Como Ganhar Dinheiro Pela Internet Com Trabalhos Freelancer


Veja 4 passos para você tirar proveito de suas habilidades e como ganhar dinheiro pela internet oferecendo seu trabalho nos melhores sites freelancer.

como ganhar dinheiro pela internet
Como ganhar dinheiro pela internet trabalhando como freelancer

Trabalhar como freelancer é uma atividade que pode lhe render oportunidades reais de ganhar dinheiro pela internet. Claro que quanto você vai ganhar, dependerá principalmente de suas habilidades e o quanto você está disposto a dedicá-las para esse tipo de trabalho.

Agora pare um pouco e pense:

1º - Quais são as suas habilidades?


ganhar dinheiro pela internet trabalhos freelancer
Em que você é bom? Faça uma lista!
O bacana de se trabalhar na internet como freelancer é que você poderá encontrar nos melhores sites oportunidades para atuar em diversas áreas. É claro que há categorias que sempre são mais procuradas como web design, escrita profissional, programação e outros. Mas mesmo assim, se você é bom em alguma coisa, então com certeza terá trabalho (e dinheiro) esperando por você lá.
É importante ser detalhista nesse parte pois assim você poderá extrair o melhor de suas habilidades para ganhar dinheiro pela internet. Quer um exemplo? Digamos que você manda muito bem na escrita. Então como freelancer você pode realizar os seguintes trabalhos na internet:


  • Escrever artigos para blogs (pessoais e de negócios)
  • Escrever roteiros, contos e outros textos literários
  • Criação de textos acadêmicos
  • Resumos de livros e outras obras
  • Elaboração de projetos dos mais variados setores
  • Produção de currículos profissionais

Quer mais um exemplo? Se você manda bem em fotografia, então pode vender suas belas fotos para pessoas que buscam imagens para projetos.

Ou até mesmo oferecer serviços de fotografia (tem gente que procura fotógrafos para tirar fotos de produtos para lojas virtuais), edição e tratamento de imagens e até treinamentos/cursos online.

Então antes de ir começando a trabalhar, sugiro que faça uma lista de suas melhores habilidades, defina de que forma você pode usá-las para atender às necessidades das pessoas na internet e busque sempre se aperfeiçoar e se atualizar em seu ofício para assim conseguir sempre satisfazer os clientes que você conquistou e atrair novos.

2º - Organize seu tempo de trabalho

trabalho pela internet freelancer
Tempo é dinheiro!
Independente de se você pretende trabalhar para conseguir uma renda extra ou se dedicar totalmente à ganhar seu dinheiro com a internet, é preciso que você tenha o controle de seu tempo. Porque até mesmo o trabalho em casa precisa ser organizado.

Defina quantas horas você pretende dedicar do seu dia para o job de freelancer. Isso é importante pois assim você será capaz de saber quantos trabalhos poderá realizar em um dia, quantos clientes irá atender, quantos pedidos aceitar, etc. Caso você more com outras pessoas, é interessante deixá-las saber que no tempo em que você estiver atuando como freelancer, não estará muito disponível para outras atividades, a não ser que seja algo realmente importante.

Além disso há muitos trabalhos freelancer em que o pagamento é cobrado por hora. Portanto, administrar bem o seu tempo é um dos fatores determinantes do seu negócio.

3º - Onde encontrar trabalhos freelancer na internet?

onde encontrar trabalhos freelacer na internet
Quais os melhores sites freelancer?
Atualmente é possível encontrar em vários sites oportunidades para trabalhar como freelancer. Nesta lista você verá os que acredito estarem entre os melhores para ofertar seus serviços. Mas antes, uma rápida explicação para o caso de você ainda não saber como os sites freelancer funcionam:

Basicamente, você criará um perfil no site no qual lá terá seus dados básicos, informações de contato, quais as suas habilidades e serviços que você oferece e quanto cobra por cada um. Caso já tenha realizado trabalhos para pessoas ou empresas então você pode criar um portfólio dentro do site para as pessoas lhe conhecerem melhor.

Além disso, cada job realizado com sucesso no site será adicionado a uma lista no seu perfil. Quanto mais disso você tiver, mais pessoas estarão interessadas em contratar seus serviços.

A negociação pode ser feita no próprio site ou você e o cliente podem trocar contatos para negociar por email, rede social ou até por telefone. Você pode receber o dinheiro via Paypal, Bcash, direto na sua conta, etc.

Veja agora os melhores sites freelancer que separei para você trabalhar:

Freelancer.com

ganhar dinheiro pela internet como freelancer
Freelancer.com

Com mais de 15 milhões de usuários registrados (incluindo a mim) esse site pode ser o lugar que você está procurando para trabalhar na internet.

Lá você poderá oferecer o melhor de suas habilidades para realizar projetos que vão desde a elaboração de uma carta comercial até a construção da planta de uma loja. Se você tem muito a oferecer, lá tem muita gente para aceitar.

Para você ter uma ideia veja alguns dos trabalhos mais populares e quanto em média pode ganhar com eles:

Desenvolvimento de site: a partir de $ 100,00
Design de sites: a partir de $ 90,00
SEO Marketing: a partir de $ 150,00
Criação de aplicativo móvel: a partir de $ 200,00

Depois de criar uma conta no site você pode dar uma olhada nessa página para começar a procurar trabalho.

Se você quer entrar de cabeça nesse tipo de negócio, o site Freelancer é para você.

Prolancer

Programação, design e produção de textos diversos são algumas das categorias de detasque desse site. Mas você pode se dar bem como freelancer oferecendo marketing, serviços empresariais, SEO, ecommerce e muitos outros. O site Prolancer é bem fácil de usar e tem muitas projetos que pagam bem. 
ganhar dinheiro pela internet site prolancer
Prolancer

Falando em pagar, o site tem uma atitude bem legal quando o assunto é seu dinheiro. Para realizar um trabalho sem risco de não receber o pagamento, existe um tipo de garantia (Escrow) que seu cliente deposita baseado no valor que foi proposto no projeto.

E então quando o trabalho for concluído o pagamento é liberado e você recebe o dinheiro.

Se tiver interessado, dê uma olhada na página de projetos publicados. Quem sabe um deles não está esperando por você?

99Freelas

Apesar de sua simples aparência e funcionamento o 99Freelas é um site que tem se destacado entre muitos freelancers. Quem está começando por exemplo, tem boas oportunidades nesse site onde você pode oferecer diversos serviços assim como nos outros que já citei aqui. O cadastro é rápido e logo você poderá estar encontrando um projeto para se candidatar.
ganhar dinheiro com trabalhos freelancer 99freelas
Ganhe dinherio no site 99Freelas

Uma coisa bacana nesse site é que os projetos publicados tem uma descrição mais detalhada. Assim dá para saber melhor se, baseado nas suas habilidades dá para se canditar a determinado projeto ou não.

Para receber o pagamento, este quando liberado será informado pela equipe do site e você terá o dinheiro em sua conta bancária.

GetNinjas

Na verdade o site Get Ninjas é uma plataforma onde você pode ganhar dinheiro oferecendo os mais variados serviços. Não apenas aqueles voltados para negócios, tecnologia mas também serviços domésticos, reformas ou até mesmo saúde. 

E os trabalhos freelancer não são realizados apenas online. Várias pessoas também procuram alguém para realizar um trabalho presencial (como eletricista por exemplo).

trabalho freelancer site get ninjas
Site Get Ninjas

Nesse vídeo você pode ver que o site tem trabalho para pessoas como você. Seja para trabalhar pela internet ou fora dela. Alguns dos serviços que você pode oferecer online é a produção de conteúdo, tradução, marketing online, web design, consultoria de SEO e outros.



Para saber mais sobre o Get Ninjas e como você pode anunciar seus serviços, acesse essa página.

4º - Como fazer as pessoas se interessarem pelo seu trabalho

Assim como em qualquer negócio, é preciso seguir estratégias para atrair clientes. Veja algumas que você pode adotar para se dar bem como freelancer:

ganhar dinheiro na internet trabalhando como freelancer
Conquiste clientes com seu trabalho freelancer
Tenha um portfólio - Quando as pessoas chegarem em sua página de freelancer, eles vão querer imediatamente saber se você é bom mesmo no que faz. E para provar isso, um portfólio é uma ótima ferramenta (ele é uma das partes mais importantes do seu currículo de freelancer!). Nele as pessoas verão que tipo de trabalho você faz, conhecerão seu estilo e poderão avaliar o nível de qualidade dos seus serviços.

Mas aí você pode pensar: "poxa estou começando agora como freelancer e ainda não tenho nenhum trabalho para mostrar no portfólio".

Você tem certeza disso? Vai dizer que você sendo bom em design nunca fez um trabalho no Photoshop para uma amiga ou um layout de algum projeto da faculdade no Corel Draw e guardou uma cópia desses trabalhos em seu PC? Vai por mim, com certeza você terá algo para mostrar.

Construa parcerias - Não apenas parcerias pensando em negócios, mas tente construir um círculo de amizades com outros freelancers. Assim vocês poderão ajudar um ao outro a conseguir clientes.

Afinal, pode acontecer de você ser um ótimo programador mas encontra alguém que está precisando de um especialista em SEO. Daí você lembra de algum parceiro seu e poderá indicar esse cliente para ele. Fazendo isso esteja certo de que um dia ele fará o mesmo por você.

Expanda seu negócio - Não se limite a atuar apenas nesses sites que indiquei aqui! Você pode encontrar muita gente que está precisando dos seus serviços nas redes sociais.

  • Procure por grupos no Facebook voltados para atividades freelancer. É por isso que é importante ter uma estrutura do seu negócio: quantas horas você atuará como freelancer por dia, quais horários estará disponível, quanto você cobra pelos seus serviços e as formas de pagamento. 
  • Crie uma página especialmente para seu negócio em cada rede que atuar. 
  • Não esqueça de usar o Linkedin para criar seu currículo de freelancer na internet. 
  • Deixe algumas informações e links de seu negócio online de freelancer em sua assinatura de email (seja breve ok?). 
Todas essas ações ajudarão a reforçar sua marca na internet.
Seja profissional - Essa dica vale tanto para conseguir clientes quanto para os que você já conquistou. Busque sempre oferecer o melhor do seu trabalho.

Tem muita gente que faz de tudo para conseguir um cliente e depois disso já não oferece tanta qualidade nos próximos trabalhos achando que não fará diferença. Engano! O nível de qualidade em seus trabalhos sempre deverá ser mantido no melhor possível.

E jamais prometa aquilo que não pode cumprir, por mais tentadora que pareça a oportunidade. Se você prometeu que o site do seu cliente estará pronto em duas semanas então entregue em duas semanas (ou até ates disso).

Atender bem um cliente e superar suas expectativas é outro fator que decidirá o sucesso do seu negócio.

Atuando dessa forma seu público ficará tão encantado que terá o prazer de fazer negócios com você e indicar seus serviços para outras pessoas.


Conclusão

Uma verdade inegável: trabalhar como freelancer pela internet dá dinheiro sim. Agora outra verdade mais inegável ainda: você só ganhará dinheiro realmente se levar esse trabalho a sério

Afinal, se você que é o dono do seu próprio negócio não o leva a sério, seu público o levará menos ainda. Seja você um interessado em ganhar a vida como freelancer ou mesmo que seja para conseguir aquele dinheiro a mais no fim do mês.

Quer saber outras formas de ganhar dinheiro de verdade na internet? Então veja essa lista de ideias de negócios onlineesse artigo sobre revenda de hopedagem ou descubra se entre vendas na internet, programas de afiliados ou Google Adsense, qual o ideal para você ganhar um bom dinheiro.

Atualização: e aqui está mais uma lista de ideias criativas para ganhar dinheiro pela internet ou fora dela com uma câmera digital e uma lista de 7 sites para você trabalhar com revenda de produtos na internet

3 comentários
  1. Realmente nos tempos atuais divulgar nossas habilidades e quem sabe até tocar a vida com elas, não só é um prazer enorme como também uma auto-valorização, gerando o que acredito ser um dos maiores entraves para o ser humano.... expectativa de um futuro melhor......Grandes abraços. Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Marcos!
      E é em momentos como o que vivemos atualmente que muitos descobrerm possuir habilidades "latentes" capazes de fazer a pessoa alcançar sonhos na qual já não mais imaginava realizar. E como a internet trabalhar as habilidades se torna mais fácil.
      Obrigado pela participação!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...