Como Atrair Clientes Para Sua Loja Virtual Divulgando Seu Produto Offline

Como você tem divulgado sua loja virtual?

Sabemos que investir marketing e publicidade online para conseguir clientes não sai nada barato. Mas vou mostrar a você 7 práticas para divulgar sua loja virtual fora da internet que ajudarão a atrair mais clientes para seu negócio online (seja ele uma loja virtual, um blog de vendas, uma página de vendas no Facebook, etc.) se você fizer do jeito. E algumas delas pode sair quase de graça.

Mas antes de começar deixe-me mostrar alguns benefícios que você ganhará ao trabalhar na publicidade off line da sua loja virtual:

  • Economia de publicidade online
  • Oportunidade de conhecer pessoas interessantes
  • Melhorar sua imagem de empreendedor perante as pessoas com quem convive
  • Aumento da motivação e auto-estima
  • Aumento do tráfego do seu site
  • Melhora da condição (e quem sabe até da forma) física

Bem, o último benefício pode parecer exagero mas dependendo de como decidir fazer o trabalho você irá suar (bastante) a camisa. Mas isso não é problema. Afinal, DINHEIRO só vem antes de TRABALHO no dicionário não é? Então vamos lá:

#1: boca a boca

divulgar loja virtual através de boca a boca
Boca a boca: uma das mais eficientes formas de divulgar sua loja virtual fora da internet

Como já sabemos, uma das melhores maneiras de divulgar um negócio é através do boca a boca. É simples de fazer, não possui custos e se feita de forma estratégica, pode dar resultados fantásticos.

O interessante é começar dentro de casa: fale do seu negócio para seus familiares. Faça com que eles conheçam seu negócio na internet e o que ele pode oferecer.

Destaque algumas vantagens que seu negócio tem e diferenciais que seus clientes encontrarão lá, no qual não encontrarão na concorrência.

Em seguida, você pode pedir que eles compartilhem a informação com amigos e outras pessoas próximas (seja no trabalho ou na escola).

Depois de compartilhar com seus familiares, experimente fazer o mesmo com seus colegas de trabalho.

Porém você precisará ser mais cauteloso.

Se for fazer dentro do ambiente de trabalho, faça de maneira discreta, de modo que não atrapalhe as atividades de seus colegas e nem tire você do foco do seu trabalho.

O importante é não parecer chato e inconveniente. Procure apresentar sua loja virtual nos momentos mais oportunos como no fim do expediente ou no intervalo depois do almoço.

Se você também estuda, então "venda seu peixe" entre seus colegas. A regra aplicada para divulgação boca a boca no trabalho também vale aqui: procure sempre ser conveniente e evite de fazer o boca a boca mais de uma vez para a mesma pessoa.

Aproveite a oportunidade única para mostrar de forma objetiva e criativa do que se trata seu negócio e convencer de que vale a pena seu possível cliente fazer uma visitinha a ele na internet.

#2: use você mesmo para divulgar seu produto 

como divulgar loja virtual usando o próprio produto
Use você mesmo para divulgar o produto do seu ecommerce

Aqui está uma outra forma de divulgar que é bastante fácil e ocorre de maneira bem natural. Se você tem uma loja virtual ou brechó online de roupas por exemplo, então separe uma ou duas peças e nela coloque algum slogan atraente, o endereço do seu site e a logo.

Depois disso é só sair pela rua nos pontos mais estratégicos onde normalmente transitam com frequência pessoas dispostas a gastar com roupas novas.

Centros comerciais, praças, lanchonetes e claro as baladas (se você curte esse tipo de programa claro), são ótimos exemplos de locais estratégicos.

Para tornar o efeito ainda mais forte, peça ajuda a um amigo ou amiga e dê como compensação uma camisa gratuita para ele/ela vestir e sair com você fazendo a publicidade. Para o caso de outros produtos o processo é quase o mesmo, basta fazer as devidas adaptações.

#3: amostra grátis

divulgue sua loja online com uma amostra grátis do seu produto
Oferecer uma amostra grátis do seu produto é uma forma de divulgação com altas chances de retorno

Amostras grátis são uma tentação e tanto não acha? Claro que você não precisa ir dando uma amostra grátis de seu produto para cada pessoa que for encontrando. O lance aqui é novamente agir de forma estratégica.

Pegando novamente o exemplo da camisa, se você tem uma amiga que frequenta um salão todo o fim de semana, por exemplo dê (de presente) uma para ela!

As chances de ela ir lá exibir orgulhosamente a camisa nova exclusiva para as amigas morrerem de inveja são de quase 100%. Com isso as amigas ficarão tentadas a saber onde ela comprou a peça. E advinha onde elas vão parar?

Além disso, sua própria amiga que gostou do presente, pode ir em seu site conhecer mais do seu produto e comprar mais algumas peças.

Viu só? Dando apenas uma amostra de seu produto para a pessoa certa, você poderá recuperar o investimento e lucrar em cima dele em um tempo relativamente curto.

#4: use adesivos para divulgar seu ecommerce

como divulgar loja virtual com adesivos
Divulgando com adesivos do jeito certo, você pode 
deixar sua marca em qualquer lugar

Esse tipo de divulgação também é bastante fácil, embora ele possa lhe custar um pouco mais dependendo da qualidade do material e quantidade que você pretende fazer.

Caso não domine programas de design gráfico como o Corel Draw, Photoshop, ou Illustrator, você pode buscar alternativas mais fáceis como o Photoscape ou Inkscape.

Em um desses programas elabore os adesivos que podem ser de tamanhos diversos dependendo de onde você for colar: no carro, no notebook, costas do celular, frente de sua casa, moto, bicicleta, entre outros.

Agora mais uma vez ressalto a importância da cautela: cole apenas um adesivo em cada lugar! Você não vai querer que pensem que você é aqueles políticos que saem poluindo tudo enchendo cada canto da cidade com cartazes e adesivos.

Se você possui dificuldades para fazer esse tipo de trabalho no computador, o indicado mesmo é procurar uma gráfica e fazer tudo lá. Dependendo da quantidade de adesivos e do tipo de produto que você vende, poderá recuperar o investimento fazendo uma ou duas vendas.

Para reduzir o custo procure um amigo que entenda de design e peça para ele fazer. Daí a despesa com a gráfica será apenas da impressão dos adesivos.

Vale lembrar que, as informações que não podem faltar nos adesivos são o nome do seu negócio, endereço do site e logotipo. Número de telefone e email também são bem vindos e claro, a ilustração fica por conta de uma ou duas fotos de qualidade do produto que você vende.

#5: a divulgação simples e elegante dos flyers

como divulgar minha loja virtual com flyers
O flyer é uma opção simples e elegante para divulgar seu ecommerce

Diferente dos folders e dos panfletos, os flyers são menores, mais discretos e possuem custo de produção menor. Todavia seu poder de divulgação não deve ser desprezado.

Por ter uma estrutura para pouca informação, ele se torna uma excelente forma de divulgar seu negócio em poucas palavras, mas sem deixar de lado a qualidade do design.

Combinações de cores e imagens de qualidade associadas ao seu negócio devem estar presentes e claro, as informações do site, e outras para contato como telefone e endereço de email.

Utilizar flyers é um meio bastante eficaz na tarefa de tornar seu negócio conhecido, principalmente pela velocidade que ele possui para transmitir e espalhar uma informação.

#6: o bom e velho cartão de visita

como vender pela internet mãos segurando cartão de visitas
Cartões de visitas sempre foram uma das melhores formas de divulgar não apenas sua loja virtual mas qualquer outro negócio

Um cartão de visita bem produzido pode ajudar bastante a divulgar seu negócio na internet além de atribuir a você uma postura profissional.

É conveniente distribuir alguns em eventos profissionais, com as pessoas mais próximas na sua cidade ou até em uma ocasião oportuna de uma conversa sobre negócios.

Além de ajudar na publicidade do seu negócio online, o cartão de visita será indispensável para fazer um networking com seu público alvo ou mesmo com profissionais que possuem um tipo de negócio na internet (seja no mesmo ramo que o seu ou não). Parcerias futuras podem surgir disso não é?

Caso tenha dificuldades em fazer cartões de visitas em programas mais avançados como o Corel Draw, você tem outras alternativas que são: fazer no Microsoft Word, utilizando uma ferramenta online, pedindo a um amigo ou contratando os serviços de uma gráfica.

#7: calendários

divulgar loja virtual oferecendo calendários
Divulgue sua loja virtual oferecendo calendários

Um calendário também é outro meio super interessante de promover seus negócios. Eles são inofensivos, informativos e decorativos. Claro que esse também requer um investimento, mas não se preocupe. Você não precisará fazer centenas deles.

Mais uma vez eu destaco a estratégia: pode ser bem mais proveitoso fazer alguns e distribuir para as pessoas certas.

Você pode deixar um na sua casa em um local que quando as visitas chegarem vejam na primeira olhada. Separe alguns para seus amigos mais próximos para que as visitas e familiares deles também vejam.

Caso você trabalhe em uma empresa com uma sala só sua, coloque um lá também. Assim não apenas seus colegas, mas também os clientes poderão ver.

E claro o calendário tem que ser caprichado. Não vá fazendo um apenas pensando em divulgar seu negócio. Pense nos seus clientes também (aliás, busque pensar neles primeiro).

Use imagens de qualidade e coloque uma mensagem bacana para acompanhar. Use letras interessantes nas mensagens e de preferência, no final coloque seu site, logotipo e um slogan.



Concluindo - como atrair clientes divulgando seu produto fora da internet

As técnicas de divulgação offline do seu negócio online que você viu aqui estão entre algumas das mais usadas e funcionam de verdade. Mas não são as únicas.

Além de usar essas, você pode pesquisar (e até criar) outras maneiras para apresentar seu negócio virtual no mundo real e assim ampliar ainda mais suas vendas.

Aliás, além dessas técnicas você já utiliza outras? Compartilhe comigo comentando!

Quer saber mais? Então veja:
Como planejar e montar uma loja virtual
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