7 Dicas Para Vender (E MUITO!) Produtos Afiliados Em Um Blog

Vender produtos afiliados é sem dúvida uma forma real de ganhar dinheiro com blogs na internet. Porém a coisa complica quando lembramos que atualmente existem milhões de blogs online e esse número não para de crescer!

Então vem aquela pergunta: "será que vale a pena dedicar tempo e dinheiro investindo em um blog para revender produtos afiliados?"

Para sua alegria, a resposta é SIM!

Porém (sempre há um porém não é?), ganhar muito dinheiro vendendo produtos afiliados não é algo que você irá conseguir da noite para o dia.

Mas se você seguir os passos certos, será capaz de começar a vender os produtos com seu blog até chegar ao ponto de conseguir uma excelente renda mensal, sem precisar levar uma eternidade para isso, ou quebrar tanto a cabeça como acontece com muita gente desinformada.

E falando em informação, vou listar aqui 7 dicas que irão lhe ajudar a vender muito bem os seus produtos afiliados em seu blog, independente do tipo de produto ou infoproduto que pretende vender.

Mas antes um pequeno aviso a você querido leitor: esse artigo foi cuidadosamente criado levando em consideração que você já sabe como funciona o sistema de vendas de produtos afiliados em blogs ou até mesmo já começou a atuar nesse tipo de negócio.

Portanto se você ainda não sabe nada sobre marketing de afiliados, sugiro que leia esse artigo.
Lá você encontrará um tópico explicando direitinho como funciona a venda de produtos afiliados em blogs.

Assim você não ficará perdido ou com muitas dúvidas quando chegar em determinado ponto desse artigo.

Dito isso, vamos em frente!



Dica 1: Ao invés de vender o produto, ofereça a solução de um problema

Muitos pensam que vender um produto consiste em simplesmente tentar convencer alguém a comprar algo, apresentando suas características e preço. Só que é bem mais que isso.

Quando você for vender produtos afiliados em seu blog, tenha em mente de que seu público está procurando a solução para um problema que ainda não conseguiu encontrar em outro lugar.

Então você precisa convencer seu público de que ele encontrará os benefícios e soluções que estão procurando ao comprar o produto em seu blog, seja ele para satisfazer um desejo ou uma necessidade.

Esse princípio é muito usado pelas lojas virtuais, para escrever descrições que convencem o visitante a comprar um produto.

Ao invés de fazer um único post falando sobre o produto para tentar vendê-lo através deste post, faça outras postagens sobre esse produto falando dos benefícios, mostrando dados como gráficos, depoimentos, novidades e resultados reais das soluções e benefícios que o produto promete.

Dica 2: Construa uma lista de email segmentada

Aqui está uma das coisas mais importantes a serem trabalhadas em seu blog: a sua lista de emails.

Pessoas acessam emails praticamente todos os dias (eu por exemplo acesso todo santo dia). Quando você consegue um inscrito em sua lista, isso significa que você conseguiu o interesse do visitante pelo o que seu blog tem a oferecer.

Mesmo que inicialmente ele não esteja interessado em comprar produto algum, essa é a chance perfeita para você dar mais do que ele está buscando.

Por isso que é fundamental quando você for construir seu blog, definir bem o tipo de assunto a ser tratado.

Por exemplo, se você for falar sobre esportes, fará isso de um modo geral ou atuará em um nicho mais específico como futebol? Ou ainda mais afunilado, como por exemplo falar de um só time?

Digamos você decida lançar um blog sobre moda masculina ou feminina. Esse é um tema que abrange muito conteúdo certo? E digamos que depois de um tempo você consiga 30 inscritos.

E que desses 30 inscritos, 11 se inscreveram na sua lista porque gostaram de uma postagem super bacana que você fez sobre uma nova marca de tênis, enquanto os outros 19 se inscreveram através de postagens de assuntos variados.

Agora imagine que atualmente os únicos produtos afiliados que você está dedicando seus maiores esforços para vender em seu blog são roupas. E que um belo dia você cria um novo artigo falando de uma calça jeans que está super na moda e com uma promoção irresistível.

Advinha o que vai acontecer quando você lançar uma campanha de email marketing para promover esse novo artigo para sua lista de 30 inscritos? As chances de alguém comprar essa calça através do seu post é quase nula.

Ou no pior caso o leitor sequer vai abrir o email.

Entendeu porque é importante ter uma lista segmentada de emails? Fazendo isso você terá chances muito maiores de converter vendas.

Lembre-se que falar de um assunto com um público enorme é uma faca de dois gumes: você terá mais oportunidades ao mesmo tempo em que terá uma concorrência muito mais cruel para enfrentar.

Portanto considere afunilar seu nicho falando de algo mais específico ao invés de generalizar tanto. a não ser que você trabalhe em parceria com outras pessoas para escrever artigos com você, ou fazer como muita gente faz e comprar artigos otimizados em sites freelancer.

Ao atuar em um nicho mais específico, você poderá dedicar todos os seus esforços para um único assunto e poderá produzir mais artigos sobre isso, terá de lidar apenas com um tipo de público e focar em um único tipo de produto, infoproduto ou serviço para revender.

Agora para aumentar as chances de um visitante se inscrever em sua lista, vale a pena usar algumas estratégias como:


  • Posicione o formulário de inscrição em locais estratégicos - como no final das postagens ou no meio delas. Nesse caso é interessante colocar um texto tipo: "Está gostando da leitura? Então se inscreva em nossa lista e não perca mais nenhum artigo!".
Agora um pequeno segredinho: tá vendo essa barra? Ela fica lá no topo do meu blog, e depois que a coloquei, minha quantidade de inscritos aumentou lindamente. :)

  • Usar call to action atraentes - a call to action pode ser um botão, link ou imagem que incentiva um visitante a fazer algo no seu blog. Nesse caso a se inscrever em sua lista. Quanto mais clara for sua call to action, mais fácil ela chamará a atenção dos seus leitores.
call to action vender produtos afiliados com blog
Exemplo de Call to Action

  • Ofereça algo em troca - outra estratégia já conhecida e que ainda funciona muito bem. Incentive seus leitores a se inscrever em seu blog em troca de um E-book, guia, planilha, etc. Se você oferecer um item realmente útil e usando as palavras certas, será praticamente irresistível para o visitante sair do seu blog sem se inscrever nele.
  • Deixe o formulário o mais resumido possível - o mais indicado é exigir apenas o email. Mas se você precisa de outras informações como nome, faça da forma mais resumida possível. Peça apenas o primeiro nome. Não caia no erro de exigir mais informação do que o visitante está disposto a dar, como telefones ou endereço.

Dica 3: Crie avaliações detalhadas e críveis do produto que está vendendo

Aqui está outro fator determinante do sucesso do seu blog de afiliados: avaliações dos produtos.

Você pretende ganhar belas comissões revendendo produtos afiliados em seu blog certo? Mas para isso precisará falar sobre ele e convencer o visitante a comprá-lo correto?

Então, tudo que você precisa fazer é reunir todas as informações sobre o produto, jogá-las em uma postagem e pronto! As vendas começam a acontecer certo?

Errado.

Sabe por que hoje em dia muitos blogs estão se dando bem, vendendo produtos afiliados online, mesmo naqueles mercados saturados como ganhar dinheiro online, relacionamento ou saúde?

Porque tem um monte de gente que antes de comprar um produto na internet, pesquisa sobre esse produto em blogs e fóruns, pois é lá que vão encontrar muito mais informações do que na própria loja virtual desse produto.

É lá que estão as preciosas resenhas de produtos.

Uma boa resenha vai muito além de uma descrição e informações técnicas. Nela está também o relato e dicas valiosas de quem já usou o produto e conhece de verdade seus prós e contras.

É por isso que hoje em dia, quase todas as lojas virtuais bem sucedidas possuem um blog e usam essa ferramenta para fazer com que as pessoas conheçam ainda mais seus produtos e benefícios.

As pessoas se sentem mais seguras a comprar algo quando vêem a opinião de outras pessoas que já compraram e se satisfizeram, seja na hora do pagamento, recebimento ou uso do produto.

Por isso, quando for escrever a resenha de um produto (seja ele digital ou físico) ou serviço, saiba do que está falando, porque se for para simplesmente falar para o leitor o que ele já sabe, é melhor nem começar.

Dica 4: Evite ir atirando para todos os lados

ganhar dinheiro com blog produtos afiliados diversos
Não caia na besteira de tentar vender vários
produtos afiliados diferentes

Uma prática muito conhecida pelos especialistas no assunto e condenada por todos eles.

Se inscrever em várias plataformas de afiliados para tentar vender um monte de produtos diferentes para ver se no final consegue se dar bem pelo menos em dois ou três produtos.

No final, isso poderá lhe render absolutamente nada, além de muito trabalho, investimento de tempo e dinheiro.

Foque em um produto se você estiver no início. E quando as coisas começarem a dar certo, aí é a hora de experimentar outros produtos, até descobrir o que está vendendo mais em seu blog e assim focar 100% nestes.


Dica 5: Faça um uso eficiente das redes sociais para divulgar seus posts

Ter pelo menos uma página no Facebook e no Instagram para divulgar seu blog é regra. E fazer isso do jeito certo é fundamental.

Colocar um link nas suas páginas sociais esperando que as pessoas cliquem, não vau funcionar tão bem. É preciso proporcionar o engajamento, ser ativo nas redes, criar parcerias e fazer networking.

Além disso, tire o máximo proveito dos recursos que as redes oferecem, usando imagens poderosas e com qualidade. Vídeos, hashtags

Criar enquetes competições também é uma ótima forma de engajar o público. A regra é não deixar suas redes paradas e proporcionar informações úteis e que entretenham o público.

Caso você consiga vender muito bem depois de um tempo, considere separar um dinheiro para investir em publicidade, seja no Facebook ou Instagram.

Se você fizer corretamente seu retorno sobre investimento valerá cada centavo investido.

Dica 6: Convide seu público para conhecer um novo produto com um webinar

Webinars são poderosos. Não tenha dúvida disso.

Pense bem: se você tivesse a oportunidade de conhecer um produto através de uma resenha em um blog ou em um webinar, qual você escolheria?

vender produtos afiliados com webinars
Uma ferramenta como a Leadpage permite que você crie uma landing page onde as pessoas poderão se inscrever. E na ferramenta Google Hangouts você pode apresentar seu webinar.

A dicas mais importantes aqui são: preparar tudo com antecedência. O webinar, conteúdo que você irá apresentar sobre o produto, etc.

Webinars são perfeitos para promover o produto que você vendendo, em tempo real, ao mesmo tempo em que engaja com o público.

É o cenário ideal para apresentar um produto e tirar as dúvidas que surgir das pessoas.
Tire o proveito máximo de um webinar para fazer coisas como:

  • Apresentar as características do produto
  • Informar os prós e contras
  • Contar sua história pessoal em relação ao produto
  • Diferentes utilidades para o produto
  • como as pessoas podem aproveitar o máximo a função do produto.

E no final da apresentação, coloque o link de afiliado para o produto que está vendendo. Se você fez uma apresentação impecável do produto, as vendas virão naturalmente.

Dica 07: Crie um artigo do tipo "como usar" o seu produto afiliado

Um dos artigos preferidos pelos blogueiros é o bom e velho "como usar" ou "como fazer". E isso não é atoa. Afinal, se tem uma coisa que os internautas procuram na internet é como fazer ou usar alguma coisa.

Crie um artigo ensinando a usar o produto que você está vendendo. Faça de uma forma que pareça muito mais atraente aprender a usar o produto lendo seu artigo, do que lendo as informações técnicas que existem no site do produto ou no manual deste.

Use linguagens mais simples e um pouco de humor, quando conveniente. Mas sem deixar de ser profissional e nem ocultar informações relevantes.

Usar imagens que ajudem na compreensão do tutorial também dará bons resultados.

Assim, as pessoas se sentirão ainda mais interessadas em adquirir o produto, já que graças a seu artigo, elas agora já sabem como usar e estão ansiosas para experimentar.

Chegou a hora de se tornar um afiliado bem sucedido!


Você acabou de ver 7 dicas que podem ser o que estava faltando para dar aquela turbinada nas vendas dos produtos afiliados do seu blog.

No mais, vale lembrar que para essas dicas funcionarem ainda melhor, é bom estar com seu blog bem trabalhado no SEO, ser ativo também nas redes sociais voltadas para o assunto e criar postagens regularmente.

Dito isso, mãos a obra e boas vendas!

Veja também:
7 maneiras de ganhar dinheiro na internet e fora dela com sua câmera digital
Como realizar uma pesquisa de mercado na internet de graça
Como vender o seu conhecimento online
9 ideias de negócios e produtos para vender na internet em tempos de crise

6 comentários
Unknown disse...

Muito bom o artigo. Parabéns Carlos! Seu conteúdo tem relevância e objetividade. Obrigado.

Carlos Sousa disse...

Eu é quem agradeço pelo reconhecimento e participação. Sucesso!

Unknown disse...

Obrigado pelas dicas.

vão me ajudar muito

Carlos Sousa disse...

Que ótimo!
Espero que tenha muito sucesso como afiliado.

Carlos Sousa disse...

Que bom que gostou Ronnie!
Sucesso pra você como afiliado.

saitesamericano disse...

Carlos vc faz blog para afiliado

Postar um comentário

Receba dicas valiosas no seu email