10 Hábitos e Atitudes de Empreendedores Digitais Bem Sucedidos

Empreender na internet já se tornou uma realidade para muitas pessoas que sonham em ganhar a vida de um jeito diferente e mais confortável. Mas no meio de tantos, poucos se destacam no mercado digital.

Porque diante de um mundo tão competitivo, o sucesso acaba não sendo para todos. Mas há alguns hábitos dos grandes empreendedores digitais da atualidade que podem ser seguidos. Hábitos que podem lhe ajudar a empreender com sucesso na internet.



hábitos de empreendedores digitais bem sucedidos
10 Hábitos e Atitudes de Empreendedores Digitais Bem Sucedidos


Siga um propósito

Qual o propósito do seu negócio? E qual o propósito de vida você pretende realizar ao criar esse negócio?

Se você tem as respostas dessas perguntas, então diferente da maioria dos empreendimentos na internet, você tem um diferencial de mercado.

E é disso que o público está atrás. Do diferencial.

Estamos na era do consumidor inteligente. Um perfil de consumidor muito mais exigente e que busca cada vez mais saber que tipo de produto ou serviço está prestes a consumir.

Há até mesmo clientes que se preocupam com o tipo de impacto com o meio ambiente, sociedade ou em si próprio determinado produto irá causar. Isso é uma tendência forte e real. E você precisa estar atento a isso.

Os empreendedores digitais que se destacam já perceberam isso e com base nessa realidade, lançam projetos incríveis que não só visam vender e ganhar dinheiro, mas resolver os problemas das pessoas, mudar a vida das pessoas de alguma forma.

E então? Qual o propósito do seu negócio? Qual o seu propósito? 

Entenda a importância dos atributos digitais

Outro hábito encontrado empreendedores de sucesso na internet é que eles estão por dento dos principais conceitos, plataformas, ferramentas e recursos encontrados no mercado digital.

O que é natural, pois não dá para ir muito longe quando não se tem a noção do que é fundamental nesse tipo de negócio.

Se você está começando o seu empreendimento digital, busque o quanto antes compreender e dominar os principais requisitos para iniciar um negócio online

E esqueça os atalhos. Eles não existem. Os que encontraram o sucesso aprenderam com seus erros e transformaram isso experiência para não cometê-los novamente.

Mas claro que existem importantes aliados que te ajudarão a obter expertise no digital. A própria internet é um exemplo disso. Lá tem informações gratuitas ou pagas como cursos online. 

Faça network

Embora o principal território de atuação do negócio seja na internet, um empreendedor digital bem sucedido não se limita apenas ao online.

Fazer parte de eventos relacionados, workshops, conferências, palestras ou cursos presenciais também faz parte do comportamento de quem empreende bem na internet. 

Por isso sempre que houver uma oportunidade de aprender em um desses eventos ao mesmo tempo em que conhece outros empreendedores digitais, não deixe passar. 

Além disso, lá pode estar a chance de uma grande parceria, se você estiver disposto a trabalhar dessa forma.

Seu público não precisa ser limitado apenas a quem vai consumir seu produto ou serviço. Eles também podem ser outras pessoas que possuem grande influência na internet e podem gostar do seu trabalho. 

E caso isso aconteça, você será muito bem falado por essas pessoas na internet ou até mesmo fora dela.

E não custa lembrar: tenha sempre em mãos seu cartão de visita muito bem elaborado quando estiver fazendo network.

Sempre pronto para se adaptar às mudanças

Mudanças estarão sempre presentes no futuro do seu negócio. As vezes mais rápido do que se pensa. Mas um empreendedor hábil consegue dançar sem tropeçar, a música que o mercado toca.

Saber se adaptar às mudanças que ocorrem de tempos em tempos pode ser um dos fatores decisivos para se tornar um blogueiro bem sucedido ou um grande nome no Marketing Digital.

Mas quando eu falo em mudanças, não me refiro apenas ao que acontece no mercado em que você atua. É mais que isso.

Mudanças também acontecem em nossas vidas. Hoje você está como está, mas amanhã pode descobrir que um filho está para chegar ou por alguma razão terá de mudar de cidade, enfim. A vida não para até o último dia.

E o mesmo vale para seu empreendimento. Se ele for um projeto de vida, também não pode parar. Lembre-se do propósito que falamos no primeiro tópico.

Portanto fique atento às mudanças. E esteja sempre pronto para elas. Você precisa se adaptar a tudo que for preciso para manter seu negócio caminhando.

Ande lado a lado com a inovação

Esse é um dos hábitos que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. 

Muita gente sonha em ter ideias que podem mudar o mundo. Porém apenas uma pequena porção dessas pessoas conseguem realmente realizar isso. Principalmente porque, se há uma coisa que existe no mundo dos negócios hoje em dia são ideias.

Empreendedores com mentalidade inovadora sabem que na época atual, é difícil inventar algo novo. E por causa disso, eles já tem o pensamento antecipado de que sempre quando for pensar em uma ideia, ela tem de ser pensada de modo que alguém já pensou nela antes.

Por que?

Porque desse modo você não precisará sofrer para criar uma ideia nova. Você será capaz de inovar completamente uma ideia que já existe. Apresentá-la ao mundo de um jeito que ele nunca viu.

Isso é o que podemos chamar de pensar dentro da caixa de um jeito totalmente diferente.

Não ter medo de errar

O modelo do ensino tradicional da escola acostumou os alunos a levantar mão na aula apenas se este tivesse a certeza de que sabia a resposta correta. O erro sempre foi visto como algo negativo. 

Mas para alguém que tem visão de negócio, isso é visto como uma oportunidade de aprendizado, melhora e de como o negócio não deve ser conduzido se o objetivo é o sucesso. 

Muitas startups tiveram de mudar várias vezes no caminho até conquistar seu espaço no mercado.

Portanto quando cometer erros no seu negócio lembre-se daquele pensamento de Thomas Edison:

“De fato, não fracassei ao tentar, cerca de 10.000 vezes, desenvolver um acumulador. simplesmente, encontrei 10.000 maneiras que não funcionam.”

Agilidade nos negócios

Ser ágil é um atributo que sem dúvidas faz a diferença na hora de lidar com a concorrência.

Quando se fala em agilidade, é preciso levar em consideração todas ações em seu negócio. A internet é um ambiente de constante mudanças e acompanhar isso requer dedicação e mentalidade empreendedora.

Um empreendedor digital de sucesso é capaz por exemplo, de identificar o quanto antes as razões de uma página de determinado produto estar com um desempenho tão inferior às outras páginas e sem demora, descobrir uma solução para o problema e aplicá-la com eficiência.

Manter a mente ciente de o que está funcionando hoje, pode não funcionar amanhã é uma forma de manter o hábito de pensar com agilidade.

Seja sempre você

Ao trabalhar em seu marketing pessoal na internet, tenha o extremo cuidado de fazê-lo de modo a reforçar positivamente sua marca e não para fazer você parecer mais uma cópia de um grande nome no mercado.

Digo isso porque é normal pegar um modelo de negócio bem sucedido na internet para começar o seu. 

Porém, muitos caem na armadilha de usar demasiadamente esse método ao ponto de esquecerem seus próprios perfis profissionais e no fim transformando o empreendimento em apenas “mais do mesmo”.

Se você quer se inspirar em um modelo de negócio bem sucedido, vá em frente. Só tenha cuidado para sem querer, não deixar de ser quem é. Seja sempre você. Pois você é único. 

E essa característica faz um empreendedor se destacar entre muitos.

Compartilhe seu conhecimento

Você já observou como os grandes empreendedores na internet, estão sempre compartilhando suas ideias e aprendizados? Seja através de blogs, webinars ou nas redes sociais. E também fora da internet em palestras ou até em um simples bate papo.

E são informações tão valiosas que até os concorrentes ficam de olho. Porém esse costume tem um retorno enorme. Mesmo quando esse conhecimento é compartilhado de graça.

Pois se são informações tão boas que não se encontram em qualquer lugar, muita gente vai se interessar e muita gente significa que seu negócio está expandindo seu alcance.

E também há aquela premissa de que se você está oferecendo esse conteúdo de graça, o pago será muito melhor. Essa é uma estratégia que funciona muito bem. 

Além do mais, você vai descobrir fazendo isso, o quão prazeroso é passar adiante o que você aprendeu e ver que outras pessoas poderão aprender com você a realizar sonhos, atingir metas e objetivos.

É gratificante. 

Porque no fim das contas, se há um propósito, então tudo que você fará não é apenas pelo dinheiro. É por algo que faça um sentido em sua vida. 

O dinheiro é uma consequência da realização do seu propósito e do sucesso que você conquista ao resolver os problemas das pessoas com o seu produto ou serviço.

Estude e busque aperfeiçoamento sempre

No mundo do empreendedorismo digital não há espaço para mentes estagnadas. Uma mente curiosa é fundamental. Isso é o mínimo que você precisa para entrar no jogo. Mas a partir daí, você precisa aprender constantemente sobre o que diz respeito ao digital.

Jamais cometa o erro de achar que o que você aprendeu será sempre o suficiente para tocar seu negócio na internet e lidar com a concorrência.

Novos conceitos, técnicas e recursos de Marketing Digital surgem. Ferramentas incríveis são criadas. Atualizações nas mídias sociais também são constantes. E tudo isso as vezes acontece em uma velocidade assombrosa.

Por isso que é preciso que você seja ágil em seu aprendizado. Diante do cenário pode parecer algo próximo ao impossível mas não é.

Há recursos que podem ajudar a lhe manter atualizado sobre tudo o que ocorre no mundo digital.

O Google Alertas pode lhe enviar generosas atualizações direto no seu email sobre determinado tópico.

Você pode se inscrever nos principais sites relacionado a um determinado assunto o qual você quer ficar por dentro.

Sites como Search Engine Roundtable, Search Engine Watch ou o blog da Agência Mestre tem conteúdos e notícias preciosas sobre SEO, Marketing Digital e muito mais.

Diante de tanta informação, não há como ficar desatualizado. Até porque ficar desatualizado não é uma opção. Portanto estude. Estude sempre.

Pronto para empreender com sucesso na internet?


Você acabou de ver hábitos e atitudes que diferenciam os empreendedores que conseguem lançar um negócio incrível na internet. Você também pode ser um deles se começar a agir.

Se você ainda não começou, faça. Não amanhã, mas agora. Mesmo que seja com um pequeno passo. Mas você é capaz de começar agora. Acredite, comece, planeje, coloque em prática e você verá as coisas acontecer.

Nenhum comentário
Postar um comentário

Receba dicas valiosas no seu email