18 Técnicas De SEO Para Sites De Ecommerce Parte 3

Chegamos a última parte da nossa série especial "18 técnicas de SEO para sites de ecommerce" onde você vai conferir mais 6 importantes ações a serem executadas em sua loja virtual que irão ajudá-lo a conseguir melhores rankings nos resultados de pesquisa.


Se você ainda não viu a primeira ou segunda parte da série, seguem os links


18 Técnicas de SEO parte 01
18 Técnicas de SEO parte 02


18 técnicas de SEO para sites de ecommerce: parte final

Técnica 13 - Otimize as imagens dos produtos e vídeos

A qualidade de suas imagens, fotos e vídeos irá influenciar em como os visitantes se sentem em relação ao seu produto. Jamais subestime o valor de fazer de fazer clientes em potencial sentirem os benefícios de eu produto.

Imagens interessantes são compartilhadas no Pinterest e outras redes sociais. Fazer seus visitantes se interessar e comentar as fotos também tornam seu conteúdo único. 

Tenha sempre em mente que sua marca se torna mais forte na medida em que mais pessoas falarem bem sobre ela. Com imagens otimizadas, você pode até obter mais tráfego da pesquisa de imagens da Google.

Use imagens de alta qualidade - consiga fotógrafos que criem uma atmosfera, que façam os visitantes sentirem algo. Essas irão converter mais vendas. É claro que o investimento será maior, mas pode valer a pena fazer isso para seus melhores produtos. Vídeos podem funcionar ainda melhor.

Otimize suas imagens - nome do arquivo, tags Alt, legenda, etc., devem ser curtas e ainda assim descritivas. Essas são oportunidades para fornecer aos mecanismos de busca informações de qual é o conteúdo da sua imagem.

Opções de teste A/B - experimente fazer testes de um tipo de imagem vs outro para ver qual dá uma melhor taxa de conversão.

Muito mais pode ser aproveitado da otimização das imagens da sua loja virtual. Saiba como nesse guia super completo.

Técnica 14 - Adaptação ao Mobile commerce

Do jeito que as coisas estão não dá mais para ignorar a plataforma mobile em sua estratégia de SEO para ecommerce

Há pesquisa que digam que lojas virtuais adaptadas para mobile ecommerce podem ter um ritmo de crescimento até 3 vezes maior. Portanto, ser mobile no ecommerce é regra.

Ofereça versões desktop de todas as URLs. Alguns usuários preferem a versão padrão da web, mesmo em dispositivos móveis. 

E ofereça também a opção de alternar entre as versões. Procure garantir que ao alternar o visitante não retorne automaticamente à homepage como muitos sites de ecommerce fazem.

Você pode começar verificando se sua loja virtual é mobile friendly, ou seja, se ela está adaptada para ser acessada de forma amigável em dispositivos móveis.

Para isso vá na página de teste de compatibilidade com dispositivos móveis da Google, digite a URL do seu site lá e clique em Analisar. Aguarde o resultado. Se você ver esta mensagem:
técnicas de seo para lojas virtuais ecommerce


Então meus parabéns! Sua loja é visualizada lindamente em todos os dispositivos móveis. Agora, caso veja esta...
técnicas de seo para loja virtual site mobile friendly

...Bem, é uma pena, mas você vai precisar fazer algo a respeito. Ter um site mobile friendly é um importante fator de ranqueamento e as pessoas estão cada vez mais comprando na internet através de smartphones e tablets. E você não vai querer perder essas vendas não é?

O fato de um site de ecommerce não ser mobile friendly pode ser por causa de diferentes motivos e um deles é a plataforma usada para montar sua loja virtual. Por isso é fundamental levar em consideração esse e outros fatores antes de você montar uma loja online.

Técnica 15 - Mostre que seu ecommerce é seguro

Seus clientes estão preocupados com a segurança online e com toda razão. Afinal eles estão colocando seus dados pessoais e informações financeiras em suas mãos. Você deve dar a garantia de que eles estão seguros.

Deixe as informações de segurança da sua loja visível. Mostre logos e textos certificando que você segue os padrões de segurança.

Mostre a eles seu SSL/Visa, outro padrão ou certificado de segurança e encriptação. Diga a eles que comprar em seu site de ecommerce é 100% seguro. Isso aumenta conversões.

Técnica 16 - Melhore a velocidade do seu ecommerce

A concorrência está ficando cada vez mais acirrada, e o tempo de atenção dos visitantes da sua loja está mais curto do que nunca. Você tem algo em torno de 5 segundos para convencê-los a continuarem em seu site.

Por isso, diminuir o tempo de carregamento de seu site lhe dará uma grande vantagem para manter as pessoas mais tempo nele. Se sua loja virtual carrega rápido, você vai conseguir mais indicações de clientes satisfeitos.

Se eles conseguirem encontrar mais rápido em sua loja, o que estão procurando, eles irão falar sobre o desempenho da sua loja para amigos e outras pessoas.

O objetivo é otimizar seu site de ecommerce para que ele leve pelo menos 5 segundos ou menos para carregar. Portanto se ele for mais lento que isso, então você tem trabalho a fazer.

Como descobrir o tempo de carregamento da sua loja virtual?

Primeiro acesse a ferramenta Pingdom Website Speed Test, digite a URL do seu site e clique em Test Now.

Depois verifique os resultados. Note que seu site pode ser x% mais rápido ou mais lento que outros.
técnicas de seo para ecommerce teste de velocidade do site

Se o seu estiver lento, use as informações que são exibidas logo abaixo do resultado para identificar o que está fazendo as páginas levar tanto tempo para carregar.

Você também pode obter esse tipo de informação de outra ferramenta super útil da própria Google. A Pagespeed Insights verifica a velocidade do seu site na versão desktop e dispositivos móveis. E dá informações preciosas do que pode ser mudado para diminuir o tempo de carregamento.

Técnica 17 - Melhore a navegabilidade do seu ecommerce

Um site com navegação nada intuitiva está fadado a uma taxa de rejeição absurda. Clientes em potencial abandonarão sua loja virtual para nunca mais voltar se eles não puderem encontrar o que estão procurando (rápido). 

Por isso, certifique-se de tornar a navegação (menus principalmente) intuitiva. Fique de olho na quantidade de cliques necessários para um cliente encontrar o que eles estão procurando. 

Para ajudar você nessa etapa, é uma boa alternativa usar ferramentas especializadas em monitorar o comportamento do usuário, do momento em que ele chega à sua loja, até o que ele a deixa.

Para essa tarefa, Hotjar está entre uma de minhas favoritas. Com ela já descobri informações super importantes a respeito dos meus leitores. E com isso pude oferecer o tipo de conteúdo que eles estão procurando.

Técnica 18 - Melhore a pesquisa interna do site

Por incrível que pareça, há muitos que durante a otimização de um site de ecommerce para o buscador da Google não dão muita atenção a própria otimização interna.

Isso às vezes ocorre por simplesmente se passarem nessa parte ou desprezarem o poder de uma otimização interna, e assim perdendo vendas. 

Ative o rastreamento de pesquisa do seu site - use ferramentas que lhe permitam ver as palavras chave que as pessoas estão pesquisando dentro da sua loja virtual e calcule a receita que elas geram.

Calcule as pesquisas populares - elas podem significar que seu produto é popular e pode ser rentável. Elas também podem indicar que as pessoas não estão encontrando o que vierem procurar em sua loja.

Inclua a pesquisa interna em sua pesquisa de palavras chave - analise o que seus visitantes estão procurando através da barra de pesquisa em sua loja, para descobrir novas ideias de palavras chave para seus produtos, localize potenciais áreas para melhoras, identifique produtos populares e resolva problemas de busca e usabilidade.

Teste a pesquisa da sua loja virtual e conserte erros - digite algumas das palavras chave que você descobriu em sua pesquisa interna e veja o que elas encontram como resultado. Caso encontre erros ou links quebrados, conserte-os e poderá sentir um aumento nas conversões.

18 técnicas de seo para sites de ecommerce - Conclusão


Acabou! Enfim concluímos a nossa primeira série especial do blog, dedicada especialmente para o SEO de lojas virtuais. Espero que ela tenha sido de boa utilidade para você e seu ecommerce, pois não é fácil dar vida a um negócio e fazer ele funcionar seja na internet ou fora dela.

Futuramente, pretendo fazer outra série, mas ainda não defini o tema. 

Mas esteja certo de que me dedicarei tanto quanto me dediquei a essa, pois o objetivo desse blog é ajudar você a aproveitar a internet seja para seu negócio existente ou novo empreendimento online.

E se você tiver interessados em mais dicas, aqui tem mais alguns artigos que podem ser úteis:

E-book grátis: Guia de SEO para lojas virtuais
5 erros comuns que impedem sua loja virtual de vender e como resolvê-los
Google Adwords: vale a pena investir em anúncios PPC ou não?
Por anunciar no Faebook? Quais os melhores anúncios?

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