Como Montar Um Brechó Online E Vender Roupas Usadas Na Internet

Você está interessado em vender suas roupas usadas ou seminovas na internet?


Então que tal aprender agora como planejar, montar e administrar um brechó online no Facebook, em um blog, loja virtual ou no site dedicado a criação de brechós virtuais mais popular: o Enjoei.



1º Passo: Preparando seu brechó online

Antes montar seu brechó online, veja nesse processo de preparo, como adquirir as roupas, prepará-las para a venda e definir os preços:

Onde encontrar as roupas para o brechó online?

Caso você esteja interessado não apenas em vender suas próprias roupas usadas ou seminovas, e adquirir uma quantidade para revender, na própria internet pode ser encontrado bons fornecedores. Mas vale lembrar de não cair na tentação de encontrar peças baratas demais e acabar comprando gato por lebre.

Se você já conhece alguém confiável que trabalha com brechós, peça umas dicas de fornecedores. Daí você completa sua lista pesquisando os melhores possíveis na internet e depois seleciona os que achar mais indicados para suas necessidades.

Dica importante: antes de comprar suas peças, faça uma pesquisa de mercado na internet. Mesmo que seja uma básica, ajudará a identificar seu público alvo, e outros aspectos importantes. Assim você poderá vender roupas para um público interessado em seus produtos.


Artigo relacionado: onde comprar roupas usadas, novas ou seminovas para revender?


Preparando as peças

Limpeza é um aspecto fundamental durante a preparação, por isso garanta a elas fiquem limpinhas e com um cheiro agradável.

preparar roupas para o brechó online
Como você está começando, pode pensar que nesse momento é preciso investir com cuidado e acredita que buscar as peças mais baratas pode ser uma grande vantagem. Afinal, trata-se de vender peças usadas certo? Errado! Peças baratas demais tendem a ser de qualidade muito inferior e vir com mais defeitos.

Portanto, procure comprar pensando em seus clientes e causará uma impressão melhor mesmo seu negócio ainda não sendo popular.

Por quanto vender?

Tanto você quanto o cliente estarão cientes de que as roupas vendidas no brechó são usadas ou seminovas, e mesmo que estejam em boas condições, o preço não poderá passar de 60% do valor original da peça na loja. Só será possível aumentar mais do que isso em casos de peças que nunca foram usadas, ou roupas com uma alta procura.

Inclua a informação do frete. Se já é incluso, ou se o valor será calculado a parte.

Definir os preços no começo pode não ser muito fácil, mas visitar outros brechós online (de preferência os mais populares) também pode ajudar muito.


brechó online receber pagamentos
O processo de pagamento via internet

Se você não tem muita experiência (ou nenhuma) com vendas na internet, esse tópico irá lhe ajudar a entender o processo de pagamentos online:

Para tal, você precisará de uma conta bancária e um CPF, e escolher um sistema de pagamentos online confiável. Paypal ou PagSeguro são ótimas opções. A conta deve estar associada com o mesmo número do seu CPF.

Depois de criar uma conta, você poderá criar botões ou links de compra para colocar no seu brechó.

Clicando no botão o comprador será enviado a uma página para concluir a compra, inserindo os dados para efetuar o pagamento, da mesma forma que é feito em uma loja virtual e em um ambiente seguro.

Aguarde o pagamento cair na sua conta (esse tempo pode variar de acordo com o sistema). Para cada venda realizada, o sistema cobrará uma taxa que pode variar de de 2% a 2,5% assim por diante.

O sistema lhe enviará um email logo após a aprovação da compra, seja por cartão de crédito ou banco. Nesse email, você irá concluir a compra através do sistema. Lá você encontrará as informações do comprador (email, endereço para entrega, etc).

O próprio sistema poderá cobrar o valor incluindo o frete. Feito isso, você precisará confirmar o envio da roupa depois que fizer a entrega pelos Correios.

Dicas gerais para seu brechó online

Essas dicas são para você aplicar em seu brechó online independente do tipo de site que escolher para montá-lo.

Título - Crie um  título que descreva exatamente qual peça de roupa você está vendendo. Por exemplo: Calça saruel moletom cor preta.

Descrição - Ponto importantíssimo! Uma descrição bem feita aumenta e muito as chances de alguém comprar seu produto. Adicione todas as informações pertinentes como medidas, cor, tecido, se ela foi usada ou não e o tempo de uso.

Você gosta de ser enganado? Bem, seus clientes menos ainda, por isso seja honesto na descrição a respeito de defeitos nas peças, mesmo que seja o mínimo. Pois se no caso forem roupas usadas, quem compra já sabe que poderá encontrar algum defeito, mas é uma tarefa sua e direito deles, saber antecipado o que exatamente ele está comprando.

Por último, destaque na descrição da peça que ela foi devidamente lavada e preparada para ser vendida. Isso valoriza seu produto e mostra que você se importa com o cliente.

Fotos - Use fotos bonitas e otimizadas que incentivem as pessoas a conhecer seu produto. Para cada produto você pode adicionar 3 a 4 fotos mostrando suas principais características. Assim você dará mais segurança ao cliente para realizar a compra.

2º Passo: Montar seu brechó online

Dependendo do tamanho do seu negócio e do quanto está disposto em investir, você poderá optar por montar seu brechó nos seguintes sites:

como montar um brechó online no facebook vender roupas usadas
FACEBOOK - Optar por criar seu brechó online no Facebook é a alternativa mais barata e rápida para começar vender. O procedimento é simples: você poderá criar uma fan page ou um grupo no qual será seu brechó.

Quando for buscar fotos da capa e perfil para montar a fan page ou grupo, opte por imagens de qualidade e que causem uma ótima impressão nos visitantes. Imagens com pessoas sorrindo, um casal usando roupas estilosas por exemplo, é uma boa pedida.

Contudo, para alcançar um grande público em uma fan page pode ser demorado, portanto é recomendável desembolsar um dinheiro para anunciar seu negócio no Facebook.

No caso do grupo também não será fácil encontrar pessoas realmente interessadas em comprar. Mas o que você pode fazer para conseguir um público nesse caso é adicionar pessoas não apenas interessadas em comprar mas também em vender.

Assim, você poderá vender para quem também está vendendo e essas pessoas ajudarão na divulgação do brechó online.

Vale lembrar que, assim como em todo grupo que se preze, é imprescindível definir regras que garantam a satisfação de todos os envolvidos e evitar futuras dores de cabeça.

Algumas regras que você pode estabelecer para o seu brechó online são:

Regras:

1 - Ao postar um item para venda, escolha uma imagem nítida e de qualidade
2 - Descreva o item corretamente na postagem (tamanho, valor, modelo, marca ou outra informação relevante)
3 - Informe as condições do produto: tempo de uso, defeitos (caso haja).

É estritamente proibido fazer propagandas de sites, blogs, páginas no Facebook ou outras redes sociais e grupos no WhatsApp.
Caso as regras não sejam cumpridas, será aplicada a exclusão e bloqueio do grupo.

Se quiser um exemplo de regras mais detalhadas, dê uma conferida no brechó Desapego.

E para aumentar as chances de sucesso do seu brechó no Facebook, confira essas dicas para dar um up em suas vendas.

Blogs para montar brechó online
BLOG - Se você já tem um bom conhecimento em blogs então essa ferramenta pode ser a opção indicada para você criar seu brechó online.


Dependendo da plataforma de criação de blogs que você escolher, o investimento pode ser maior do que no Facebook. Porém há grandes vantagens como:

  • Blogs tem muito mais opções de personalização, podendo deixar seu brechó do jeitinho que você e seus clientes desejam.
  • A criação de páginas permitirá que você organizar bem melhor as categorias de roupas que irá vender.
  • Em blogs dá para aproveitar o que há melhor em SEO para que seu brechó seja bem ranqueado no resultados de busca.
  • Os vários widgets e ferramentas disponíveis farão com que os visitantes interajam melhor com as páginas do seu brechó, aumentando a vontade deles de compartilhar com outras pessoas.
  • Atualmente você pode encontrar vários temas pagos e gratuitos para deixar seu blog com uma aparência muito mais profissional, atraente e com ferramentas que serão indispensáveis para administrar seu negócio.
As plataformas de blogs que lhe indico para montar seu brechó são a Blogger e a Wordpress. A Wordpress pode ser a mais indicada. Porém nela o investimento será maior que na Blogger.


montar brechó online com uma loja virtualLOJA VIRTUAL - Aqui está a principal opção quando o assunto é vender produtos pela internet. As melhores plataformas de lojas virtuais oferecem ferramentas essenciais de ecommerce, suporte, sistema de gerenciamento de pedidos, SEO, criação de blog para a loja virtual, uma "vitrine" da sua loja virtual no Facebook e tantas outras.

E claro que isso faz dela a opção de maior investimento. Porém, mais investimento não quer dizer algo ruim se você terá vários benefícios em troca, que ajudarão seu negócio a dar certo.

O que é preciso analisar aqui são as necessidades. Qual tamanho terá seu negócio? O que você precisará para vê-lo funcionando? Como será o sistema de pagamentos? Os clientes terão mais de uma opção? Leve em consideração esses outros aspectos.

Você pode encontrar boas dicas que lhe ajudarão a começar a vender pela internet usando uma loja virtual clicando aqui.

Plataformas como Shopify, Loja Integrada, Magento e Prestashop estão entre as melhores para a o desenvolvimento de lojas virtuais. E para o caso de você decidir usar a Shopify, veja nesse artigo como montar uma loja virtual em alguns passos.

Por último, você pode conferir aqui como lançar a versão da sua loja virtual Shopify no Facebook.

ENJOEI - Já ouviu falar do site Enjoei? Ele oferece a oportunidade de você criar seu brechó online de uma forma super prática e gastando pouco. Suas únicas despesas com esse site serão os 20% sobre o valor de cada venda que fizer mais uma taxa de anúncio de R$ 2,15. Mas se você não vender, nada é cobrado.
montar um brechó online no site enjoei

Para receber o dinheiro você precisará de uma conta bancária e uma conta no Moip (um serviço de recebimento de pagamentos). Obs: o email que você usar para criar uma conta no Enjoei e no site Moip tem que ser o mesmo.

Nele há a opção de pagamento com cartão de crédito, sendo que a venda do produto é intermediada pelo site. Você recebe o pagamento quando a entrega do produto ao comprador for realizada.

Artigo relacionado: como vender online sem ter uma loja virtual?

3º Passo: Administrando seu brechó online

De nada vai adiantar se você aprender a criar seu brechó online, seja em qual for a plataforma se você não se dedicar a cuidar bem dele. Administrar bem é uma tarefa essencial para qualquer um que deseja ter um negócio de sucesso.

  • Seja organizado e tenha todas as informações do seu negócio escritas no Word. No Excel você pode adicionar dados como estoque, custos,  pedidos, vendas, etc.
  • Procure dar total atenção a seus clientes. Não apenas para atender pedidos mas também tirar dúvidas. Responda comentários (sejam eles positivos ou negativos).
  • Faça promoções quando for conveniente. Ofereça brindes ou cupons promocionais. O próprio Facebook pode lhe ajudar muito nessa parte.
  • Procure ficar atento ao que os clientes compram mais no seu brechó e invista mais nesses produtos (busque sempre mais variações, modelos e cores para eles).
  • Tenha clareza em sua política de devolução/troca de modo que você possa cumprir o que ela promete quando uma devolução for solicitada.
  • Conduzir uma análise SWOT em seu brechó depois de um tempo em funcionamento também pode ajudar a compreender melhor o cenário em que seu negócio se encontra e identificar possíveis problemas.


Como montar um brechó online - Conclusão

venda de produtos usados e seminovos na internet tem ganhado tanto espaço que muitas pessoas estão preferindo investir nesse ramo ao invés de trabalhar com vendas de produtos novos. E as principais razões disso são a facilidade de adquirir o produto, que pode ser comprando em grandes quantidades por um bom preço, ou os próprios itens em bom estado que não são mais utilizados.

E entre os produtos usados ou seminovos vendidos na internet, roupas estão entre os favoritos. Sendo que o Facebook está entre os locais preferidos para criar um brechó online e comercializar as peças.

E por serem mais fáceis de adquirir é possível vendê-los muito mais barato e por isso dão menos trabalho. E, mesmo tendo um retorno menor do que o obtido com produtos novos, muitos vendedores estão satisfeitos com o que ganham vendendo roupas desse tipo.

Gostou do post? Então veja aqui 11 dicas para aumentar suas vendas de roupas na internet

26 comentários
Unknown disse...

Muito boa as dicas amor, faço parte de um grupo de brechó, e essas dicas vão ajudar bastante.

Carlos Sousa disse...

Que bom que gostou meu amor! Espero que com isso consiga vender bem suas peças!

Anônimo disse...

Bom dia se uma pessoa monta um grupo no Facebook e começa a cobrar taxas mensais de todos para postarem suas mercadorias, isso é ilegal ou pode cobrar tranquilamente é certo? Desde já obrigada!!!

Carlos Sousa disse...

Bom dia Fabiana!
Olha, acredito que o Facebook não aprove muito esse tipo de prática de acordo com suas políticas. Embora creio também que várias coisas que não são aprovadas pelas políticas do Face sejam feitas mesmo assim por muitas pessoas. Afinal, é difícil monitorar tantas atividades na maior rede social do mundo... mas cedo ou tarde acabam descobrindo. Além disso, alguém no grupo, ou mesmo de fora pode não ficar muito contente com isso acabar fazendo uma denúncia. Daí vem o risco de o grupo ser banido.

E por último, se for para pagar para anunciar as mercadorias, a maioria das pessoas vão preferir anunciar em sites bem mais convenientes como OLX ou Bom Negócio não concorda?

Unknown disse...

Gostei das explicações pois em meu caso quero montar uma loja mas tenho muitas duvidas como a troca eu trabalho com no minino 6 peças de cada e se nao tiver mais oq a pessoa comprou como faço como colocar isso la na descrição do produto

Carlos Sousa disse...

Silvana boa noite!
Que bom que gostou do post. Olha, você pode colocar a informação de que este item no momento não está disponível no estoque. Porém dependendo do tipo de site que você vende, a forma de colocar essa informação pode variar muito. No caso de uma loja, elas já oferecem recursos facilitar esse procedimento. Para saber mais sobre descrição do produto, veja esse artigo: http://www.comovenderpelainternet.net.br/2015/06/como-escrever-uma-descricao-de-produto-converter-mais-vendas.html

E para saber mais sobre como montar uma loja virtual, dê uma olhadinha aqui: http://www.comovenderpelainternet.net.br/2014/12/como-desenvolver-uma-loja-virtual.html

Boa sorte em suas vendas!

Unknown disse...

Curti !!!

Unknown disse...

Administro grupo Desapego ta chegando 50.000 membros trabalho sem remuneração queria saber se posso cobrar por certos anúncios como Imobiliária,Sites,Taxi Executivo,Fretes, enfim tudo que não seja Desapego coisas usadas.Será que posso?

Unknown disse...

Em parte eu concordo pra anunciar grátis procurar sites como OLX sendo nos grupos Desapegos tem mais chances de negócios vejo isso porque administro um grupo com quase 50.000

Carlos Sousa disse...

Boa tarde Rosa tudo bem?

Olha, minha resposta é semelhante a que eu dei a Fabiana Fernandes. Mas acredito que o maior risco que você pode correr é de alguém por algum motivo (concorrência, mal entendido ou simplesmente ma fé) denunciar seu grupo. Por isso se você decidir cobrar, faça de um modo profissional e organizado. Deixe claro nas regras do grupo como se procede para anunciar, o que pode, o que não pode, que tipos de anúncios são aceitos, etc. Ou se preferir, deixe uma notificação ali mesmo nas regras para os interessados entrarem em contato com você via inbox, email, etc, para tratar do assunto de uma forma mais privada.

Boa sorte e sucesso!

Unknown disse...

Carlos, parabéns pelo seu artigo que está ótimo! Se me permitir, escrevi um artigo sobre Como economizar ainda mais na compra com roupas e citei algumas opções interessantes que talvez sejam úteis para quem deseja comprar e não deseja se endividar. Link: http://guardedinheiro.com/como-economizar-dinheiro-com-roupas/ Obrigada e desejo muito sucesso em seus projetos. Cristiane.

Unknown disse...

Olá tenho um brechó on line gostaria de adquirir peças novas pela internet alguém me indica um site

Carlos Sousa disse...

Bom dia!

Veja esse artigo. Creio que nele tenha o que está procurando:
http://www.comovenderpelainternet.net.br/2015/09/onde-comprar-roupas-novas-usadas-baratas-para-revender-online.html

Unknown disse...

Carlos adorei o post... porém estou com uma dúvida com relação a entrega do produto
Marco com o cliente e eu mesma entrego.. peço pro cliente retirar na minha casa já que a loja é no Facebook

Carlos Sousa disse...

Primeiramente, obrigado pela participação.

E sobre sua dúvida, bem, vamos partir do princípio de que você e o cliente moram na mesma cidade.

O mais conveniente seria você ir entregar na casa do cliente. Pois o cliente sempre irá preferir mais praticidade. Nessa situação, você pode adicionar um valor extra ao produto, pela entrega.

Mas, combinar o local da entrega com o cliente também é uma opção válida. Contudo o valor da entrega seria menor.

E o cliente ir fazer a retirada em sua casa, não é interessante. Seria cômodo para o cliente. A não ser que vocês morassem muito perto ou ele fosse obter uma vantagem muito grande comprando esse produto com você.

SweetBeeMine disse...

Boa tarde, estou querendo montar um brechó online de roupas vintage e livros, já sei onde conseguir bons produtos, mas minha duvida é a respeito do envio da peça (embalagem, calculo de frete, cobrança) Gostaria de saber mais detalhes sobre o método de compra mais adotado no inicio de uma loja, que no caso é por depósito em conta (antes de aderir ao boleto bancario).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite... quero começar ,eu brecho, essas dicas vao me ajudar muito. O problema é que eu quero abriri so de bolsa, calçados e acessórios e so achei mercadoria pelo mercado livre, mas estou com um pouco de medo de comprar no escuro,alguem sabe me informar ou me indicar um fornecedor? Muito obrigado.

Carlos Sousa disse...

Bom dia Chrys!
Antes de tudo, obrigado pelo feedback e sobre sua dúvida sobre fornecedores, creio que nesse artigo você vai encontrar o que procura: http://www.comovenderpelainternet.net.br/2015/09/onde-comprar-roupas-novas-usadas-baratas-para-revender-online.html

Unknown disse...

Quero montar um brecho online pois já vendo roupas a bastante tempo.
E faz um ano que vendo semi nova e usadas e amo fazwr isso.
Minha duvidú é na hora de calcular o frete como faco pra nao fazer coisa errada.
Obg

Unknown disse...

Eu tbem estou montando meu brecho online. Estou pesquisando bastante antes de concluir. Obrigada pelas dicas... Valiosas!!

Glaucyane disse...

Bem ameiiiiiiiiiii as dicas , porém não vi ser citado o Instagram que é uma boa página para expandir tb os negócios!!! Pois tenho um brechó pelo Instagram estou me empenhando muito e ganhando seguidores!!!

Unknown disse...

Eu quero montar pelo Instagram. Vale a pena mesmo?

Cidoka disse...

Ola fiquei interessa nesse grupo de brechó, pode me dar mais informações?

Unknown disse...

Muito obrigado ótima dicas

Nathalia disse...

Olá Carlos. Gostaria de saber se tem algum modelo para calcular o custo das roupas. Por exemplo: paguei 5 reais no brechó. Multiplico por três (15) e adiciono o custo da passagem? (No caso, sou eu mesma que irei entregar). Estou com dificuldade nessa precificação. Um abraço!

Postar um comentário

Receba dicas valiosas no seu email