Como fazer uma pesquisa de mercado online e quais ferramentas usar

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Pesquisa de mercado online: como fazer?

Descubra nesse artigo quais ferramentas você pode buscar na internet para realizar sua pesquisa de mercado online, como fazer para usá-las e assim identificar seu público alvo e principais concorrentes.

A partir de agora, veremos como fazer uma pesquisa de mercado online e definir seu público alvo; aquele grupo de compradores que estão sedentos procurando na internet por algo que você tem a oferecer.

Mas antes de colocar a mão na massa, eu preciso lhe explicar três coisinhas a respeito de uma pesquisa de mercado. É muito importante que você leia:

1 - O que é uma pesquisa de mercado online?

Basicamente, pesquisa de mercado online é um processo pelo qual empresas usam a internet para reunir dados para avaliar se um produto ou serviço está vendendo bem ou não aos seus clientes ou se esses produtos estão atingindo o público certo.

As informações obtidas de uma cuidadosa análise de mercado conduzida online também identificam tendências populares que podem ajudar a empresa a criar uma estratégia para alcançar melhores resultados.

Quando usada corretamente, a pesquisa de mercado online pode ser uma forte aliada da empresa para conquistar seus objetivos.

2 - Para que serve e porque você deve fazer uma pesquisa de mercado online?

Serve principalmente para você se situar no mercado em que atua e identificar seu público alvo. Por exemplo, se o cliente compra certo tipo de produto e retorna para comprar outro acessório, esse é um comportamento específico de um comprador.

A pesquisa de mercado online será útil para rastrear esse tipo de comportamento.

E assim, você poderá direcionar todos os esforços para esse público e ter uma garantia muito maior de retorno do seu tempo e dinheiro investidos.

Quanto mais precisas forem as informações a respeito de seu público, maiores serão suas chances de conquista-lo e mais sucesso nas vendas seu negócio terá.

Outra finalidade é a possibilidade de identificar seus principais concorrentes, quais as estratégias que eles utilizam para assim você desenvolver as suas e ficar à frente deles.

E é preciso que você faça uma pesquisa de mercado online porque se seu negócio não anda muito bem, um dos motivos é que você talvez não esteja investindo no público certo sem contar que ao fazê-la antes de dar o próximo passo, ajudará a reduzir as chances de prejuízos futuros.

3 - Quando você deve fazer uma pesquisa de mercado online?

Que tal começar agora? Não é brincadeira não! É claro que, não estou falando de algo de imediato, mas recomendo que comece a planejar uma pesquisa de mercado para seu negócio online logo após a leitura desse artigo (e de deixar um comentário também ok?).

Mas não se preocupe. Após o final dessa leitura você saberá quais ferramentas poderá utilizar para essa tarefa e como utilizá-las de maneira eficiente para obter as informações mais precisas possíveis sobre os clientes que estão esperando por você no mercado em que atua.

As ferramentas que podem ser utilizadas na realização da pesquisa de mercado na internet são:

Google Adwords Keyword Tool - Produto

SEMrush - Concorrência

Google Alertas - Público/concorrência/produtos

Survey Monkey/Survio/Google Drive - Público/produto

Google Trends - Produto

Redes sociais - Público


Elas serão voltadas para obter dados sobre:

O produto - Aqui você será capaz de conseguir informações como: há uma demanda satisfatória para o produto que você vende ou pretende vender? Quais as tendências desse produto?

O público - Que tipo de público busca pelo produto que você vende? Quanto em média eles estão dispostos a pagar? Que tipo de comportamento influencia diretamente na decisão de compra do produto?

A concorrência - Seus concorrentes estão à frente do seu negócio? O que os clientes encontram na concorrência que não encontram em seu negócio? Eles possuem diferencial de mercado?

Quando se trata de uma pesquisa de mercado online, a compreensão geral é que uma vez que o mercado é principalmente movido pelo consumidor, qualquer coisa que pode ser feita para influenciá-los é positivo para os negócios.

Influenciar os consumidores estimula o mercado. Isso pode resultar em estratégias para desenvolver melhores produtos para os clientes; que atendam suas necessidades.

Conduzindo uma pesquisa de mercado online: ferramentas e dicas

As seguintes ferramentas online e técnicas podem ser usadas para reunir informações sobre o mercado:

Pesquisa de palavras-chave 

Você já sabe como fazer uma simples pesquisa na internet usando sites de busca como o Google.

Agora daremos um passo adiante pesquisando “palavras chave” que as pessoas usariam para encontrar o seu tipo de produto ou serviço na internet.

Veja quanto interesse há nessas palavras-chave e quantos concorrentes você tem nesse mercado. Pesquisas de palavras chave também podem ajudar a lembrá-lo de nichos de produtos que você pode não ter considerado.

ferramenta de pesquisas de palavras chave Adwords Keyword Tool
Ferramenta de pesquisas de palavras chave Google Adwords Keyword Tool

Para essa tarefa você pode usar o serviço Google AdWords Keyword Tool, que embora seja uma ferramenta voltada para anunciar na internet, você pode tirar proveito dela identificar as palavras chave relacionadas ao seu produto, que são mais pesquisadas pelo público e escolher as melhores para seu negócio.

Links dos concorrentes 

Pesquisas em sites de busca também podem ajudar você a verificar seus concorrentes, seus preços e ofertas. Para isso faça o seguinte: digite 'link:www.[nome do concorrente].com' no Google para descobrir quantos outros sites apontam para o site do seu concorrente.
pesquisa de mercado online pesquisa da concorrência no google


Mas, para uma análise mais aprofundada da concorrência, bom mesmo é optar por ferramentas como a SEMrush, que em minha opinião é uma das melhores no mercado para tal finalidade.

ferramenta para pesquisa de concorrentes online semrush
Semrush - ferramenta para pesquisar concorrentes online 

Embora ela tenha vários recursos voltados para auxiliar o SEO e SEM do seu negócio online, um dos destaques vai para a análise da concorrência. Veja nesse vídeo um exemplo de como obter dados dos seus concorrentes na internet utilizando a SEMrush:

Leia blogs 

Blogs são atualizados com muito mais frequência do que os sites tradicionais, sem contar que eles são grandes fontes de opinião pública.

Faça uma pesquisa na internet por blogs que falem sobre o tipo de produto que você vende, pois assim você poderá descobrir o que principalmente é falado sobre ele.

Blogs tendem a se movimentar em um ritmo mais rápido e em um tom mais informal, e por isso há muito mais chances de encontrar conversas sobre um novo tipo de produto ou necessidade em um blog, do que em um site comum.

Google Alertas

ferramenta online Google Alertas
Ferramenta Google Alertas

Outra alternativa que pode agilizar esse procedimento é utilizar a Google Alertas e deixar que ele lhe mande diretamente no seu email notificações sobre conteúdos novos que surgirem na internet, baseados na palavra chave que você escolher (que no caso será relacionada ao seu produto).


Questionários online

Outro meio de mensurar a opinião pública é através de questionários online.

Embora não sejam tão científicos quanto os feitos pessoalmente, que usam uma amostra aleatória da população, questionários online oferecem uma alternativa de baixo custo para fazer uma pesquisa de mercado sobre se um produto terá apelo aos clientes por exemplo.

Três ótimas alternativas que lhe recomendo para conduzir um questionário online são: Survey MonkeySurvio ou o próprio Google Drive.

Quando falamos em Google Drive, o que vem logo na mente é armazenamento de arquivo na nuvem. Mas esse serviço da Google serve para muito mais do que isso. 

Nele há uma ferramenta de criação de formulários eficiente para muitos fins, como o caso de um questionário online.

pesquisa de mercado na internet formulário google drive

Montando um questionário online

Quando se trata de usar questionários na internet, pequenos negócios devem dar atenção para algumas regras:

O mais curto é o melhor - Evite irritar os entrevistados com uma montanha de perguntas no questionário. Limite-se a 25 questões no qual deve levar 5-7 minutos para concluir.

Se os questionários forem muito longos, as pessoas o abandonarão, você não poderá usá-los e da próxima vez que você enviar novamente eles nem se darão o trabalho de abri-lo.

Outra maneira de deixar a pesquisa breve é tornar a primeira página simples, apresentar opções de resposta em colunas múltiplas ou uma caixa de drop-down e pôr uma barra de status no final, para assim as pessoas saberem o quão perto de terminar elas estão.

Evite questões abertas - Desde que os entrevistados querem se livrar o quanto antes do questionário, não adicione um monte de questões abertas onde eles terão que de digitar as respostas.

Questões fechadas que eles precisem clicar em um botão para responder: sim, não, talvez, nunca, de vez em quando, funcionam bem melhor.

Para conseguir o mesmo tipo de análise aprofundada que é obtida de questões abertas, experimente usar a metodologia de ranks no qual você perguntará ao entrevistado para classificar algo em uma escala de 1 a 5 ou 1 a 10.

Seja persistente - Se você está pedindo a clientes para responder uma pesquisa, não há problemas em fazer o convite mais de uma vez, especialmente para pessoas que anteriormente indicaram desejo de participar. 

Apenas se certifique que você tem a permissão das pessoas, pois assim eles não irão pensar que você é um spammer.

Seja paciente - Embora questionários online reduzam uma parte do trabalho, eles levam tempo para planejar e administrar e ao obter os resultados, mais tempo para interpretar.

Nessa hora considere pagar uma pessoa para auxiliar na condução do processo.

Acompanhe as tendências do seu produto

Se estamos falando em pesquisa de mercado então tendência é algo que não pode ser ignorado.

Saber quais produtos ou qual a marca de determinado produto mais procurada durante o ano ajudará você a enxergar com mais clareza o seu mercado, definir os melhores produtos para seu público e até estabelecer estratégias de marketing de longo prazo para ampliar sua audiência.

A ferramenta Google Trends é super fácil de usar, mas os resultados que ela pode fornecer são surpreendentes. Confira:


Redes sociais

Já não é novidade para quem tem um negócio seja ele qual for, que as redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosíssima para empresas físicas ou online.

Para utilizar as redes sociais em sua pesquisa de mercado você pode fazer parte de grupos ou comunidades cujo assunto seja o setor que você atua ou sendo mais específico, o tipo de produto que você vende.

Veja o que as pessoas falam, interaja, faça perguntas e aproveite para convidar as pessoas a participar de pesquisas de opinião.

É claro que a lei da conveniência vale aqui também. Não tente fazer tudo isso de vez pois vão pensar que além de spammer você não passa de um amador.

Lembre-se de que você está em um grupo onde as pessoas interagem entre si buscando informações e ajudando uns aos outros e quanto melhor forem suas interações, mais dados você poderá obter quando o momento chegar.

Dependendo do tipo de dado que você buscar nas redes sociais, recorrer a ferramentas para monitorar redes sociais é uma boa alternativa.



Quer saber mais? Então veja:

7 comentários
Unknown disse...

Ótimo artigo! Gostaria de saber se existe alguma ferramenta que me diga a quantidade de visitantes de um site concorrente. O objetivo é descobrir qual o potencial de visitantes que o meu novo site pode ter. Claro que o conteúdo e conversão são mais importantes.

Carlos Sousa disse...

Existe sim Josias! Com a ferramenta SEM Rush (www.semrush.com) dá para ficar de olho no tráfego e palavras chaves usadas pelos seus concorrentes (e outros dados importantes também). Porém a SEM Rush foca mais no tráfego orgânico (aquele que vem direto dos resultados de busca). Se quiser saber outras fontes de tráfego de seus concorrentes (social, referência...) veja o site similarweb.com.
Sucesso!

Unknown disse...

www.similarweb.com também pode de servir para ver o site da concorrência.

Unknown disse...

Olá Carlos! Para fazer uma pesquisa online de marketing, vendas, formação, rh... Recomendo http://www.enquetefacil.com/. Quando puder experimente e inclua na sua lista de ferramentas. ;)

Carlos Sousa disse...

Olá Mana!
Ainda não conhecia a Enquete Fácil. Vou experimentar sim. É sempre bom ter uma ferramenta a mais para esse tipo de pesquisa.
Muito obrigado pela recomendação!

Carlos Sousa disse...

Isso mesmo!

Unknown disse...

Olá boa tarde, quero saber se eu posso fazer vendas: de pedras, tijoletas serradas,lajes e revestimentos?

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