16 Ideias De Negócios Na Internet Para Vencer A Crise

Você está pensando em uma forma aumentar sua renda para se livrar do fantasma da crise definitivamente? Ótimo! Porque nessas 16 ideias de negócios na internet está a oportunidade que faltava para dar o primeiro passo. Seja uma ideia de pouco ou médio investimento, o fato é que todas podem ser a solução para muitos dos seus problemas financeiros.  


ideias de negócios na internet
16 ideias de negócios online para superar a crise

1 - Consultoria empresarial online

Se você já atua no ramo de consultoria empresarial, ou possui experiência nos negócios suficiente para oferecer técnicas voltadas para solução de problemas, como tratar melhor os clientes ou desenvolvimento de novos produtos para empresas, então ser um consultor online irá lhe render uma excelente renda.

Muitas empresas estão contratando serviços de consultores capazes de ajudá-las a alcançar o próximo nível.

E graças a internet tão evoluída que temos hoje, é possível tudo ser feito online. As consultorias podem ser realizadas via vídeo conferência no Skype, Hangouts do Google Plus ou aqueles sistemas de produção de webinários.

O mesmo vale para a divulgação do serviço, inscrição, pagamento e atendimento.

Além disso, o conteúdo de uma consultoria pode ser oferecido em outros formatos como podcasts e E-books, para serem melhor aproveitados e oferecer mais qualidade e conforto no serviço.

2 - Agência de redação profissional

Qual o formato principal de informação que compõe os sites da internet? Texto! Seja para publicidade, artigos de um blog, reviews especializadas, conteúdos para lojas virtuais, o texto está presente.

Ele é o principal responsável pelo posicionamento dos sites nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, e por esse e outros tantos motivos é que, textos escritos de forma profissional se tornaram um produto muito valioso na internet.

Portanto, aqui a oportunidade de negócio está em você montar uma agência de redação profissional online especializada em textos para diversos tipos de segmentos. Veja alguns que tem grande procura no mercado online:
  • Artigos otimizados para blogs e sites
  • Reviews especializadas de produtos ou serviços
  • Estudos de caso
  • Roteiros
  • Planos de negócio
  • Projetos
  • Textos para campanhas publicitárias
  • Artigos para revistas e jornais online

Você pode optar por montar uma agência especializada nos textos que você domina ou atuar com mais pessoas especializadas em outros temas para alcançar uma clientela maior. Assim você poderá lucrar mais, mesmo que a receita líquida seja dividida com seus parceiros.

3 - Consultoria e revisão de trabalhos acadêmicos

Esse é um modelo de negócio no qual o investimento financeiro é baixo, mas em compensação exigirá de você uma grande habilidade com a escrita.

Pois além de você ter agilidade para atender às demandas, será preciso estar por dentro das normas da ABNT para orientar, dar consultoria e fazer revisões de todo tipo de trabalho acadêmico para seu público.

Os principais trabalhos acadêmicos que você pode oferecer esse tipo de serviço são:

  • Monografias
  • Teses
  • Dissertações
  • Artigos
  • Resenhas
  • Relatórios
  • Fichamentos

Você pode montar um site, blog, usar redes sociais ou até mesmo o WhatsApp para promover seu negócio, receber os pedidos, atender os clientes, etc. E você pode usar esses canais para começar seu negócio com seus próprios colegas da faculdade e à partir daí expandir sua audiência.

4 - Crie cursos para vender online

Você é bom em redação? Manda muito bem na cozinha? Domina um monte de assunto sobre tecnologia? Então pode ter muita gente que vai querer aprender isso de você. Portanto, que tal vender seu conhecimento montando um curso online?

Atualmente há plataformas como a Udemy na qual permite que você hospede todas as vídeo aulas que você produzir, e estas sejam acessíveis às pessoas que fizerem a inscrição no seu curso online, mediante um valor definido por você.

E tudo com uma estética muito profissional, o que garante que seu negócio transmita seriedade e confiança ao público.

Falando em público, há um enorme procurando aprender todo tipo de coisa na internet. E você pode até conhecer pessoas assim aí onde você mora. Por isso quando for começar, elas poderão ser seus primeiros clientes.

E lembrando só mais uma vez que após realizar as vídeo aulas, dê um belo tratamento de edição nelas principalmente em relação à qualidade de imagem e som. No mais, se você conseguir adicionar vinhetas ou algum efeito interessante e útil para o cliente, melhor ainda.

5 - Criação de sites para pessoas e empresas 

Você tem experiência com linguagens de programação voltadas para a criação de sites? Ótimo! E caso não tenha, ótimo também! Pois hoje em dia, graças as plataformas online de desenvolvimento de websites, é possível criar um site pessoal ou profissional mesmo que você não esteja familiarizado com as intermináveis linhas de código HTML, CSS entre outras.

E o que isso significa? Que vender sites é uma grande oportunidade de negócio online batendo na sua porta. Pois mesmo sendo tão fácil criar um website há pessoas e empresas que estão dispostas a pagar a alguém para fazer para eles.

Você pode contratar uma plataforma como Weebly ou Wix e oferecer seus serviços de criação de sites na internet. Mas uma boa opção para começar é buscar um público mais próximo de você.

Experimente colegas da faculdade, trabalho ou pequenas empresas perto de onde você mora. Com esses você tem a chance de apresentar melhor seu trabalho e o contato visual garante mais confiabilidade ao seu negócio.

E serão esses clientes que lhe ajudarão a expandir seu negócio compartilhando seus serviços com outras pessoas.

6 - Consultoria de moda online

Moda é um setor que engloba produtos no qual estão entre os mais vendidos na internet e isso torna esse setor super rentável, além de oferecer grandes oportunidades de negócios na internet. E assim como há muita gente que gosta de comprar roupas e acessórios, há aquelas também interessadas em vesti-los bem.

A coisa mais importante que você vai precisar, além de um computador com boa conexão com internet é muito conhecimento no assunto.

Muito porque seus clientes irão querer saber não apenas qual roupa vestir para tal evento mas também quais acessórios, tipo de cabelo, make e calçado usar para formar o look perfeito.

Além de você ter um site, rede social, uma página em um site freelancer ou blog para esse tipo de negócio, será preciso manter a atividade nas principais redes sociais e aplicativos voltados para vídeo e imagens como Instagram, Pinterest, Flickr e Youtube.

Vale lembrar que é indispensável também estar por dentro das tendências de moda que ocorrem no ano. Ou seja, quanto mais por dentro do assunto você estiver, mais chances seu negócio terá de fazer sucesso no mercado da moda.

7 - Marketing multinível

Marketing Multi Nível (MMN) é um tipo de negócio que de uns anos para cá vem ganhando bastante destaque aqui no Brasil e um dos grandes nomes desse ramo é a Polishop.

Você começa se cadastrando no site e investindo em um dos planos para se tornar um empreendedor. Aí você terá acesso a uma loja virtual personalizada com os produtos da Polishop. Estes variam de acordo com o tipo de kit que você adquirir.

Além disso, você não está limitado apenas a revender os produtos da sua loja virtual (venda direta) mas também intermediando vendas para a Polishop e com isso ganhar excelentes comissões.

Outra maneira de ganhar dinheiro nesse negócio é através de indicações. Se um novo empreendedor Polishop é cadastrado através de uma indicação sua, você será pago por isso.

Você também poderá ganhar bônus por nível de liderança e dependendo de seu desempenho poderá fazer parte de grandes eventos realizados pela empresa e grandes viagens.

Junto à loja virtual você terá acesso a um escritório virtual para administrar seu negócio com a maior eficiência.

8 - Gestão de páginas sociais de empresas

Redes sociais são ferramentas indispensáveis para as empresas conquistarem seus clientes através da internet. Contudo, para tal é preciso tempo e uma boa dose de trabalho extra!

E boa parte dos empresários não tem esse tempo disponível para atuar de forma ativa nas páginas de seus empreendimentos em redes sociais como Facebook, Twitter ou LinkedIn.

E aí que está sua chance. Se você tem experiência em administração de páginas, ganhe dinheiro gerenciando as páginas sociais de empresas de todo tipo.

Claro que para isso você precisará de conhecimentos que vão além de fazer um post ou responder comentários e mensagens. Será preciso criar postagens com fotos, vídeos, títulos e textos que atraiam à atenção do público, e você precisa ficar de olho nos horários mais indicados para postar.

Além do mais, será sua tarefa gerar relatórios com informações como: número de novos seguidores por semana, nível de engajamento, qual tipo de post mais interessa o público, etc.

Mas se você mostrar que é capaz de realizar essas tarefas, pode ter certeza de que terá um público bastante interessado em contratar seus serviços.

9 - Revenda online de produtos de outras empresas

Grandes empresas estão oferecendo oportunidades de revenda online onde você pode em apenas alguns passos começar a trabalhar com vendas na internet sem precisar em alguns casos investir em aquisição de produtos. Ou em outros será preciso, mas em compensação seus lucros serão muito maiores.

A variedade de produtos é grande. Tanto físicos quanto digitais. As formas de ganhar dinheiro podem ser comissões, indicações ou até mesmo premiações em alguns casos.

O investimento inicial é relativamente baixo se comparado por exemplo, ao custo inicial para ter uma loja virtual pronta para começar a vender.

Se você se interessou nesse modelo de negócio, nesse link eu te mostro uma lista de 5 sites para começara revender.

10 - Venda e edição de fotos online

Se você é um fotógrafo ou domina muito bem as artes da fotografia então use sua câmera para ter um pequeno negócio de venda e edição de fotografias online. Através dos melhores sites se banco de imagens, você pode vender todo tipo de fotografia e outras imagens para pessoas do mundo todo.

Mas caso você prefira trabalhar de uma forma mais profissional e ter um espaço só seu para vender suas fotos, então o mais indicado é montar um blog na plataforma Wordpress e utilizar um dos belíssimos temas que transformarão seu blog em uma loja virtual pronta para a venda de todo tipo de imagem.

E se além de ser bom em tirar fotos, você também entende da edição e tratamento delas, ofereça esse tipo de serviço adicional em seu site, loja virtual ou portfólio num site freelancer. Dentre as edições que você pode oferecer estão:
  • Recuperação de fotos antigas
  • Limpeza - eliminação de todo tipo de elemento que deixam as fotos feias ou dificultam a identificação.
  • Tratamento de iluminação
  • Tratamento em pessoas na foto - remoção de espinhas, olheiras, manchas, feridas, cicatrizes, uma gordurinha aqui, outra ali e outras imperfeições.
  • Montagens dos mais variados tipos

11 - Revenda de hospedagem

Já ouviu falar de revenda de hospedagem? É tipo de plano encontrado em várias empresas de hospedagem e uma de suas características principais é que ela possui um armazenamento maior para os clientes hospedarem vários sites, ao invés de pagar uma hospedagem para cada site (o que sairia mais caro).

Mas você pode transformar isso em um negócio online oferecendo pacotes de hospedagem em um preço mais em conta para clientes que estão à procura de hospedagem para seus sites.

Vamos a um breve exemplo:

Digamos que você comprou o plano de revenda que custa R$ 49,90/mês, que além de outros recursos, lhe dá 50 GB de espaço em disco, 500 GB de transferência de dados e domínios ilimitados.

Agora vamos assumir que você venda pacotes de hospedagem de 100 MB de espaço e 1 GB de transferência a R$ 7,00 para sites pessoais. Assumindo que você consiga 10 clientes no 1º mês e no mês seguinte mais 10, ficará asim:

R$ 70,00 de contração do serviço do 1º mês + R$ 70,00 pela mensalidade dos clientes do 1º mês + R$ 70,00 de outros 10 clientes do 2º mês = R$ 210,00. Agora vamos continuar nesse esquema assumindo que você consiga pelo menos 10 clientes/mês sem que os outros desistam de você.

Até o sexto mês você terá uma receita de R$ 1.470,00. Menos a despesa com seu plano de revendedor = R$ 1.170,60.

Para saber mais sobre o negócio de revenda de hospedagem e se ele é indicado para você, clique aqui.

12 - Franquias virtuais

Sabia que o negócio de franquias está indo muito bem mesmo em tempos de crise? E não apenas no cenário real, mas no virtual também!

Assim como as franquias tradicionais, as virtuais funcionam de acordo com as mesmas regras e diretrizes da lei. Porém, diferente de uma franquia tradicional, você não precisará se preocupar com com o aluguel de um estabelecimento físico ou o mantimento de uma quantidade grande de colaboradores para ter uma franquia virtual.

Devido a isso o investimento torna-se acessivelmente baixo. E a variedade de setores é grande. Há franquias virtuais de provedor de internet, lojas virtuais, recursos humanos, venda de softwares, e tantas outras.

Se você deseja atuar nesse tipo de negócio, é bom antes consultar pessoas que já tenham experiência no assunto para conseguir orientações e dicas valiosas. Além disso, conhecer ferramentas e técnicas de marketing online será um diferencial e tanto.

13 - Serviços de Design Gráfico

Corel Draw, Illustrator e Photoshop estão entre os programas principais quando o assunto é design. Portanto se você é capaz de criar nesses programas, trabalhos incríveis que vão desde um banner até um belo layout para um site, esta é sua chance de combater a crise.

Há inúmeros sites voltados para freelancers onde você pode ter seu portfólio online oferecendo seus serviços de designer na internet. E as oportunidades não se limitam apenas ao Brasil. É possível vender seu trabalho para todo o mundo em sites como o Freelancer.com.

Você pode atuar nos melhores sites freelancer como o que citei acima e além disso montar um site pessoal com o portfólio dos seus trabalhos realizados para aumentar ainda mais seu alcance.

Veja alguns dos serviços de design gráfico mais procurados na internet:

  • Logomarcas
  • Banners
  • Cartões de visita
  • Layouts para websites
  • Embalagens
  • Catálogos
  • Panfletos

14 - Venda de produtos na internet

Como esse é o assunto principal do blog, não poderia deixar de falar dele não é? Mesmo que eu já tenha falado no artigo sobre ideias de negócios online que postei para 2015.

Mas o outro real motivo é simplesmente o fato de que esse é um negócio que está transformando a vida de muita gente! O e-commerce é uma tendência que garante grandes possibilidades de negócios lucrativos mesmo em épocas de crise. E se você está buscando se livrar dela, considere atuar no setor de vendas pela internet.

Há várias modalidades e plataformas para vender online. Seja para quem está começando, quem já tem algum tipo de experiência no assunto, quem não tem muito poder aquisitivo para começar, ou quem está disposto a investir pesado logo de cara. Veja algumas que considero as principais:

Loja virtual - como o nome já implica, é a sua loja na internet onde você poderá vender seus produtos através de um site criado em uma plataforma dedicada ao ecommerce.

Você pode começar investindo poucocriando uma loja virtual de graça e adicionar seus produtos para começar a vender, ou investir mais em uma plataforma paga como a Shopify ou UOL Host para ter maior alcance e um negócio mais rentável.

Redes sociais - não apenas no Facebook, mas redes sociais como a Pinterest ou Twitter estão sendo cada vez mais adaptadas para a comercialização de produtos físicos e digitais.

Blogs - até os blogs podem ser transformados em um site de vendas. E uma vantagem é que as pessoas já estão mais familiarizadas em como administrar um blog do que uma loja virtual, portanto poderá dominar mais rápido o processo de venda nessa plataforma.

Embora eu utilize a plataforma Blogger, para o caso de ecommerce, recomendo a Wordpress que atualmente possui muito mais recursos para esse tipo de atividade.

Brechó online - voltado principalmente para a prática de desapego de produtos novos e seminovos, um brechó online pode ser criado em diversos tipos de plataformas, seja de uma loja virtual ou em um site especializado como o Enjoei.

Marketplaces - vender produtos em sites do tipo marketplace é uma das maneiras mais simples de trabalhar com vendas na internet.

Nele você pode tanto ofertar quanto fazer o comércio dos seus produtos sem que precise dominar linguagens complicadas de programação ou conceitos complexos do Ecommerce.

Além disso, o processo é bem simples. Primeiro você faz o cadastro no site, depois registra o produto e logo em seguida ele já estará sendo exibido no marketplace. Quer um exemplo de marketplace? O site OLX.

Dropshipping - significa que você estará revendendo produtos de uma empresa que forneça os produtos para você divulgar em seu site e, no momento em que o cliente fizer uma compra, a diferença do valor que você definiu pelo valor definido pela empresa é seu lucro líquido.

Ou seja, digamos que você se cadastrou em um determinado site que lhe permita revender via dropshipping. Agora suponhamos que um certo produto de lá está por R$ 70,00 e você decida revendê-lo em seu site por R$ 100,00.

Caso alguém compre esse produto, o pedido e o pagamento serão redirecionados para o site, este fará a entrega diretamente para o cliente e os R$ 30,00 vão para sua conta.

15 - Agência de marketing e publicidade online

Como já faz algum tempo que a internet tem sido a principal ferramenta de marketing e publicidade para muitas empresas e empreendedores, há uma oportunidade e tanto para você aqui.

Atuando nesse ramo você irá oferecer serviços para empresas e outros que queiram destacar o negócio na internet. Para tal será preciso que você seja capaz de desenvolver atividades como:
  • Otimização de sites para os mecanismos de busca (SEO)
  • Divulgação da empresa e seus produtos
  • Criação de anúncios publicitários em mecanismos de busca ou redes sociais
  • Relatórios de resultados (usando ferramentas como a Google Analytics)

Como essas atividades exigem um amplo conhecimento, tempo e dedicação, é recomendável que esse tipo de negócio seja realizado em sociedade com uma ou mais pessoas. Desse modo será possível oferecer um serviço eficiente.

Além disso o investimento para esse modelo de negócio é um pouco maior mas consequentemente o lucro também será maior.

16 - Youtuber: um lucrativo negócio no Youtube

Isso mesmo, torne-se um Youtuber! Se você tem uma câmera digital ou um smartphone de câmera boa, é o tipo de pessoa que curte fazer vídeos, tem algum tipo de conhecimento que seja útil para as pessoas e não tem vergonha de ser visto por várias delas na internet, então esse negócio pode ser seu.

Uma coisa é fato, tem gente ganhando muito dinheiro com o Youtube sim. E mesmo que você não consiga ganhar dinheiro o suficiente para viver unicamente desse tipo de negócio, poderá ter uma renda extra muito bem vinda.

Além dos requisitos que falei acima, você precisará também de um programa de edição de vídeos como o Camtasia Studio e um ambiente devidamente preparado. O cenário pode variar dependendo do tema que você abordará em seu canal.

Falando em tema, veja alguns que estão fazendo sucesso no Youtube:
  • Games
  • Comédia
  • Música
  • Maquiagem
  • Moda
  • Culinária
  • Tecnologia
  • Séries
  • Esporte
Já ouviu falar do canal PewDiePie? Esse é o nome do canal e pseudônimo do maior Youtuber do mundo. Ele ganha nada mais nada menos que 4 milhões de dólares por ano com vídeos dos games que ele joga, além de fazer comentários de vários jogos, e até suas reações durante a jogatina não são deixadas de fora dos vídeos.

Ideias de negócios na internet - Conclusão


E aí, vamos se livrar da crise de uma vez por todas? Com essas ideias que você acabou de ver para negócios online, tenho certeza de que poderá começar a ficar com mais dinheiro no bolso e sem aquele medo de ser afetado pela crise.

Mas para isso é preciso dar o próximo passo e trabalhar para que seu novo negócio na internet funcione de verdade. Então mãos à obra!

Quer saber mais? Então veja:

12 comentários
Unknown disse...

Muito Interessante esta iniciativa...Parabéns! mostra-nos caminhos importantes no contexto Internet e suas oportunidades.

Unknown disse...

Achei interessante, eu e meu marido estamos a meses estudando sobre o assunto e agora estamos na procura de qual melhor produto para vendermos.

Thiago disse...

otimo arrtigo me ajudou bastante!!

Carlos Sousa disse...

Obrigado Rômulo! Ajudar as pessoas a encontrar o caminho para encontrar uma boa oportunidade na internet é um dos objetivos desse blog.

Carlos Sousa disse...

Vivian boa tarde!

Desejo todo sucesso para você e seu marido nesse projeto e obrigado pela participação.

Carlos Sousa disse...

Que ótimo Thiago! Sucesso para você!

Unknown disse...

Otimo conteudo, estou entrando agora neste negócio e dicas são sempre bem vindas

Carlos Sousa disse...

Obrigado Boadika! Boa sorte para você e sucesso nos negócios!

Unknown disse...

Puxa!! Que legal!!! Gostei muito das dicas!! Obrigada, e mais sucesso pra VC!

Carlos Sousa disse...

Obrigado Maria! Sucesso para você também!

Unknown disse...

ótimo trabalho de incentivo, meus parabéns!
Gostaria de ter algumas dicas sobre o QUAL produto de fato vem a obter mais lucros.. desde já agradeço!!

Carlos Sousa disse...

Eu é quem lhe agradeço pelo incentivo em um feedback como o seu.

Sobre sua dúvida, o produto que pode lhe render mais lucros é muito relativo. Sugiro que dê uma olhada nesse artigo e assim você terá uma visão mais ampla de qual o produto ideal para você vender na internet:
http://www.comovenderpelainternet.net.br/2015/05/produtos-para-vender-na-internet.html

Postar um comentário

Receba dicas valiosas no seu email