5 razões porque pessoas compram online e como vender mais com isso

Como vender mais na internet - compras online


A cada ano as estatísticas mostram que o ecommerce está indo muito bem no Brasil obrigado. E por causa disso, tem muita gente investindo no setor, criando lojas virtuais e vendendo seus produtos pela internet. Mas isso não significa que os consumidores saem simplesmente comprando em qualquer loja online.

Produtos com preços muito altos e coisas que são perecíveis estão entre os tipos de itens mais difíceis de vender online. Sem mencionar os produtos que pessoas querem tocar, cheirar, ou experimentar antes de sacar o cartão de crédito.

Confira nesse artigo 5 motivos que impulsionam as pessoas a fazer compras pela internet e como você pode aproveitar isso para aumentar as vendas da sua loja virtual.

1 – A economia de tempo nas lojas online

“Tempo é dinheiro”. Não é de agora que conhecemos essa frase tão famosa. Afinal tempo é uma das poucas coisas que pode rivalizar com o dinheiro. Como resultado, economia de tempo torna-se uma forte razão que leva as pessoas a fazer compras online.

Como vender mais com isso:

Pessoas que compram pela internet dão grande importância a economia de tempo. E esse tipo de consumidor costuma ser bastante exigente com a experiência do usuário. Se uma loja virtual oferece uma experiência do usuário precária, as chances da compra ser realizada nessa loja é quase zero.

Certifique-se de que seu processo de checkout seja o mais ágil e eficiente possível. Além disso, faça a otimização da velocidade de carregamento do site para atender a clientes sedentos por tempo.

Nota: um dos grandes culpados pela lentidão no carregamento das páginas são as fotos. Veja nesse guia completo como deixar as imagens da sua loja virtual na medida certa para encantar os visitantes, sem que a página leve uma eternidade para carregar.

Apesar dos compradores online compreenderem o fato de que eles não vão receber o produto na hora (exceto no caso de produtos digitais), alguns vão procurar minimizar, atrasos que comumente ocorrem em processos de compra em lojas físicas.

2 – Possibilidade de maior variedade de produtos

Coisas como espaço na prateleira deixam de ser um problema em lojas virtuais, então devido a isso, os compradores recorrem a internet para encontrar uma variedade maior.

Veja o caso da Amazon por exemplo: ela começou com vendas de livros, mas rapidamente expandiu para diversos setores se tornando um lugar onde você pode comprar praticamente tudo. Desde um notebook a manteiga de amendoim em pó.

Como vender mais com isso:

Considere ampliar seu inventário. Ou ao menos, se você trabalha em um nicho muito específico (camisas personalizadas por exemplo) procure obter uma boa variedade de produtos para seus clientes. Essa é uma das razões pelo qual as pessoas estão comprando na internet ao invés de em lojas físicas.

3 – A busca por preços melhores

Pode não ser quem você está procurando mas acredite, eles estão lá: os caçadores de pechinchas.

Em fato, muitos consumidores usam uma espécie de sistema híbrido de compra onde eles visitam uma loja física para determinar exatamente o que eles querem e então procuram online por um preço melhor.

Isso ocorre principalmente em categorias tais como roupas, na qual os clientes querem tocar, sentir e experimentar o produto.

Eles visitam uma loja física, acham o produto exato que eles querem e vão direto para a internet para encontrar a mesma peça com um preço mais em conta.

Como vender mais com isso:

Dedique-se a encontrar estratégias que melhor se adequem ao seu negócio que lhe permita vender produtos com o menor preço possível. De antemão deixo claro que você não será obrigado a vender barato todos os produtos de sua loja.

Você pode escolher uma pequena quantidade de produtos de cada categoria que vende e lançar promoções com eles.

4 – Análises de outros compradores

Análises e comentários de outros clientes estão entre uma das principais razões que levam as pessoas a comprar na internet. Em outras palavras, se você quer que elas comprem, você tem que mostrar que os outros compraram (e gostaram do que compraram!).

Como vender mais com isso:

Ofereça um sistema de análise e avaliações para seus produtos e mostre-o proeminentemente nas páginas de detalhes dos produtos.

O botão curtir do Facebook é muito bem vindo nesse caso como prova social na página de detalhes do seu produto.

5 - A internet proporciona facilidade na comparação de lojas e produtos

Outro motivo que leva as pessoas a optar por lojas virtuais ao invés de físicas em um ritmo cada vez mais frequente, é que elas podem analisar e comparar várias lojas e produtos ao mesmo tempo.

Ao invés de ter que se deslocar de loja em loja, corredor em corredor, compradores online simplesmente navegam da página de um site para outra comparando as lojas e os seus produtos.

Eles procuram por análises de produtos, comparam preços, qualidade dos diferentes modelos e atendimento ao cliente. E eles podem fazer tudo isso online.

Como vender mais com isso:

Forneça as informações que os compradores mais procuram, no início do ciclo de compra como especificações, preços, etc. Ofereça diferentes variações de um produto para que eles possam fazer comparações.

Sua estratégia de SEO não deve ser voltada somente para os compradores que estão prontos para fazer compras de imediato. Ao invés disso, aplique as estratégias para o momento que antecede a compra; quando a pesquisa está sendo feita pelo consumidor.

Se você tem longos ciclos de vendas, dê aos seus potenciais compradores uma razão para eles lhe darem suas informações de contato, quando eles estiverem no início do processo de compra. A princípio o endereço de email.



Concluindo

A princípio você não precisa ficar desesperado para implementar de imediato todas essas ações em sua loja virtual. Algumas levam mais tempo que a outras para serem desenvolvidas. Mas quando você conseguir, sentirá uma considerável diferença nas suas vendas.

Quer saber mais? Então veja:
Como elaborar uma pesquisa de mercado na internet

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