7 Tendências Do E-commerce Marketing Que Fizeram Sucesso Em 2014

tendências do e-commerce marketing 2014
Tendências do e-commerce marketing de destaque em 2014

O e-commerce já percorreu uma longa trajetória com o passar dos anos. Da mesma forma que a tecnologia prossegue em seu ritmo acelerado, lojas de e-commerce veteranas aproveitam novas técnicas e recursos para tornar as vendas na internet e compras online muito mais eficientes e prazerosas.

No ano passado, vimos boa parte dos varejistas online traçar estratégias voltadas para para guest posts, otimização de sites para conseguir maior CTR e taxas de conversão; design responsivo, e melhorias em geral no desempenho do site.

Muitas foram as evoluções no campo da tecnologia desde então, destaque para o setor de tecnologia móvel, redes sociais, big data, analytics e personalização. Essas mudanças começaram a dar origem a novas tendências no mundo do e-commerce marketing.

Agora, vamos dar uma olhada em 7 das grandes mudanças que se tornaram tendências de destaque na área do e-commerce marketing em 2014.

1 - O poder da otimização mobile

Compras via dispositivos móveis tem se tornado cada vez mais importantes para o e-commerce. Esse ano pudemos testemunhar uma melhora em experiências de compras mobile.

Criação de sites que funcionassem bem em smartphones e tablets, foi um dos destaques no e-commerce marketing em 2014, onde vimos donos de lojas virtuais suando a camisa para construir sites que se apresentassem perfeitamente bem em todos os tipos de dispositivos móveis e proporcionasse a melhor experiência de navegação possível para os usuários.

2 - Publicidade móvel

Não somente sites de e-commerce se tornaram muito melhores em dispositivos móveis, mas um número maior de donos de lojas virtuais com design responsivo anunciou seus produtos e serviços em smartphones e tablets.

Publicidade móvel se tornou popular em um tempo relativamente pequeno e os proprietários de grandes lojas de e-commerce estiveram entre os primeiros grandes investidores em anúncios para mobile.

Enquanto empreendedores menores de e-commerce não aderiram logo de cara a essa tendência, grandes lojas online se esforçaram na tentativa de alcançar o maior número de usuários mobile possível. Até os anúncios em formato de vídeo alcançaram uma enorme audiência nas redes sociais.

3 - Crescimento do conteúdo com formato longo

O fato de a Google ter ficado de olho em práticas de link building usando guest post levou os profissionais de e-commerce marketing a criar conteúdos melhores e mais direcionados. Vimos o aumento do conteúdo com formato longo que é bem mais relacionado aos produtos e serviços oferecidos pelas lojas.


Em relação a artigos e outras postagens em blogs, a adição de vídeos e podcasts foram adotados por mais pessoas. A fácil disponibilidade das ferramentas de analytics e dados levaram a criação de mais conteúdos baseados em dados obtidos.

4 - Mais anúncios sociais e de pesquisa

Com a Google tornando mais difícil para os atuantes em marketing de conteúdo tirar proveito de link building através de guest post, mais empresas foram em busca de anúncios de pesquisa e anúncios sociais.

Anúncios sociais direcionados se tornaram mais eficientes e isso resultou em uma grande experiência em anúncios PPC e CPC em pequenas e grandes empresas de e-commerce.

5 - Experiências personalizadas

Já faz anos que lojas virtuais oferecem anúncios personalizados para usuários em potencial. Várias lojas online também usam exibições personalizadas dos produtos e sugestões para usuários cadastrados.

Como os usuários se tornaram mais confortáveis em compartilhar algumas informações com marcas e lojas virtuais confiáveis, vimos donos de sites de e-commerce aumentarem os esforços para uma personalização mais significativa para os usuários.

6 - Marketing local e Branding

Assim como grandes sites de e-commerce aproveitam novas ferramentas e recursos e experimentam novas formas de atrair clientes, lojas de e-commerce menores recorreram táticas locais para sobreviver.

Donos de sites de e-commerce menores usaram o SEO tradicional para alcançar clientes em uma área geográfica limitada e combinam essa estratégia com o engajamento nas redes sociais para personalizar relações com clientes locais. O branding e estratégia de marketing local focaram em pontos que os diferenciassem dos grandes vendedores.

7 - Automação de marketing

Há muitos compradores online que são conhecidos por navegar por um bom tempo em uma loja virtual e acabar saindo sem comprar nada. O marketing direcionado e personalizado (lembram do remarketing do Facebook Ads?) pode ajudá-los a tornar esses compradores em clientes pagantes.

Automação de marketing já vem marcando presença há algum tempo e a tendência de utilizar esse recurso teve seu crescimento presente em 2014. Remarketing, personalização de email, entre outras estratégias estiveram presentes na automação, ajudando até a empresários de pequenas lojas virtuais a conseguir melhores percepções e assim converter mais clientes.


Acabamos de ver algumas das tendências importantes do e-commerce marketing que tiveram grande destaque em 2014. 

E em 2015 não apenas essas tendências prometem continuar marcando presença em peso no e-commerce, mas também outras mais novas que vale a pena ficar de olho. Mas isso já e assunto para outro artigo. E você, o que achou? Há outras tendências conhecidas que gostaria de compartilhar? Comente!

Quer saber mais? Então veja:

Um comentário
fastcustomwritinghelp.com/blog/peculiarities-of-online-companies disse...

The effective use of such messages will help you achieve the effect that you need and at the same time spend much less time on it.

Postar um comentário

Receba dicas valiosas no seu email