater o envelhecimento, desejo de ficar bonita/bonito.

Eletrônicos/Informática - Necessidade de praticidade/comodidade e acesso à informação (notebooks, tablets), busca pelo lazer e entretenimento (vídeo games, home theaters).

Cachaça - Necessidade de afogar as mágoas... opa esqueça esta!

Há centenas de outros exemplos onde você pode identificar desejos e necessidades diversas que as pessoas possuem.

Um bastante clássico são os produtos caros procurados por quem deseja desfrutar do melhor luxo ou exibir (para não dizer ostentar) seu status na sociedade: o último modelo de iPhone, uma caneta da marca Mont Blanc, terno Armani, a mais nova BMW ou uma garrafa do caríssimo Richebourg.

Nota super importante: Na hora de pensar na descrição, cuidado para não confundir desejo com necessidade.

É um fator crucial levar essa diferença em consideração, se não você correrá o risco de fazer com que seu produto cause uma impressão no visitante diferente da esperada.

Desejo: é o que uma pessoa quer. Ex: Melissa quer um par de lentes azuis para se sentir mais bonita. Porém ela não precisa disso para enxergar.

Necessidade: é o que alguém precisa. Walter precisa de óculos porque enxerga muito mal de longe, mesmo sem jamais ter desejado usar óculos.

Vamos dar uma olhada nesse exemplo de descrição de um produto para o público infantil:

como fazer uma boa descrição de produto

Como deu para notar, foi usada a estratégia de adicionar além das características com os benefícios, um pequeno resumo que mostra uma preocupação com a saúde de quem vai usar o produto e também o visual.

Além do mais quem escreveu teve o cuidado de usar uma linguagem direcionada para os pais, que são os responsáveis pela decisão de compra, mesmo que o produto seja para os pequenos.

E mesmo com a simplicidade usada na linguagem da descrição, a forma como é apresentado atribui valor ao produto.

Cuidado com frases clichê

“Esse é um produto de qualidade”, “Você estará adquirindo um excelente produto”... frases desse tipo eu considero clihês e servem apenas para tornar você menos persuasivo quando apresentar um produto a clientes em potencial.

Na hora em que eles estiverem lendo coisas desse tipo, começarão dizer para eles mesmos: “É sei, de qualidade...”. E sabe por que? Porque eles já estão cansados de ler expressões genéricas desse tipo quando buscam por um produto.  

Ainda mais se estiverem procurando algo com um diferencial.

No fim faz parecer que todos os produtos que usam esses termos nas descrições, são idênticos e nenhum se destaca porque não apresenta nada em especial.

Portanto, se nessa hora faltar inspiração para escrever não apele para frases clichê. Ao invés disso, seja o mais específico possível.

Por exemplo, veja como esse texto não descreve a qualidade de um par de sapatos como “excelente” ou algo semelhante, mas sim os detalhes técnicos acompanhados dos benefícios:

    como apresentar e descrever um produto para o cliente
* Captura o estilo clássico do boat shoe em um design feminino
* Fabricação genuína em costura à mão para um conforto durável
* Couro superior resistente à manchas, água, desgaste e durável
* Ilhós à prova de ferrugem para um ajuste seguro
* Palmilha moldada em EVA para garantir o conforto no pé durante todo o dia.

Nenhum dos bullet points acima menciona a qualidade do produto diretamente, mas cada ponto dá a você uma impressão de qualidade.

Cada item também segue o padrão de destacar uma característica mais um benefício:

Fabricação genuína em costura à mão (característica) -> conforto durável (benefício)

Detalhes do produto adicionam credibilidade. Você pode nunca precisar incluir muitos detalhes técnicos nas descrições do seu produto. Seja específico.

Que tal começar a escrever agora?



Para muitos que atuam no ecommerce, criar descrições convincentes de produtos é uma tarefa nada fácil principalmente se não houver nenhuma familiarização com o básico das técnicas de escrita para o caso.

Felizmente, assim como em muitas coisas na vida, isso é algo que pode ser desenvolvido com o passar do tempo.

Guarde na mente as dicas que você viu aqui, pratique sempre que tiver oportunidade e logo você será capaz de escrever descrições de produtos para seus visitantes e converte-los em felizes compradores.

Por último vou deixar outras dicas para você conseguir vender mais ou resolver possíveis problemas que estejam dificultando suas vendas online:

7 ferramentas para saber o que o visitante está fazendo ou buscando em sua loja virtual
15 dicas para converter mais visitantes em compradores
Como usar o Facebook para aumentar suas vendas na internet
5 motivos que fazem as pessoas preferirem comprar na internet e como usar isso para vender mais
5 erros comuns que impedem as lojas virtuais de vender mais e como se livrar deles

4 comentários
  1. Ótimas dicas vão se muito úteis para mim !

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    1. Boa noite José!

      Fico muito feliz de saber disso. Em breve teremos conteúdo novinho e tão bom quanto esse. Fique de olho e sucesso em seus negócios!

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  2. Tem ebooks pra esse conteúdo?
    Gostei top!!!

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    Respostas
    1. Boa noite Otavio!
      Atualmente não, mas estou pensando em produzir algo novo que tem a ver com esse tipo de conteúdo.

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